Existe uma melhor idade para se casar?

Qual será a melhor idade para se casar? Existe alguma idade certa? Se demorar demais o que devo fazer? Como posso me preparar para entender sobre quando devo casar? Veja neste artigo!

Fernanda Ferraz

Chega um momento na vida que o homem ou a mulher pode se questionar a respeito de: “Com qual idade eu devo me casar?”.

Atemo-nos muitas vezes a isso e não conseguimos perceber o mais importante.

1. Maturidade e sabedoria

Eu casei cedo para os dias atuais e modernos, eu tinha apenas 18 anos em uma época em que muitas pessoas prezam pela independência primeiro, mas nunca me arrependi! Não adiei o compromisso de casar por inexperiência ou qualquer outra coisa.

Claro que eu era imatura… Estava aprendendo sobre a vida e responsabilidades! Sobre cuidar de mim, cuidar de uma casa e cuidar de um marido! Puxa! Parece ser algo muito grande para apenas uma menininha de 18 anos que nada sabe sobre a vida e seus desafios.

Mas casei, segui em frente e sou feliz por ter feito uma escolha sábia. Apesar de minha imaturidade e inexperiência em cuidar de um lar eu não desisti, nem fugi… Para quê medo de ser feliz?! Sei que algumas pessoas têm, mesmo que inconscientes.

Advertisement

O que posso dizer sobre maturidade e idade? Na verdade não importa quantos anos você tenha ou o seu futuro cônjuge, a idade não influencia tanto na maturidade, ao contrário das experiências, elas sim dão base para a maturidade.

Vemos muitas jovens e rapazes também que amadurecem mais cedo por conta dos “percalços” da vida. Às vezes eles têm que assumir algo maior do que as próprias pernas… Por exemplo, em uma família onde o pai faleceu, o filho ou filha mais velha terá que assumir um papel maior de responsabilidade para ajudar a mãe, isso exigirá um amadurecimento mais rápido e maior para que a jovem possa atender às necessidades da família! Isso é muito comum!

2. Você irá aprender

Não se preocupe, você irá aprender rápido! Seja cuidar da casa, das roupas ou da comida! Você aprende com o tempo.

Quando casei eu não sabia cozinhar. Mas também nós não podíamos morrer de fome só porque eu não sabia fazer muitas coisas! Também não dava para viver comendo fora, porque casamos em uma época de crise financeira para nós!

Então decidi ir com a cara e a coragem e fui cozinhar sozinha… Vocês nem imaginam? Não, não saiu tão ruim assim. Eu levo jeito para a culinária! Bem, para mim o mais difícil foi fazer o feijão! Mas o arroz… Hum… Foi um dos mais saborosos que já fiz!

Advertisement

Então não se preocupe, independente da idade que se casar você irá aprender!

3. Falta de dinheiro

Quando eu me casei também não tinha dinheiro… Nenhunzinho na conta! Aliás, nessa época eu nem tinha conta, nem meu marido! Mas casamos.

A verdade é que não tivemos festa, mas tiramos foto. Só tínhamos mesmo o dinheiro do cartório, que como estávamos apertados achamos absurdo! E casamos sem dinheiro mesmo, mas com tamanha felicidade, que nada nem ninguém poderiam nos impedir!

Portanto

  • Não espere ser rico para casar.

  • Não espere um homem ou mulher perfeita, porque somos todos imperfeitos!

    Advertisement
  • Não espere estar muito velho e ter aproveitado tudo da vida, porque você pode perder a grande oportunidade de encontrar alguém muito especial e deixá-la ir embora, só porque queria se divertir mais do que deveria.

  • Não espere que a idade ou a segurança financeira vá lhe preparar para um casamento, pois casamento é a construção de duas pessoas que se dedicam uma em prol da outra. Sabemos que existem muitos casamentos com estabilidade financeira e que fracassaram, e sabemos de pessoas que não tiveram a mesma estabilidade e fracassaram também. Então, o que muda? O AMOR E A DEDICAÇÃO, essas duas coisas fazem um casal superar QUALQUER COISA!

4. Dificuldades

As dificuldades irão surgir e você terá que ter sabedoria em suas decisões. Quando a hora chegar você pode sentir medo, frio na barriga, insegurança e certamente você vai ter, até porque o casamento é uma escolha que deve durar para sempre. Será aquela pessoa que acordará todos os dias ao seu lado, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença.

Então não ache que tem idade certa para as dificuldades passarem, elas sempre existirão sendo você solteiro ou não.

5. Aprenda que

  • Se você amar a pessoa e confiar nela, vale a pena casar.

    Advertisement
  • Se quiser ser feliz de verdade, precisa se dedicar ao relacionamento e fazer todo o esforço possível para fazer o outro feliz também.

  • Se ainda não encontrou a pessoa “certa” é hora de ORARe pedir orientação ao Senhor e buscar nos lugares certos.

  • A idade não é relevante tenha você 18 ou 60 anos!

  • Não se preocupe com o que os outros pensam, independente de quanta idade tenham, a felicidade é de vocês e as escolhas são suas. Não permitam que interferências negativas cheguem.

Por fim quero dizer que a idade é o fator menos importante, desde que você seja maior de idade e consciente de suas ações, esse é o menor de todos os detalhes. O que é preciso compreender é QUANTO AMOR VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A DAR E QUANTO AMOR SE PERMITE RECEBER?

Advertisement

Leia mais aqui se você quiser saber Como identificar se uma relação tem futuro

ou Como saber se ele é o homem certo para você se casar.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.