5 ideias criativas para sobreviver às férias em família
A família é a âncora da nossa vida, por mais que não percebamos.
Francione Sousa
O título desse artigo nos faz ter a impressão que sair de férias com a família é quase como ir ao encontro de um Tsunami, as possibilidades de sobrevivência são mínimas! Mas afinal quando pensamos em férias pensamos em diversão, dias de descansos das exaustivas atividades que nos são impostas no mundo. No entanto, sabemos que nem sempre é tarefa das mais fáceis estar com todos os membros da família juntos.
Por mais que todos se amem, sempre há pequenos atritos. Os encontros estão longe de ser um mar de rosas, tem sempre aquele primo chato ou o irmão chato, o falador, o metido a sabidão, o medroso, o corajoso, que nos metem em enrascadas das grossas.
Vendo pelo prisma dos pais, um filho chora, outro reclama, outro não concorda com o lugar escolhido, parece que realmente é um tsunami e difícil de sobreviver esse período com as pessoas que nós devemos mais amar.
Foi pensando sobre isso, nos desafios que temos nas férias em família, que elaboramos esse artigo com dicas simples que ajudarão você a sobreviver! Lembrando que nada tem efeito se não for colocado em prática, além de outro detalhe, existem famílias e famílias, diferentes modos de viver e diferentes maneiras de absorver conhecimento. Aqui estão as dicas, boa sorte!
1. Saia de casa desejando se divertir e com disposição de sobra
É tão mais fácil nos divertirmos e ser felizes quando nos predispomos a curtir independente do lugar. Na realidade nós escolhemos nos chatear.
2. Olhe com amor para cada um deles
O amor é o sentimento que predispõe as pessoas a desejarem o bem do outro. Quando amamos somos capazes de relevar erros.
3. Sirva a todos
Deixe a preguiça de lado, faça coisas que serão benéfícas para todos.
4. Deixe os filhos escolherem o lugar das férias
Essa parte aqui é para os pais: pense na possibilidade de deixar seus filhos escolherem o lugar das férias. Por quê? Se seus filhos escolherem o lugar, é mais provável se divertirem mais, evitando assim ficarem chateados e aborrecidos. Evidentemente, que eles precisam ter idade suficiente para fazer escolhas.
5. Leve jogos, invente jogos, seja líder
Promova atividades em que todos participem. Busque jogos na internet, tem muitas opções de jogos de acordo com a idade na internet.
As férias em família só serão chatas se você já sair de casa chateado, sendo pessimista e não se envolvendo nas atividades. Veja o lado bom de tudo isso: você tem uma família e ainda pode sair de férias com todos. Nem todos têm uma família e muito menos a possibilidade de sair de férias.
Lembrando que a família é a âncora do ser humano, e se fortalece quando passa momentos juntos. O Dr. Nick Stinnett da Universidade do Nebraska, em um de seus discursos ao Conselho Nacional de Relações Familiares, descreveu algumas das características das famílias fortes, um desses pontos é esse: (…) Uma família forte passa boa parte de seu tempo juntos brincando, trabalhando, comendo ou realizando atividades recreativas. Embora todos os membros da família tenham seus próprios interesses além da família, eles encontram tempo adequado para estarem juntos.”
Se sua família encontra tempo para estarem juntos e até sair de férias, sinta-se forte e feliz, pois realmente vocês são!