Cultivar o amor e a amizade no casamento

Como cultivar esses dois sentimentos tão necessários na vida do casal?

Fernanda Ferraz

Nosso melhor amigo deve ser nosso cônjuge. Esse é a pessoa ideal para compartilharmos todos os problemas e felicidades. Os casamentos, atualmente, vêm sofrendo muito com sérios e tristes ataques. Alguns desses ataques são ocasionados pela falta de comunicação, de fiel amizade e de demonstrações diárias de carinho e amor.

Ninguém é feliz sozinho

, precisamos do outro elo para nos completar, para chorar e sorrir conosco. Esse elo te ajudará ao longo da vida, estará perto nas situações mais difíceis e te fortalecerá com puro amor.

Como cultivar e ser mais amigo de seu cônjuge?

A amizade

dentro do casamento deve ser incluída e exercitada todos os dias.

Comunicação

. Os casais precisam conversar e se comunicar mais, não deve haver comunicação mal interpretada. Sejam claros um com o outro.

Harmonia de pensamentos e emoções

. Harmonia significa equilíbrio. É necessária a ponte em comum, o elo de igualdade. Pode até haver algumas diferenças, mas essas devem ser trabalhadas para unir, integrar, fortalecer e transformá-las em pontos em comum. As emoções devem ser transparentes e experimentadas juntos.

Advertisement

Sacrifício

. Lembre-se que ao casar, ambos abriram mão de parte da liberdade pessoal. Não existe mais um só, agora são dois, três, quatro ou dez. Será preciso sacrifício para amar mais, será necessário desapego com muitas coisas do passado e do tempo que só se tratava de você.

Abnegação

. Você terá que dizer muitas vezes “não” para os interesses próprios, para si mesmo, visando o conforto, bem-estar e felicidade do outro. O egoísmo jamais deve existir, não existe mais o MEU e sim o NOSSO.

Ser verdadeiro

. Não há motivos nenhum para não ser verdadeiro e honesto. A verdade é um ato de amor e amizade, e demonstra que o outro pode confiar em você. Isso envolve desde ser sincero, questões de trabalho, até os interesses pessoais.

Compartilhar

. Compartilhe tudo com o seu cônjuge, pense como ele se sentirá com cada atitude que você venha a tomar, e consulte-o, peça conselhos a ele. Isso aproxima o casal e demonstra que o conselho e a atenção do outro são importantes.

Assuma e cumpra responsabilidades familiares

.

Advertisement

Seja mais compreensivo

. Escute e observe mais as necessidades de seu cônjuge.

Ajude

. Procure se interessar em oferecer ajuda ao seu esposo, em qualquer tarefa ou atividade que esse tenha que desenvolver. O trabalho em conjunto é muito mais agradável e divertido, pois o outro sente-se apoiado.

Sem rivalidades

. Não entrem em competição por motivo nenhum. Não se permitam gritar um com o outro, nem ofensas ou indiretas.

Elogie e use palavras bonitas

. Evitem reclamar tanto, saibam se edificar enaltecendo as qualidade, como, por exemplo, dizer: “Amor que jantar delicioso, como você está linda, você é muito especial para mim, princesa, anjo, amor, querida, flor (…)” Um coração se alegra em ouvir palavras doces e gentis.

Deixe de lado o orgulho

. Ambos podem errar, mesmo que você não esteja errado, não deixe para fazer as pazes somente quando o outro estiver arrependido. Vá conversar, ainda que você ache que não esteja errado, saiba pedir desculpas e mostre desejo de ficar bem com o outro. No início pode ser difícil para você e para o outro, mas, depois, seu cônjuge vai perceber seu esforço e vai querer melhorar também, então haverá mais harmonia entre vocês.

Advertisement

Seja grato

. Saiba agradecer com gestos e palavras tudo que seu cônjuge tem feito para você, todo o empenho de lhe dar o melhor e para oferecer o melhor para toda a família, saiba dar abraços e mimos de agradecimento, seja bondoso e atencioso.

Fidelidade

. Seja fiel ao seu cônjuge em pensamentos e atitudes, de maneira que todos os seus pensamentos, desejos e afetos sejam destinados ao seu cônjuge. Afaste-se de lugares ou pessoas que tenham ou agem de maneira imprópria. O mal começa a entrar pelas menores frestas possíveis, para depois tomar conta de todo o ambiente e destruir os bens de maior valor, como a família.

Sigilo familiar

. Mantenham entre vocês os problemas familiares, não envolva ou compartilhe com ninguém, resolvam entre si, conversem muito, até chegar a um ponto em comum e que seja benéfico para ambos.

O casamento baseado no amor e na amizade pode proporcionar mais alegrias indescritíveis do que a mente humana é capaz de compreender.

É quase certo que o casamento baseado no egoísmo tenderá a fracassar.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.