6 dicas úteis para preparar refeições rápidas
Dicas para o almoço de famílias ocupadas.
Marilia de Andrade Conde Aguilar
Com a correria do dia a dia, sobra cada vez menos tempo para preparar refeições balanceadas.
Na busca de uma refeição rápida, as pessoas acabam caindo na armadilha de comer bobagens ou comendo fora, o que sai muito mais caro que a comida feita em casa e, na maioria das vezes, deixa a desejar em termos nutricionais.
Para preparar refeições saudáveis de maneira prática e rápida, experimente as seguintes dicas:
1) Congele pratos prontos
Você pode reservar um dia no final de semana para preparar e congelar os alimentos que serão consumidos durante a semana seguinte ou até por um período de tempo maior, já que a maioria dos pratos prontos dura de 2 a 3 meses quando congelados adequadamente.
2) Congele pequenas porções
O ideal é congelar os alimentos em porções suficientes para apenas uma refeição, uma vez que alimentos descongelados não devem ser congelados novamente.
3) Cuidado com o tempero!
O processo de congelamento acentua o sabor do sal e dos temperos. Coloque menos e depois de descongelado acrescente, se necessário.
4) Embale corretamente
Os alimentos devem ser embalados de forma hermética, ou seja, o ar deve ser retirado da embalagem. Para isso, coloque o alimento no congelador em um pote plástico e, assim que ele congelar, desenforme e acomode em sacos plásticos próprios para congelamento. Lembre-se também de etiquetar a embalagem com a informação do conteúdo e a data do congelamento.
5) Vegetais frescos sempre à mão
Para complementar a sua refeição e torná-la ainda mais saudável, faça uma salada com vegetais frescos. As verduras podem ser lavadas e desinfetadas em uma solução de água e hipoclorito de sódio (na proporção de 20 gotas de hipoclorito para 1L de água) durante 20 minutos. Depois é só escorrer a água, acomodar as folhas em saquinhos plásticos e conservar em geladeira. Esse processo aumenta a durabilidade delas e evita desperdícios. Na hora de servir, é só temperar ou acrescentar o molho de sua preferência.
6) Frutas de sobremesa
Para fechar a refeição com chave de ouro, nada mais prático e saudável do que comer frutas na sobremesa.
Gostou da ideia, mas não sabe como fazer? Faça o download da tabela anexa e bom apetite!