Pare de deixar seu orçamento arruinar sua vida
Muitas pessoas ainda não têm o hábito de registrarem seus ganhos e gastos em um orçamento mensal. Ele pode ser um grande auxílio para planejar melhor sua vida.
Renata Finholdt
A palavra orçamento para alguns se assemelha a um monstro de muitas cabeças, mas na verdade é algo muito necessário e importante para manter a autossuficiência pessoal e familiar, além de ser mais simples do que parece.
Manter um orçamento mensal faz com que você tenha plena consciência de como vai sua vida financeira. Ele identifica quais os principais gastos e para onde está realmente indo todo aquele dinheirinho suado que você ganha mês a mês.
No entanto, manter um orçamento não impede de que você cometa exageros e gaste por impulso. Depois de trabalhar no orçamento ainda é preciso muita autodisciplina e controle para não cair em armadilhas.
Leia: 7 razões pelas quais eu tenho pavor de dívidas e você deveria ter também
Para que você tenha um orçamento sadio, onde os gastos estejam equilibrados com as necessidades e emergências é preciso muita consciência na hora de planejá-lo. Você precisa ter em mente os gastos indispensáveis daqueles que são supérfluos.
Antes de começar a traçar o seu pense nos seguintes itens
1. Você precisa ter seu orçamento registrado
Faça-o em algum local que não seja apenas na sua mente. Para isso você pode criar uma planilha em seu computador ou ter um caderno específico para este fim. Ter o orçamento apenas confiando em sua boa memória pode fazer com que você caia em algumas armadilhas.
Leia:4 gastos inesperados para os quais os casais esquecem de planejar
2. Registre seus gastos de forma consciente
Lembre-se de que há contas fixas e marque primeiramente todas elas, isso vale para água, luz, alimentação, despesas com telefone, convênio médico e todas as outras que fazem parte de seu mês. Depois passe a registrar os outros gastos, despesas com manutenção da casa ou do carro entram nesta categoria, por exemplo. Tenha consciência de seu salário líquido, pois é este que definitivamente estará presente em sua conta bancária no dia de seu pagamento. Deduza todos os gastos de seu crédito salarial para que tenha em mente o valor que terá disponível.
Leia: 10 maneiras eficientes de sair das dívidas
3. Após o registro de tudo vem a hora mais importante e necessária, a análise
Analise seus gastos para verificar se está empregando seu dinheiro no local realmente necessário. Você poderá ter grandes surpresas ao descobrir, por exemplo, o dinheiro que gasta por mês em compras de alimentos no supermercado e a partir de então tentar reduzir isso através de mais controle na hora das compras.
4. Reserve para o futuro
Outra parte importante é não esquecer de registrar em seu orçamento uma reserva de dinheiro para o futuro. É preciso se preocupar e programar o futuro a partir do hoje.
Tendo em mente seu orçamento mensal você saberá quando poderá fazer aquela viagem de seus sonhos ou se será ou não possível comprar uma peça de roupa nova que você tanto almeja.