O que saber antes de comprar ações

Saiba mais sobre como funcionam as vendas no mercado de ações, aprenda como investir para que a sua poupança renda mais lucro do que no banco.

Guilherme Kuceki

Muita gente pode imaginar que o mercado de ações seja algo unicamente para pessoas ricas que ficam cada vez mais ricas, ou como vemos em algumas cenas de filmes: muitas pessoas ao telefone olhando para uma grande tela cheia de estatísticas comprando e vendendo, chorando quando perdem e vibrando quando ganham. Mas a realidade pode ser bem diferente disso.

O que é o mercado de ações?

A wikipédia dá a seguinte definição sobre mercado de ações: O mercado de ações é um ambiente público e organizado para negociação de alguns títulos mobiliários (ações, opções de ações etc.). As transações podem ocorrer por intermédio das bolsas de valores ou nos chamados mercados de balcão (mercados em que são comercializados títulos não negociados em bolsas, dentro das normas legais previstas em lei e regulamentos, sem coordenação de entidades privadas de autorregulação).

Como funciona no Brasil?

No Brasil, a única bolsa de valores de mercadorias e futuros em operação é a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA), com sede em São Paulo.

Posso comprar ações de qualquer empresa?

Não, mas pode comprar de empresas que tem capital aberto. Ao abrir seu capital, uma empresa encontra uma fonte de captação de recursos financeiros permanentes. Ao comprar uma ação, você está se tornando sócio de uma empresa. A valorização dela pode elevar o valor dos seus papéis, mas o contrário também pode acontecer. Isso sem contar nos dividendos que você pode receber periodicamente pelas ações.

Quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais, o que se traduz em mais oportunidades para as pessoas, empresas e instituições aplicarem suas finanças.

Advertisement

Tenho riscos de perder dinheiro?

Sim, assim como o sócio depende dos lucros da empresa, se uma empresa desvalorizar, suas ações também são desvalorizadas.

Como devo investir?

De acordo com o site da BOVESPA, o mercado destaca sempre casos de investidores que tiveram grandes ganhos em curto prazo na bolsa, não deve ser esta a expectativa de quem decide investir em ações.

Por ser um investimento de renda variável, o investidor nunca deve comprometer na sua aquisição de ações recursos que serão necessários para despesas de primeira necessidade ou gastos imediatos.

É recomendável que o investidor diversifique seus investimentos entre várias opções de poupança. E dedique ao mercado de ações aquela parcela de recursos sobre a qual tenha uma perspectiva de retorno de médio e longo prazos, ou seja, o dinheiro que sobra para um investimento de longo prazo, para formação de patrimônio ou para uma poupança de 5, 10 ou 15 anos.

Portanto, agora você sabe um pouco mais que os investimentos estão acessíveis para todos, mas não são tão rápidos quanto podem parecer. No site da BOVESPA você encontra um guia completo pra quem está procurando investir na bolsa. Repense sobre investimentos em poupanças de banco, procure um consultor qualificado. 

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.