Mídias sociais e nosso dia a dia: Cuidados e vantagens
Dicas para aproveitar o melhor das mídias sociais a nosso favor.
C. A. Ayres
Globalização. As informações são transmitidas de um canto ao outro do planeta em fração de segundos. As mídias sociais, hoje em dia, exercem forte influência sobre tudo o que consumimos, almejamos, temos e muito do que somos. Toda essa exposição traz consequências boas e ruins, influenciando, principalmente, o comportamento das pessoas. A TV e as mídias sociais (entenda-se websites, como Facebook, Orkut, Twitter, MSN Space e outros), embora com objetivos diferentes, possuem conteúdo utilizável bem como de moral duvidosa.
Sabemos da segurança que temos que aplicar quando usamos a rede. É importante sempre lembrar de:
-
Criar senhas difíceis de serem descobertas;
-
Ter cuidado com downloads de arquivos duvidosos, anexados a e-mails;
-
Lixo eletrônico;
Advertisement -
E-mails falsos com tentativas de golpes;
-
Sites com conteúdo duvidoso;
-
Atualizar sempre o antivírus e o sistema operacional;
-
Ter cuidado ao fazer cadastros com número de cartão de crédito (roubo de identidade). Nas redes sociais, o cuidado deve ser dobrado. Dicas para ter segurança em sites sociais:
Privacidade e Segurança
Pessoas com más intenções podem utilizar dados recolhidos a longo prazo, portanto nunca deixar informações pessoais como endereço, telefone, e-mail, e mesmo preferências. Isso pode comprometer a segurança não somente da pessoa, mas de toda família.
Bom senso e plágio
Alguns empregadores, antes de contratarem um candidato a uma vaga disponível, pesquisam sobre ele nas redes sociais. Ter certeza de que a empresa em que se trabalha quer fazer parte das redes sociais também é importante antes de expô-la no perfil pessoal.
A fofoca também deve ser considerada. Problemas pessoais devem ser resolvidos fora da rede. Se ocupa-se posição de destaque no trabalho, também deve-se ter cuidado extra, pois a repercussão pode ser negativa. Com o advento da internet também surgiram os crimes virtuais. Então, todo cuidado é pouco.
Antes de copiar e colar qualquer coisa da internet, atente para os Termos de Uso de alguns sites que proíbem sumariamente a reprodução do conteúdo, mesmo citando a fonte, o que configura em conteúdo duplicado. Se você criar um blog, por exemplo, tenha certeza que somente sites que contenham ferramentas de reconhecimento canônico possam reproduzir seu conteúdo, como no caso do site Familia.com.br que possui essas ferramentas e faz com que os sistemas de busca reconheçam o autor original dos artigos.
Fotos
Existe um programa chamado CIBR – Content Based Image Retrieval, que permite descobrir onde determinada fotografia foi tirada. Infelizmente, alguns criminosos usam esta ferramenta para identificar lugares onde a pessoa esteve. Portanto, é imprescindível tomar cuidado com as fotos de família bem como as de outros tipos. É importante, também, lembrar de que as fotos de festas, onde as pessoas aparecem embriagadas ou agindo de maneira duvidosa, podem anular chances em relacionamentos bem como profissionais. Alguns amigos também podem divulgar fotos suas sem permissão.
Sobre as vantagens das redes sociais
-
Comunicação entre amigos e familiares distantes
Advertisement -
Ofertas de emprego
-
Ferramentas de aumento da propaganda e publicidade de uma marca
-
Grupos de discussão sobre um tema onde se traz mais conhecimento
-
Pesquisas para desenvolvimento de novo produto
-
Notícias em circulação
Advertisement -
Liberdade de expressão
-
Oportunidades de negócio, venda e revenda
-
Entretenimento
-
Custo da comunicação entre países e pessoas
-
Descoberta de amigos antigos e também familiares
Advertisement -
Busca e compilação de informações sobre todos os assuntos possíveis
-
Contato de clientes (além do telefone e e-mail)
-
Venda de produtos e trabalhos artesanais_ Não há como negar que toda a tecnologia trouxe um avanço considerável para a vida das pessoas. Elas vieram para ficar e se tornaram uma forma de socialização entre as pessoas e o mundo.
As redes sociais fazem parte da rotina da maioria das pessoas, e é uma maneira de comunicação e expressão entre os seres humanos.
Se soubermos como utilizar essas ferramentas na dose certa e equilibrar as atividades do dia a dia, de forma que não nos viciemos – evitando o contato saudável e pessoal com amigos e familiares, sejamos jovens ou adultos – então poderemos manter a tecnologia virtual para nossa ajuda.