Edificando sua família em valores e princípios cristãos

Seguir a Cristo não é uma prática casual ou ocasional, mas compromisso contínuo. É um modo de vida que se aplica em todos os momentos e em todos os lugares.

Becky Rickman

Construir nossas famílias sobre uma base sólida de valores e princípios cristãos nos dará segurança e poder. Isso pode parecer uma tarefa difícil, mas se seguimos a admoestação de um líder eclesiástico que ouvi em discurso, isso torna as coisas um pouco mais fáceis. Simplesmente comece a fazê-lo.

Comecem com um princípio básico ou ação e, em seguida, acrescentem outros à medida que se sentirem confortáveis.

1. Leiam e estudem as escrituras

Esse é um ótimo começo, porque nestas páginas encontram-se as verdades que precisamos para elevar nossa família. Todas as lições estão aí. É um grande livro, um guia e fonte de conforto.

Leiam as escrituras sozinhos. Leiam como pais unidos no desejo de criar uma família justa. Leiam em família. Reservar um tempo específico a cada dia vai tornar essa tarefa mais fácil. Façam isso por três semanas e vocês desenvolveram um hábito.

2. Oração

Depois de terem desenvolvido o hábito de estudar as escrituras, adicionem oração a ele. Aqui está um ótimo padrão a seguir:

Advertisement
  • Dirigir a oração a Deus, nosso Pai Celestial.
  • Agradecer.
  • Pedir por força e pelos desejos justos de seus corações.
  • Orar por cada membro de sua família citando seus nomes.
  • Terminar em nome de nosso Salvador, Jesus Cristo, reconhecendo que é através dele que as orações são respondidas.
  • Ficar em silêncio por alguns minutos para ouvir as respostas.

3. Fé

Plante uma semente de fé e observe-a crescer por meio da obediência aos mandamentos.

4. Arrependimento

Tenha em mente que você e sua família irão sempre cometer erros e que ninguém é perfeito. Ensine-os o princípio do arrependimento e perdão e a liberdade que vem através deles.

Uma vez que vocês estejam se sentindo bem e desenvolveram esses hábitos, passe a buscar a aquisição de outros atributos de Cristo, um passo de cada vez.

1. O amor incondicional

Ensine sua família a amar incondicionalmente. Dê-lhes exemplo. Procure a bondade naquelas pessoas que você não entende ou com as quais sente que não deveria se importar. Ore pelos seus inimigos. Trabalhe com empenho para fortalecer seus relacionamentos.

2. Perdão

Perdoe seus familiares abertamente para que eles aprendam a perdoar os outros. Não apenas em silêncio. Diga-lhes que os perdoa.

Advertisement

3. Serviço

Servir aos outros em abundância. Procure oportunidades para fazer projetos de serviço em família. Sirva em suas comunidades. Mas acima de tudo, sirva sua família. Arrume a cama de alguém. Ofereça-se para fazer uma tarefa árdua. Façam essas coisas com o coração alegre e observem as bênçãos se derramarem.

4. Dízimos e doações de caridade

Pagar o dízimo para a congregação da igreja e doar para instituições de caridade é uma ótima maneira de ensinar a abnegação que Cristo nos mostrou. Ajudem a construir o seu reino aqui na terra através de doações como seus meios o permitirem, doe às agências de ajuda humanitária e a outras instituições de caridade.

5. Noite familiar

Reservem algum tempo a cada semana, quando todos possam desligar os eletrônicos e passem uma hora ou duas juntos, em união. Essa é uma ótima maneira de mostrar o amor de Cristo à sua família e estarem unidos neste vínculo de bons princípios. Isso também ensina a eles que as famílias são importantes, uma lição que precisam saber quando forem viver por conta própria.

6. Uma noite para o casal

Acreditando que as famílias são importantes, uma família forte começa com pais que se amam. Vocês podem ensinar esse princípio passando um tempo juntos como um casal, pelo menos uma vez por semana. Quando as crianças crescerem e saírem de casa, só ficará o casal. Construam seu relacionamento em cima disso. Lembre-se de que amar o seu cônjuge é uma das melhores coisas que você pode fazer por seus filhos.

7. Mostrem sua fé

Agora que vocês aprenderam esses princípios cristãos e estão trabalhando com eles, criem um lar que seja propício para a defesa deles. Exiba imagens de fé (como uma boa pintura de Cristo) em sua casa. Deixe a música, televisão, filmes, livros, revistas e sites visitados refletir suas crenças. Crie uma atmosfera de amor e devoção. Façam da sua casa um pedacinho do céu na terra.

Advertisement

Não se desanime ou pense que é tarde demais. É possível, em qualquer fase da vida de sua família e do desenvolvimento dela, começar a incorporar esses princípios em sua rotina diária. Basta dar um passo de cada vez, incentivar, ser entusiasta e seguir em frente. Lembre-se de que Deus está levando vocês para a frente e não podem ter torcida melhor!

_Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Building your family on Christian values and principles.

Toma un momento para compartir ...

Becky Rickman

Becky Lyn is an author and a 35+ year (most of the time) single mom.