8 coisas que você nunca deve dizer a sua nora

Você é uma sogra que deseja estar mais próxima à sua nora? Tente evitar dizer estas oito coisas.

Katie Nielsen

Este artigo é uma perspectiva diferente do que você poderia esperar sobre este tema. Eu não sou ainda uma sogra, mas eu sou uma nora e eu tenho um monte de amigas que também o são. Entre nós, reunimos esta lista das coisas mais irritantes e pouco lisonjeiras que nossas sogras dizem a nós.

Há uma ressalva: algumas noras têm ótimo relacionamento com suas sogras. Elas não se importam quando estas oferecem conselhos sem serem convidadas ou questionam como funcionam seus domicílios. Infelizmente, isso não é verdade para todas. Estas sugestões são para aquelas bem-intencionadas sogras que querem saber o que podem fazer para melhorar as suas relações com as mulheres de seus filhos (porque nada funcionou até agora). Evite dizer as seguintes coisas, e você certamente notará resultados positivos.

1. Por que você faz assim?

Além do problema óbvio de ser uma pergunta um tanto rude, as noras gostam de se sentir no controle de suas próprias famílias. Ser questionada sobre um hábito que ela tem mantido por toda a sua vida de casada pode ser desconcertante e doloroso. Se sua nora não quer usar máquina de lavar louça e em vez disso escolhe lavar à mão todos os seus pratos, sorria educadamente e mantenha a sua curiosidade para si mesma.

2. Eu faria assim

A menos que ela tenha pedido o seu conselho, sua nora realmente não precisa de sua opinião. Ela tem suas próprias fontes e ela busca essas fontes quando as dúvidas surgem e se uma dessas não é você, não se convide para a festa. Espere pacientemente a pergunta ser feita antes de oferecer conselhos.

3. O que o meu filho mais gosta é..

Embora você nunca deixe de amar o seu filho ou esquecer o nome de seu melhor amigo desde a escola primária, sua nora não irá apreciar se você aproveitar todas as oportunidades para provar que você conhece o seu filho melhor que ela. O fato é que ela pode conhecê-lo melhor do que você agora, e você só vai envergonhar-se (e a ele) recitando preferências de infância.

Advertisement

4. Você sabia que seu filho gosta de fazer caminhadas?

Quando os netos entram em cena, você vai precisar pisar com mais cuidado ainda do que antes. Nunca dê à sua nora a ideia de que você não gosta do jeito que ela cria seus filhos (a não ser, é claro, se for realmente prejudicial). E insinuar que você sabe alguma coisa sobre o filho dela que ela não sabe é prejudicial. Pense que ela já sabe muitas coisas sobre seu filho ou filha.

5. Quando eu era uma jovem esposa, as coisas eram muito mais difíceis

Sim, as coisas são diferentes quando nos casamos, mas será que isso, necessariamente, torna a vida mais difícil? Não, apenas a torna diferente. Mesmo que você tenha vivido em circunstâncias muito apertadas, contar a sua nora sobre elas, dando a entender que ela deveria ser mais grata por sua própria vida não vai fazê-la sensibilizada. Conte a ela sobre seus primeiros anos de casada como uma experiência compartilhada, e não como uma lição.

6. Você não deve deixar seus filhos assistir tanta TV

Mais uma vez, esta e outras opções semelhantes são decisões paternas pessoais que você realmente não tem nada a dizer. Como seus netos são criados só dizem respeito ao seu filho e sua nora, e todos os pedaços pontiagudos de conselhos não solicitados de sua parte não serão bem-vindos e irão banir ainda mais a sua influência.

7. Ele nunca foi bom em nada

Criticar o seu filho, mesmo de brincadeira, pode ser muito insultante para sua nora. Afinal, ela é a pessoa que ele escolheu como sua companheira, e ela vai ser compreensivelmente defensora de seu companheiro e amigo da vida toda. Qualquer crítica construtiva que você tiver que realmente dar a seu filho, faça isso diretamente a ele. Invadir um terreno tão perigoso é provavelmente a maneira mais rápida de ir parar no caderninho preto de sua nora.

8. Por que vocês não se mudam para perto?

De todas as perguntas que você poderia fazer, evite esta a todo custo. É extremamente pessoal, onde uma família escolhe viver e trabalhar. Na maioria das vezes, não está em suas mãos. Eles devem ir para onde estão os empregos. Se não estão na sua cidade, você vai ter que aprender a viver com isso. Atualmente, há muitas maneiras de se comunicar a longa distância por isso não se sinta como se você nunca fosse conseguir falar com eles.

Advertisement

Relacionamentos sogras-noras são muitas vezes desconfortáveis, mas isso não significa que não possam melhorar com o tempo. Antes dela se casar com seu filho, houve um período de namoro onde sua nora e seu filho tiveram tempo de conhecer um ao outro. Aplique esta mesma linha de tempo e técnica para o seu próprio relacionamento sogra-nora, e com o tempo vocês duas vão se aproximar mais também.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 8 things never to say to your daughter-in-law.

Toma un momento para compartir ...

Katie Nielsen

Katie Nielsen se formou em inglês com ênfase em escrita técnica. Ela já foi professora de inglês e é uma escritora com obras publicadas.