Este ANJO salvou 669 crianças de morrerem nos campos de concentração na Segunda Guerra
VEJA o video e leia a história emocionante de Sir Nicholas Winton que arriscou a própria vida mas conseguiu salvar centenas de crianças dos campos de concentração nazistas.
C. A. Ayres
Sir Nicholas Winton nascido em 19 de maio de 1909 é um britânico que organizou o resgate de 669 crianças judias na antiga Tchecoslováquia, salvando-as da morte antes de serem enviadas aos campos de concentração nazistas no início da Segunda Guerra Mundial.
Conhecido como o Schindler britânico, seu pai era um comerciante judeu-alemão com sobrenome Wertheimer. Eles se mudaram para a Inglaterra em 1907 e seu pai mudou seu sobrenome para Winton, como a maioria dos judeus naquele período o faziam para proteger a família.
Em 1933, 9 milhões de judeus moravam em 21 países da Europa que foram ocupados pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1945, 2 de cada 3 judeus haviam sido exterminados, totalizando 6 milhões de pessoas, entre homens, mulheres e crianças, principalmente nos campos de concentração. Além disso, dezenas de milhares de ciganos e crianças deficientes também haviam sido assassinadas. O total de crianças judias assassinadas chegaram a inaceitável soma de 1 milhão e 200 mil.
Pouco antes do Natal de 1938, Winton, ao invés de ir para a Suíça esquiar nas férias, decidiu viajar a Praga para ajudar o amigo Martin Blake, que estava envolvido no refugio dos judeus. Além de ajudar o amigo a salvar centenas de pessoas, ele, sozinho, estabeleceu uma organização e através de seu escritório conseguiu ajudar as crianças de famílias judias em risco dos nazistas salvando ao todo 669 crianças.
O que ele fez passou despercebido por mais de meio século, pois não havia contado nem à esposa de seu ato heróico. Após décadas, sua esposa Greta encontrou uma maleta com diários com as listas de nomes das crianças, fotos e cartas dos pais em agradecimento a Nicholas.
Hoje, há mais de 5000 descendentes das “Crianças de Winton” ao redor do mundo, principalmente na Inglaterra, Tchecoslováquia, Canadá e Estados Unidos.