Os sete ingredientes de um post de blog perfeito
Muitas pessoas me perguntam sobre como fazer um blog de sucesso. Bem, não me considero um especialista, mas fico feliz em compartilhar alguns princípios que eu aprendi ao longo do caminho.
Dave Willis
Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.
Vivemos em um momento emocionante. Pela primeira vez em toda a história humana, você pode escrever palavras e compartilhá-las instantaneamente com o mundo. Você não precisa de uma prensa ou um editor. Você pode fazer tudo isso a partir de um blog. Impressionante, não é?
Comecei um blog, porque eu tinha uma mensagem que queria compartilhar (principalmente questões sobre casamento e família) e eu estava cansado de esperar que alguém me desse uma plataforma para compartilhar isso, então eu decidi apenas começar a escrever. Através do tráfego da minha página “Casamento” no Facebook, o blog acabou decolando.
Blogar tem sido uma forma maravilhosa de manter contato com novos amigos em todo o mundo. Ele também tem sido uma saída criativa positiva. E pode fazer o mesmo por você. Nós todos temos algo a dizer!
Leia: Como iniciar um blog
Eu tive algum sucesso, mas para ser honesto, eu ainda estou tentando aprender tudo. Mais de um milhão de pessoas por mês leem meu blog (o que é superlegal), mas eu ainda me sinto como um novato. Muitas vezes as pessoas me perguntam como fazer o mesmo e eu certamente não me considero um especialista, mas fico feliz em compartilhar alguns princípios que eu aprendi ao longo do caminho.
Espero que isso ajude você:
1. Sempre que possível, comece com uma história
Elas puxam as pessoas. Mas, não devem ser longas (às vezes, apenas algumas frases são suficientes), mas que prepare as pessoas para a aplicação prática. Isso faz de você uma pessoa real e torna os pontos práticos ainda mais importantes porque estão ligados a pessoas reais.
Leia: Dicas para quem quer fazer um blog
2. Use uma imagem
Eu sei que isso pode parecer desnecessário, mas as pessoas são estatisticamente mais propensas a compartilhar um post se tem uma imagem nele. Certifique-se de não colocar imagens copiadas do Google, porque há leis de direitos autorais (confie em mim, eu aprendi isso da maneira mais difícil). Você pode encontrar algumas imagens boas no iStock ou ShutterStock.com ou Getty images (ou use fotografias tiradas por você mesmo). Você pode ter que pagar para usar, mas vai melhorar o seu conteúdo.
3. Inclua links para recursos úteis ligados ao que você está falando
As pessoas são mais propensas a compartilharem um post quando contém links para recursos úteis. Para alguns recursos de blogs que o ajude a começar, eu indico o WordPress.com (para criar um novo blog gratuito) e também verificar o blog de Michael Hyatt e seu livro “Plataforma” para alavancar suas plataformas de mídia social. Aqui está um vídeo grátis onde eu compartilho algumas ideias sobre mídias sociais.
4. Sempre que possível, use frases de inspiração ou humor (ou ambos)
As pessoas leem os posts de blog para aprender alguma coisa, mas elas também querem “sentir” alguma coisa. Sempre que puder, use um exemplo inspirador rápido ou uma linha engraçada. Se você puder fazê-los sorrir enquanto estão lendo, eles tenderão a lembrar do post e compartilhá-lo com outras pessoas.
“Não use as mídias sociais para impressionar as pessoas, use-as para impactá-las.”
5. Seja você mesmo
Fale com sua própria voz. Não tente copiar alguém. Fale sobre coisas que importam para você. Sua paixão vai atrair o leitor. Não se preocupe em ser “perfeito”. As pessoas não estão procurando a perfeição, estão procurando autenticidade.
6. Torne-o prático
Quando as pessoas leem um blog, geralmente estão fazendo isso porque querem aprender algumas práticas que podem imediatamente adicionar valor à sua vida ou carreira de alguma forma. Mantenha o leitor em mente em todos os seus posts, e torne seu blog o mais descomplicado possível.
7. Faça tudo isso em 33 segundos
Eu tive milhões de visitantes no meu blog e o tempo médio que uma pessoa passa lá é sempre em torno de 33 segundos. Você basicamente tem a duração de um comercial de TV para agarrar sua atenção, ensiná-los e chamá-los à ação. Basta manter isso em mente enquanto você está escrevendo. Coloque as coisas mais importantes em negrito, porque muitas pessoas estão apenas deslizando para os pontos principais. Torne os pontos principais tão bons que eles queiram ler o resto.
O que você está esperando? Comece! Pare de dar desculpas. Seus leitores estão ansiosos para ler seus posts.
Leia: Como montar seu próprio website