Manual da boa nora

Sua sogra agora é parte de sua família e precisa de sua atenção e amor. Respeitando as diferenças entre vocês, você poderá amá-la e ganhar uma nova amiga.

Renata Finholdt

Quando nos casamos ganhamos também uma nova família, muitas vezes composta por sogros, cunhados, tios, novos sobrinhos, e todos eles passam a fazer parte de nosso novo dia a dia.

Passamos a frequentar a casa destes “novos parentes”, comemorar seus aniversários, acompanhar suas dificuldades e alegrias. Parece tudo muito normal, mas a sociedade de uma maneira geral acabou criando um estereótipo para o relacionamento entre sogra e nora.

Dizem por ai que sogra e nora na maioria das vezes não são muito amigas. Lógico que há casos e casos, mas na maioria das vezes é possível e muito simples criar um amor especial por aquela mulher que esperou por nove meses em seu ventre a chegada do amor da sua vida.

Como não ser grata à ela e respeitá-la?

Você pode desenvolver este amor dia após dia, veja algumas dicas:

Advertisement

1. Conheça antes de ter ciúme

Conheça melhor sua sogra, se possível passe alguns momentos com ela, fazendo algumas coisas juntas. Assim você a conhecerá melhor e ela a você, saberão seus gostos e jeitos e poderão aprender uma com a outra.

2. Ela pode ser como uma mãe para você

Na lingua inglesa, sogra é traduzido como “mother in law, a tradução ao pé da letra significa mãe pela lei. É isso mesmo, sua sogra é sua outra mãe. Trate-a com todo respeito e carinho com que trata sua própria mãe.

3. Seja o agente pacificador

Não estimule nenhum tipo de competição pela atenção de seu marido quando sua sogra estiver por perto. Vocês duas são as mulheres que moram no coração dele. Não faça com que tudo se torne dificil para seu companheiro. Lembre-se, agora vocês estão casados e quando estão em seu lar você tem todo o tempo para que ele lhe dedique atenção. Permita também que a mãe de seu amado possa desfrutar um pouco da atenção do filho.

4. Ela é mãe assim como você

Mantenha sempre que possível contato com ela para que possam conversar. Nesta era de internet é possível fazer isso também através de redes sociais, e-mails ou mensagens pelo celular. Ela gostará de saber que é lembrada e tem sua admiração.

5. Lembre-se de datas importantes

Não deixe de estar sempre que possível nas datas importantes para ela. Faça todo esforço, mas caso isso não seja suficiente não deixe de falar com ela nestes momentos.

Advertisement

6. Visite e trate-a bem

Caso residam na mesma cidade, faça visitas a casa dela. É muito difícil para uma mãe se acostumar com a ausência do filho, mas quando sua nova família esta próxima tudo fica mais fácil.

7. Tenha paciência

Nem sempre os conselhos que ela lhe dará a respeito de qualquer assunto serão válidos em sua opinião. Mesmo assim não discuta. Ouça e coloque o seu ponto de vista sobre determinado assunto em uma conversa cordial.

8. Esforce-se para tratá-la da forma como gostaria que ela lhe tratasse

Beije, abrace, demonstre afeto. Quem não se rende a gestos de carinho e afeição?

9. Respeite-a como a mãe de seu cônjuge e avó dos seus filhos

Quando já tiverem filhos, mantenha sempre que possível a avó presente na vida deles. Ela vai amá-los muito e também será muito importante para eles ter a avó pertinho.

10. Preocupe-se com o bem estar dela

Não esqueça que de agora em diante ela também é parte de sua família e precisa de sua atenção.

Advertisement

Conheça a história de Rute na Bíblia. Ela amava e honrava sua sogra. Isso não é impossível de acontecer. Lembre-se que um dia os filhos crescem e você também será uma sogra.

Se você já é uma sogra, leia também o artigo Manual da boa sogra.

_Imagem: Rute e sua sogra Noemi – Whither Thou Goest – por Sandi Freckleton Gagon

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.