7 dicas de presentes significativos para o Dia dos Pais
Lembrando que a data é para homenagear o pai que tanto faz por seus filhos, o presente que será ofertado deve ser significativo, ou seja, que marque a data como especial.
Beth Proenca Bonilha
Sabemos que datas comemorativas são, na verdade, estratégias comerciais: Natal, Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais. Mas não podemos nos deixar envolver pela verdade nua e crua. É bom ter um dia especial para demonstrar nosso amor e admiração às pessoas importantes em nossa vida.
Então vamos ceder ao lado romântico dessas datas! Porém, sem exageros e tomando cuidado para não fazer dívidas que pesem no orçamento no final do mês.
Origem do Dia dos Pais
A comemoração de um dia especial para homenagear os pais teve início nos Estados Unidos quando a filha de um veterano de guerra, Sonora Dodd, teve o desejo de homenagear ao pai que criou seus seis filhos sozinhos após a morte de sua esposa. Em 1910, Sonora enviou uma petição à associação Ministerial de Spokane em Washington. A data tornou-se festa nacional oficializada pelo então presidente norte-americano Richard Nixon em 1972.
Atualmente, a comemoração do Dia dos Pais acontece no terceiro domingo de junho, assim como em outros países. Já no Brasil, o Dia dos Pais é no segundo domingo de agosto e teve como autor da data o publicitário Sylvio Bhering em meados da década de 50. A primeira comemoração foi dia 14 de agosto de 1953.
Presentes significativos para os pais
Lembrando que a data é para homenagear o pai que tanto faz por seus filhos. O presente que será ofertado deve ser significativo, ou seja, que marque a data como especial e deixe na lembrança o carinho e amor da relação entre pais e filhos.
-
Cestas de café da manhã, lanche da tarde ou de frutas são boas sugestões e provocam surpresa quando são entregues por lojas especializadas que fazem homenagem em alto-falante com mensagens e música.
-
Os mais originais são os feitos pelas crianças, como cartões, desenhos, colagem com fotografias da família, entre outros.
-
Homenagens através de vídeos são muito utilizadas atualmente. Os filhos podem fazer uma retrospectiva da vida de seu pai e gravar mensagens para ele.
-
Preparar almoço ou jantar com o cardápio que ele mais gosta e reunir a família é outra opção que geralmente deixa os pais emocionados e agradecidos.
-
Uma viagem que ele sempre desejou fazer pode ser algo muito marcante como presente no Dia dos Pais. Como visitar sua terra natal.
Advertisement -
Se seu pai tiver algumas manias “machistas”, você pode surpreendê-lo com algo que venha mostrar que vale a pena experimentar o diferente. Por exemplo, se ele acha que cozinhar é coisa só para mulher, que tal um bom livro de culinária para homens.
-
Presentes radicais como um passeio de balão, um curso de mergulho podem dar a ele uma experiência nunca antes imaginada e que ficará marcada para sempre.
Pontos a ponderar
Duas coisas são importantíssimas na hora de escolher o presente para seu pai:
-
Conhecer seu estilo. Não fará bem a ele um passeio de balão se ele tem vertigens ou sofre com medo de altura. Sonde antecipadamente sua ideia de presente diferente sugerindo a ele, como quem não quer nada, e observando sua reação.
-
Lembre-se que nem sempre o custo do presente é que fará a diferença ou será significativo, mas o valor que ele terá com o sentimento que promoverá entre vocês.
Advertisement
Para ilustrar e validar a proposta deste tema que abordamos vou contar uma história que ouvi um dia pelo rádio. Não sei se é verídica, pois o autor é desconhecido, mas representa que um presente para ter significado precisa ter sentimento.
Um rapaz estava a caminho do hospital para ver seu pai que estava muito debilitado pelo câncer que consumia sua vida. Era Dia dos Pais, e ele se perguntou: “O que posso dar a meu pai? Um pijama, uma sandália?”. Na verdade, ele não tinha muitas opções, pois seu pai já não podia se levantar da cama, alimentava-se por meio de sonda e mal conseguia manter um conversa por muito tempo. O rapaz, angustiado com a situação, com seu coração pesado foi ao hospital sem nenhum embrulho nas mãos. Ao entrar no quarto sentia-se triste e até um pouco envergonhado por não levar nada para seu velho pai. Sabia que aquele era o último Dia dos Pais que passariam juntos. Ao ver o semblante abatido, cansado pela luta contra a doença logo percebeu qual poderia ser seu presente. Seu pai estava barbudo, com as unhas longas, os poucos cabelos que lhe restavam estavam desarrumados e compridos.
Leia: Pais e mães divorciados – Você NUNCA se divorcia dos filhos
Com carinho, fez-lhe a barba, cortou suas unhas com cuidado e penteou os poucos fios de cabelo, passou loção e beijou sua face. Enquanto fazia isso conversava com seu pai lembrando-se de todos os momentos especiais que haviam tido ao longo da vida, da admiração que tinha por ele, e até confessou algumas travessuras. Passaram horas que jamais um presente embrulhado poderia conter. Treze dias depois seu pai veio a falecer.
Que possamos refletir sobre a importância de dar significado às coisas e não somente cumprir com obrigações.