6 maneiras de melhorar a comunicação no casamento e no lar

Pais e mães podem usar estas 6 dicas preciosas para melhorar a comunicação no casamento e consequentemente a harmonia no lar.

Taís Bonilha da Silva

“Os pais são o ponto chave do sucesso da família, manter um casamento forte é algo que exige esforço contínuo, paciência e sabedoria” (Como Manter minha família Feliz, p. 17).

A boa comunicação é um dos pilares que sustentam um casamento de sucesso, e a ausência dela pode ser a responsável por arruinar uma família. De fato a comunicação é importante em todos os relacionamentos que estabelecemos na vida, sendo conjugal, fraternal e profissional. Quando a comunicação vai bem os problemas são resolvidos e grandes lições são aprendidas.

Dentro do lar é fundamental que a comunicação funcione muito bem, isso evitará discussões, aborrecimentos, sentimentos de raiva e ira, aproximará os membros da família, fortalecerá os valores familiares e permitirá que haja confiança entre todos.

A falha na comunicação pode acarretar sérios danos, como baixa autoestima de algum membro da família, mágoa, tristeza, raiva, ciúme, interpretações errôneas etc.

Caberá aos pais desenvolver uma boa base de comunicação na família, e isso acontece desde o namoro e depois que se casam. Será muito mais fácil ensinar os filhos sobre comunicação se quando eles nascerem já for algo habitual na família.

Advertisement

Para um casamento sólido e duradouro a comunicação precisa ser valorizada. Existem algumas maneiras do casal fazer isso:

1. Recordar dos bons momentos constantemente

Quando estiverem conversando procurem recordar sempre dos momentos felizes que tiveram juntos, falem sobre eles. Não raramente esse processo de recordar bons momentos trará risos e alegria para a vida do casal.

2. Procurar olhar as coisas de uma outra perspectiva

Colocar-se no lugar do outro é uma ótima forma de buscar um ponto de vista diferente. Procurar entender o que o outro pensa facilitará a compreensão e comunicação do casal.

3. Ensinar e aprender mutuamente

Se prestarmos bastante atenção podemos aprender muita coisa com nosso cônjuge, assim como também ele aprenderá muitas coisas com você. Busque listar as qualidades de seu cônjuge que você mesmo gostaria de desenvolver e trabalhe firme nisso. Seu respeito e amor por seu cônjuge crescerá.

4. Aceitar as diferenças

Não há uma só alma neste mundo que seja igual a alguém. Cada pessoa é única. Não é à toa que existem aquelas frases como “outra metade da laranja” ou ” tampa da panela” isso que dizer que são duas partes diferentes que se completam, duas partes imperfeitas que juntas podem tornar-se perfeitas.

Advertisement

5. Priorizar o tempo juntos

O corre-corre do dia a dia torna a vida um tanto sem graça se não usarmos a criatividade e priorizarmos o que nos faz felizes. Portanto, estabeleçam um dia da semana que será o dia do casal. Será o momento que ambos reservaram para namorar, ir ao cinema, fazer uma caminhada, tomar um sorvete, enfim, fazer qualquer coisa desde que estejam juntos. Isso contribuirá imensamente para melhorar a comunicação.

6. Demonstrar amor

Não só por palavras, mas também por ações. Todos precisamos saber que somos amados.

Priorizar e investir em uma boa comunicação fortalecerá o casamento e preparará o lar para que os filhos sejam criados em espírito de união, amor e respeito.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.