Como restaurar um móvel de madeira em casa

Restaurar, reciclar, customizar. Recursos de quem além de evitar o consumismo, dá valor às boas peças que tem em casa. Reciclar é ser também sustentável. É cuidar do planeta.

Stael Ferreira Pedrosa

Há algum tempo trabalhei em um móvel, uma cômoda muito bonita e resistente que meu pai me deu. Ela tem muitos anos de uso, é feita de madeira maciça e ainda é resistente. Porém estava sem pintura e sem graça. Resolvi reformar.

Verifiquei as gavetas, se havia compensado solto, partes que não se encaixavam bem, sinais de cupim, entre outras coisas. Felizmente não havia nenhum problema. Então mãos à obra. Resolvi fazer uma pintura em pátina, que dá ao móvel aparência de envelhecido e é muito bonita. Escolhi a cor azul. Tirei as gavetas, limpei toda a poeira e lixei toda a peça. Apliquei a tinta branca e sobre ela a azul. Após secar, lixei novamente para que tivesse riscos de branco como madeira desgastada. Apliquei verniz, troquei os puxadores e a peça ficou linda.

Se você também tem uma peça de madeira que gostaria de dar uma renovada, pode optar entre pintura, envernizamento, decoupagem (decoupáge) ou o que a imaginação mandar. Caso a peça tenha algum problema como uma cadeira ou mesa que balança, uma estante sem graça, ainda assim é possível reformar. Se for cupim, melhor jogar fora. Pode contaminar outras peças. Mas, se a peça for de estimação, é possível dar um jeito.

Infestação por cupins, o que fazer?

Se você tem muita paciência, tempo e dedicação, aqui vão dicas para tratar a infestação por cupins:

Advertisement

Material: Cupincida, seringa e agulha de injeção, massa F12 na cor da madeira, lixas para madeira.

  1. Com a seringa e agulha aplique o cupincida em todos os buraquinhos da peça. Cupins deixam buraquinhos fáceis de serem vistos, porém tem que olhar atentamente em toda a peça, se deixar de aplicar em algum, pode haver reinfestação.

  2. Deixe dois dias agindo. Após esse período, aplique novamente e deixe mais dois dias.

  3. Verifique se a peça não solta mais aquelas particulazinhas. Se não tem mais, a infestação foi contida.

  4. Aplique a massa F12 onde houver os buraquinhos, lixe e a peça está pronta para ser pintada ou envernizada.

    Advertisement

Móveis que balançam, perderam a firmeza

Cadeiras

Material: lixas de madeira, cola de madeira, massa F12 no tom da madeira, verniz ou tinta para madeira.

  1. Verifique a peça e veja se ela pode ser restaurada, se as junções não estão quebradas, por exemplo.

  2. Desmonte a cadeira com cuidado para que não se quebre. Um objeto, pontiagudo e firme como uma chave de fenda, ajuda no processo.

  3. Lixe toda a peça, inclusive nas junções, pois ficam restos de cola que devem ser retirados. Finalize com uma lixa 180 para as superfícies ficarem bem lisas.

    Advertisement
  4. Se houver defeitos na madeira, buracos ou qualquer superfície que esteja desigual, aplique a massa F12, deixe secar e lixe bem.

  5. Aplique cola nas junções, cuidando para que não escorra. Se escorrer limpe rapidamente com um pano úmido. Se você não viu e a cola escorreu e secou, retire raspando com uma faca ou espátula.

  6. Deixe secar de um dia para o outro.

  7. Lixe toda a peça.

  8. Pinte ou envernize.

    Advertisement

Pintura

Existem várias técnicas e tipos de tinta para dar o acabamento que você deseja. Como eu disse no início, a pátina dá uma aparência envelhecida. Se você quer que seu móvel pareça “estalando” de novo, a laca é uma boa escolha. Você pode escolher a laca fosca, a semibrilho e a brilhante. Serão necessários um compressor e uma pistola de tinta para dar um bom acabamento. Além disso, tem que ter paciência para aguardar as secagens e braços fortes para os vários lixamentos. Se você quer algo mais personalizado pode fazer uma bela . O importante é ver o que combina com o restante da decoração.

Pintura com laca

Material: tinta laca de sua preferência (fosca, brilhante, semibrilho) e na cor que você deseja, base (Primer), lixas para madeira, solvente (Thinner), estopa ou tecidos limpos de algodão, cera para polimento, compressor e pistola de tinta.

  1. Lixe toda a peça até ficar bem lisa e sem imperfeições.

  2. Limpe com um pano úmido toda a poeira

  3. Misture o solvente com o Primer de acordo com as recomendações do fabricante.

    Advertisement
  4. Aplique o com a pistola por toda a peça generosamente. Aguarde secagem conforme instruções do fabricante.

  5. Lixe novamente toda a peça com lixa d’água fina (nº 320) até que a superfície esteja bem lisa

  6. Limpe com um pano úmido

  7. Aplique outra camada de Primer e deixe secar novamente.

  8. Repita os passos 4 e 5

    Advertisement
  9. Dilua a laca conforme instruções do fabricante e aplique na peça com a pistola. Cuidado para não escorrer.

  10. Deixe secar conforme instruções do fabricante. Lixe a peça, limpe e dê a segunda demão de tinta laca.

  11. Após secar bem, finalize com a cera e dê um bom polimento.

Para outras técnicas veja o passo a passo:

Pátina
em,Decoupagem

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.