Dicas úteis para ser uma pessoa mais organizada

Veja algumas dicas simples e úteis para tornar-se uma pessoa mais organizada.

Erika Strassburger Borba

Sep 28, 2012   |   87 views   |   0 shares
  • Você é um tipo de pessoa que costuma extraviar a chave, não lembra onde colocou a carteira, nunca consegue ser pontual nos compromissos, esquece-se de algo importante que deveria ter sido feito? Darei algumas dicas práticas que vão lhe ajudar a ter mais organização:

    1- Anote tudo

    Uma grande lição, que aprendi na minha adolescência, jamais esquecerei: nossa memória é falha. O que está tão vivo e fresco no pensamento nesse instante pode se perder em questão de segundos. Por isso, para garantir que nada importante seja esquecido, tenha sempre uma caderneta consigo para fazer anotações.

    Vá anotando coisas que precisa fazer, conforme for se lembrando. Anote também suas ideias e suas percepções. Elas podem vir a ser bem úteis.

    2- Planeje

    Fora a caderneta mencionada acima, tenha uma agenda onde você mantém o registro de tudo o que precisa fazer. Você pode fazer um planejamento simples, mas que deve conter:

    Prioridades bem definidas

    A ordem de prioridade dos afazeres.

    Horários

    O horário de cada compromisso.

    Tempo

    Uma estimativa do tempo que levará para executar cada tarefa. Lembre-se de reservar um tempo para se deslocar de um lugar para o outro.

    Roteiro

    Quando tiver uma lista de afazeres, incluindo vários lugares aonde ir, é importante que você faça um roteiro para evitar ficar dando voltas desnecessárias.

    3- Execute

    Depois de se planejar, é hora de executar o que foi planejado. Lembre-se de que nem sempre tudo sai como planejamos. Por isso o próximo passo é tão importante.

    4- Avalie os resultados

    Todos os dias, examine suas anotações e verifique o que foi cumprido e o que ficou para trás. Identifique os motivos pelos quais não conseguiu executar o que foi planejado. Talvez seja necessário mudar suas estratégias. Vou dar um exemplo para clarificar minha ideia:

    Entre outras coisas, você planejou ir ao banco conversar com o gerente da sua conta. Chegando lá, encontrou uma fila enorme. Se esperasse a sua vez de ser atendido, precisaria cancelar vários outros compromissos. Decidiu, então, deixar para o outro dia.

    Analisando o que aconteceu, você chegou à conclusão que não foi num bom horário. Para evitar que o mesmo aconteça no dia seguinte, você pode mudar a estratégia. Pode planejar ir logo que o banco abrir ou logo após o almoço.

    5- Adiante o relógio e/ou antecipe seus compromissos na agenda para não se atrasar

    Se você está sempre atrasado para os seus compromissos, adiante seu relógio uns 5 ou 10 minutos para minimizar seus atrasos, e/ou faça uma antecipação do horário na agenda. É melhor chegar um pouco antes do que ter que deixar os outros esperando.

    6- Defina um lugar para cada coisa

    Para maximizar o seu tempo e evitar a desordem, você precisa definir um lugar para cada coisa que tem, principalmente para aquelas que são fáceis de perder ou extraviar.

    As dicas acima são simples, mas podem ajudá-lo, e muito, a ser uma pessoa mais organizada. Se as seguir, você deixará de ouvir reclamações de seus superiores, dos clientes e da família, e perderá os rótulos de desorganizado, esquecido ou atrasadinho.

Erika Strassburger é uma mãe SUD, bacharel em Administração de Empresas, escritora freelancer e pintora amadora de telas a óleo. 

  • Se você pudesse, antes de ser mãe, saber todas as respostas, o que faria? (VÍDEO)

  • 4 dicas naturais para deixar sua casa cheirosa continuamente

  • 10 maneiras de estragar um filho

  • Fase do namoro: 5 ações necessárias dos pais

  • Porque você está falhando como pai ou mãe se não tem ensinado este princípio aos filhos

  • Criando filhas confiantes e independentes

  • 5 dicas úteis para manter-se mais seguro nas redes sociais

  • O casaco da mamãe: Uma lição de vida

  • 6 dicas educativas para lidar com uma criança que afirma ter um amigo imaginário

  • Este vídeo é para os pais que acham que seus filhos não lembrarão o que você faz (VÍDEO)