Compreendendo o papel divino das mulheres

Com as mensagens contraditórias que a sociedade e a mídia enviam, como podem as mulheres entenderem sua identidade e papel no mundo?

Ramona Siddoway

“O que quer que fizeres, faz bem a tua parte.”

Essas palavras foram encontradas inscritas ao lado de um castelo de pedra na Escócia. O que isso significa para as mulheres espirituais em um mundo secular? Vivemos em um mundo que está progressivamente se tornando moralmente insensível, onde a confusão de gênero está crescendo, e tanto a ideia quanto o papel da feminilidade é constantemente bombardeado com mensagens contraditórias. Que papel a castidade ou a virtude tem na feminilidade?

Elaine Dalton, ex-líder religiosa internacional de mulheres perguntou o seguinte: “Como seria o mundo se a virtude – um padrão de pensamento e conduta baseado em elevados padrões morais, incluindo a castidade – fossem restabelecidas em nossa sociedade como o bem de maior valor? Se a imoralidade, pornografia e abuso diminuíssem haveria menos casamentos desfeitos, menos vidas infelizes e corações partidos? Será que a mídia enobreceria e permitiria isso ao invés de degradar as preciosas filhas de Deus?”

Com as mensagens contraditórias que a sociedade e a mídia enviam, como podem as mulheres e mães virem a compreender suas verdadeiras identidades neste mundo confuso? Aqui estão 10 coisas para se lembrar quando tomar a decisão de sair do mundo e for para bem longe de suas mensagens conflitantes.

1. Lembre-se que as mulheres são filhas de Deus

Isso não é apenas uma filosofia para “se sentir bem”, gerado pela popular religião da nova era. As escrituras testificam que tanto os homens quanto as mulheres foram criados à Sua imagem.

Advertisement

2. Deus ama cada uma de suas filhas

Incorporar e lembrar-se dessa verdade influenciará a forma como a mulher interage com os outros e afetará a qualidade de seus relacionamentos. Se uma mulher reconhece que é amada, não pelo que ela faz, mas pelo que ela é, isso pode ter grandes efeitos sobre sua personalidade. Essa mulher pode inclusive convocar força e coragem interior para atender às demandas da vida, lutar através de mensagens distorcidas e encontrar a liberdade no processo.

3. A vida nem sempre corre exatamente como planejado. Mas tudo bem

As contribuições diárias das mulheres, nutrindo e cuidando dos outros, muitas vezes são vistas como banais ou até mesmo humilhantes por parte dos grupos mais seculares da sociedade. Poucas mulheres devotas serão reconhecidas pelo mundo. Mas são geralmente as mulheres (e, mais especificamente, as mães), que mais afetam diretamente a vida das crianças e jovens que buscam nelas exemplos de feminilidade. Apesar de todos os contratempos ou mudanças inesperadas que a vida traz é vital atentar ao que é mais importante e ao que tem valor divino como homens e mulheres.

4. Cada filha de Deus é única e diferente

Esta “singularidade” é verdadeira em termos de circunstâncias, talentos, experiências, visões de vida e contribuições potenciais. Cada parte é importante porque as mulheres, tanto as maduras quanto as moças, são importantes.

5. Prepare-se para servir de testemunhas de Deus em todos os momentos, coisas e lugares

Moças e rapazes precisam de pessoas confidentes e corajosas que sabem quem são, que sabem o que as mulheres realmente são, e que sejam capazes de serem mentores. A juventude em cada nação precisa de mulheres que exemplificam a feminilidade virtuosa.

6. Concentre-se no “que” para “agir bem”

Os pais e os homens em geral devem honrar a feminilidade e procurar descobrir qual é o seu próprio papel divino nesta vida. As mulheres, especialmente as mães, nunca devem sacrificar seus deveres sagrados por momentos fugazes de fama ou fortuna à custa de suas famílias. Ambos, homens e mulheres, devem honrar a castidade e nunca abusar de um cônjuge ou filhos.

Advertisement

7. A virtude é uma força e um poder

O poder da virtude para as filhas de Deus é muitas vezes visto como uma forma ultrapassada e fora de moda de viver e pensar. Mas é através da honra à virtude que os casamentos e as famílias podem ter sucesso e prosperar, ter os corações curados, e as filhas preciosas enobrecidas e capacitadas ao invés de degradadas. A virtude é uma escolha e uma força.

8. As mulheres não têm apenas o potencial de serem criadoras de vida

As mulheres são também nutrizes, de crianças bem como de adultos, professoras e companheiras indispensáveis aos homens. A influência da mulher é de suma importância e de grande alcance. Celebrem este dom e honrem aqueles que o enaltecem.

9. Pais e maridos devem honrar a feminilidade

Todos os homens devem honrar as mulheres, independente de papéis familiares ou sociais, ou que a mídia e a cultura insistam no contrário. Como um pai trata uma filha ou a mãe de seus filhos influenciará e afetará a forma como a menina se vê e como o menino irá tratar as mulheres de sua vida, agora e no futuro.

10. Retornar à virtude

Nunca é tarde demais para tomar uma posição com palavras, ações ou pelo exemplo. Nada tem mais valor. Diz a escritura: “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao dos rubis.” (Provérbios 31:10)

As mulheres têm um papel divino, mas algumas podem precisar de ajuda para se lembrarem da sua verdadeira identidade. Como filhas literais de um Pai Celestial elas merecem ser tratadas com o máximo cuidado, respeito e dignidade. Tratar as mulheres como tal, irá elevar não só o indivíduo, mas a sociedade como um todo. Talvez, como resultado, os homens, mulheres e crianças se tornem capazes de reconhecer o que é divino dentro de si e agir em conformidade.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Understanding the divine role of women, de Ramona Siddoway.

Toma un momento para compartir ...

Ramona Siddoway

Ramona Siddoway is a freelance writer who has published articles in Belgium, Angola, and the United States. She lives with her husband in Houston, Texas.