10 formas de lidar com sogros inoportunos

Algumas regras básicas para manter uma harmonia familiar no convívio com seus sogros são: Gentileza, senso de humor e paciência.

Renata Finholdt

Os sogros fazem parte de um relacionamento familiar, quer você goste ou não, os pais de seu cônjuge são pessoas importantes para ele(a) e por amor ao seu companheiro você precisará aprender a respeitá-los.

Há famílias que tem sogros muito bons, que sabem exatamente até onde podem participar da vida de casado de seus filhos, na educação de seus netos e ajudam ao invés de complicarem algumas situações. No entanto, em outras famílias pode faltar um pouco de bom senso e mesmo assim você precisará aprender a conviver com essa dificuldade. Lembre-se: São os pais de seu cônjuge e são pessoas especiais na vida dele.

1. Entenda seu cônjuge

Procure usar de empatia e colocar-se no lugar de seu parceiro. Ele certamente não fica em uma situação muito confortável quando precisa escolher em qual lado ficar: seu ou dos pais. Evite colocá-lo nesta situação sempre que possível.

2. Estabeleçam os limites

Vocês dois precisam definir quais os limites que irão trabalhar. Sejam limites na educação dos filhos, na vida financeira de vocês ou até mesmo em relação aos hábitos alimentares. Depois de feito isso, comuniquem seus sogros para que eles saibam também o que podem e não podem fazer.

Se vocês definirem, por exemplo, que não querem que amigos de seus sogros visitem sua casa na sua ausência, eles precisam ser comunicados para que não caiam na tentação de fazê-lo. Quando são avisados muitos problemas de relacionamento podem ser evitados.

Advertisement

3. Ser inflexível com seus limites

Se definiram, por exemplo, que não gostam de receber visitas surpresa e seus sogros foram avisados disso, mesmo que eles apareçam em sua casa sem avisá-los, abra a porta e gentilmente, depois, faça-os lembrar dos limites que conversaram.

Leia: Quando seus sogros dão palpite e influenciam negativamente a educação de seus filhos

4. Respeite-os

Seus sogros são também um apoio importante para sua família. Tentar manter um bom relacionamento com eles apesar das diferenças que podem haver é algo muito importante que precisa ser feito.

Se você estiver em uma situação difícil com eles, tente resolver da melhor forma possível. Isso quer dizer que talvez, no calor daquela situação, você não conseguirá resolver. É melhor que vocês se acalmem e falem tranquilamente em uma outra oportunidade, mais calmos e sensatos.

Se há algum desentendimento com algum familiar fale diretamente com esta pessoa, não peça ajuda a terceiros. Isso pode prejudicar ainda mais a situação. Procure um momento adequado, uma situação oportuna e converse com seu familiar para tentarem resolver o mal-entendido.

Advertisement

5. Seja você mesma

Não queira ser na frente de seus sogros alguém que você realmente não é. Muitas pessoas erram tentando ser aquela pessoa que imaginam que seus sogros gostariam que fosse. Seja você mesma sempre.

6. Jogue fora os estereótipos

Conversas sobre sogros e sogras são muito comuns nos círculos de amigos e acabam nos fazendo crer que toda sogra pode ser uma “serpente”. Avalie a sua situação, será que você não está usando de estereótipos e por isso o relacionamento de vocês está difícil?

7. Aprenda a se acalmar

Por mais que em uma discussão você tenha vontade de ofender seus sogros, não faça isso. Quando estamos nervosos tendemos a magoar as pessoas a nossa volta e uma palavra lançada pode causar grandes feridas no coração alheio.

O tempo é um grande amigo em muitas situações, deixe que ele se encarregue de fazer com que vocês contornem as situações ruins.

8. Seja madura

Ao invés de criar situações ruins, procure evitá-las. Se você, por exemplo, não come carne de porco e seus sogros adoram fazer para grandes jantares, você pode gentilmente dizer a eles que não tem o hábito de comer este tipo de carne e vai ficar nas saladas naquela noite. Usando de maturidade e com um pouco de gentileza seus sogros vão aprender a respeitá-la e amá-la cada dia um pouquinho.

Advertisement

9. Seja gentil

Você e seu cônjuge podem criar regras e de forma gentil aplicá-las no que diz respeito a vida familiar de vocês. Seja firme, mas gentil e conseguirá o respeito de seus sogros.

Leia: 7 segredos essenciais para construir um casamento feliz

10. Mantenha o senso de humor

Não há nada melhor do que manter o bom humor nas situações mais dramáticas. Pode ser que haja momentos difíceis, mas se você conseguir manter o senso de humor será muito mais fácil passar por eles.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.