Volta às aulas: 3 segredos na hora de comprar material escolar

Com um pouco de criatividade, trabalho em equipe e atenção você pode economizar bastante e deixar seus filhos felizes com o material escolar.

Renata Finholdt

Todo ano é a mesma coisa. Logo após as comemorações das festas de Natal e Ano Novo já nos deparamos com a lista de material escolar das crianças e adolesccentes.

E elas são na maioria das vezes imensas. Há cadernos, dicionários, livros, canetas, canetas hidrográficas, papéis e tantas outras coisas. É preciso tirar um bom tempo para sair para as compras desta grandiosa lista e conseguir fazer bons negócios.

Mais uma vez, a organização é a chave para se dar bem nesta época. Assim que organizar o dia de suas compras não esqueça de levar a lista fornecida pela escola, bem como uma caneta ou lápis para anotar os preços. Tenha em mente que talvez seja preciso mais de um dia para conseguir comprar todas as coisas da lista a fim de conseguir economizar um pouquinho.

Veja agora algumas sugestões do que é possível fazer para garantir uma economia na hora da compra.

1. Compra em conjunto

Se você tem contato com outras mães da mesma escola e turma de seus filhos, vocês podem combinar entre si de comprarem juntas a lista de material em lojas que vendem estes produtos no atacado.

Advertisement

Alguns materiais quando vendidos em pacotes fechados com algumas unidades tem um preço melhor do que quando vendidos de forma unitária. Um bom exemplo disso são os cadernos. Converse com as mães dos coleguinhas de seu filho e economizem um pouco juntas.

Alguns exemplos de materiais que com certeza podem ser comprados em quantidade no atacado, principalmente para quem tem vários filhos:

  • cadernos

  • lápis preto

  • lápis de cor

    Advertisement
  • borracha

  • apontador

  • régua

2. Promoções

Algumas lojas e redes de papelarias, na época da compra de material escolar, praticam promoções em suas lojas, dando a possibilidade dos pais de comprarem suas listas de material escolar com algum tipo de desconto. Algumas até chegam a praticar feiras de material escolar onde os descontos são ainda maiores. Nesta época acompanhe os anúncios e procure estes locais para conseguir economizar.

Muitas vezes você precisará de mais tempo, pois terá que se locomover de um local para outro, mas a economia que poderá conseguir pode compensar bastante. Sendo assim, procure, anote os valores e compare.

Advertisement

Aqui também vale contato com outras mães. Vocês podem trocar experiências de quais locais e preços foram pesquisados.

3. Reutilização

No término do ano, alguns materiais ainda apresentam condições de uso. Dependendo do ano escolar das crianças alguns itens são pouco utilizados e podem sim serem reaproveitados no ano seguinte.

Algumas vezes é preciso apenas apontar alguns lápis e limpá-los, ou encapar os cadernos que ainda possuem muitas folhas em branco de uma forma criativa para que eles fiquem com cara de novos.

Seus filhos podem até mesmo serem envolvidos nestas tarefas. Com adesivos e algumas imagens atrativas para eles é possível criar materiais escolares reciclados ainda mais bonitos que os novos.

Prepare-se já, é época de volta às aulas!

Advertisement

Leia também: Preparação e paciência – 5 dicas para comprar material escolar.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.