Abrindo a casa e o coração para ajudar ao próximo

Como podemos abrir nossa casa e nosso coração para ajudar ao próximo.

Carla Pinheiro Alves

Abrindo sua casa para aqueles que não têm uma vida feliz e saudável em casa. Reconhecer o bem nos outros e ajudar a resgatá-los .

“Uma das maiores bênçãos que podemos oferecer ao mundo é o poder de um lar centralizado em Cristo, no qual se ensina o evangelho, convênios são guardados e há muito amor.”

Richard G. Scott.

Às vezes me pergunto se estou fazendo a diferença neste mundo ou se estou apenas sendo mais uma, pois é certo que não nascemos exclusivamente por nascer, mas sim, com um propósito em nossa existência e para fazer a diferença na vida da família, amigos, conhecidos e pessoas que ainda conheceremos.

Descobri que só podemos fazer a diferença se nossa família for diferente. A maior diferença que acredito que minha família tem, é o engajamento para sermos mais semelhantes a Cristo, buscando seguir e viver Seus ensinamentos. Mas como posso construir e manter uma família assim?

Advertisement

Mudança de coração

É necessário uma mudança de coração, despojar-se do homem natural que é inimigo de Deus, tornando-se melhores a cada dia, sendo “submisso como uma criança, manso, humilde, paciente, cheio de amor, disposto a submeter-se a tudo quanto o Senhor achar que lhe deva infligir.”  conforme explicou um profeta antigo

Mas como mudamos nosso coração? Com atitudes simples: leitura diária das escrituras, oração, noite familiar e buscar viver a sua vida de modo digno baseado nos ensinamentos e exemplo de Cristo.

Depois de ter a bênção de um lar centralizado em Cristo, é chegada a hora de distribuir essa bênção com outras pessoas. Mas como posso fazer isso?

Abra a sua casa

Devemos estar com as portas abertas e preparados para receber outras pessoas e assim podermos ajudar outras pessoas a terem suas vidas e família centralizadas em Cristo. Como diz o evangelista: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras.”

Mateus 5:16.

Advertisement

Faça convites para que pesquisadores, amigos, vizinhos, parentes e conhecidos próximos participem junto com sua família de uma noite agradável em família.

Não rotular

Por certo conhecemos alguém, membro da família ou não, que não está fazendo escolhas corretas. Ao amarmos essas pessoas sentiremos tristeza por seus erros e desejamos que voltem para a luz. Precisamos exercer nossa fé em Cristo para ajudar a resgatar essas pessoas.

Primeiro saber que todos nós podemos errar, que somos imperfeitos e não existe mancha que Cristo não limpe. É fato que algumas exigem mais cuidado e tempo. O primeiro passo para ajudar alguém a vencer o pecado e o erro, é reconhecer que essa pessoa tem virtudes e qualidades, ver o que ela tem de bom.

Não devemos julgar as pessoas por sua aparência, seu modo de se vestir e nem por pecados passados. Todos têm valor e talentos, por vezes precisamos ajudar outras pessoas a reconhecer isso.

Noite familiar

Podemos ajudar as pessoas de várias maneiras, uma delas é abrir sua casa para uma noite familiar, convidar pesquisadores, amigos, familiares ou conhecidos para uma noite em família, onde podem cantar alguns hinos, conversarem sobre os ensinamentos do Mestre, além de rirem juntos e desfrutar de um bom lanche.

Advertisement

Abrir a porta de fato e o coração

Recentemente abri a porta de minha casa para minha amada irmã e suas filhas. Ao conversar com meu esposo sobre a situação de minha irmã e o que poderíamos fazer para ajudar, ele ficou maravilhado com a possibilidade de podermos ajudá-las a encontrar a luz de Cristo. Juntos vislumbramos um futuro repleto de amor e esperança e nem nos preocupamos com o quão difícil seria termos tantas pessoas em casa.

De fato nosso desejo se tornou realidade, elas viram de forma tangível as bênçãos do evangelho de Cristo e o aceitaram. Nunca esquecerei o momento em que os missionários perguntaram a minha irmã, se ela aceitaria ser batizada, ela respondeu que sim, que estava esperando isso há muito tempo.

Hoje todas seguem a Jesus Cristo, leem as escrituras e fazem suas orações. Estão conseguindo ver as oportunidades da vida e hoje andam por suas próprias pernas. As meninas são amorosas e se vestem com recato.

Dias atrás as visitei em sua nova casa. Minha sobrinha estava me mostrando os hinos que iria reger na igreja. Fiquei extremamente feliz e agradecida a Deus por usar minha família e minha casa para ajudar a família de minha amada irmã. Vi o quão bom foi abrir as portas de casa para minha irmã e a diferença que isso fez.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.