6 técnicas simples de incentivo ao aprendizado para crianças de 3 a 7 anos
Quando as crianças são ainda pequenas, no período de 3 a 7 anos, elas estão numa fase que os especialistas chamam de fase de desenvolvimento.
Francione Sousa
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Essa é uma frase do pedagogo Paulo Freire e nos dá a certeza de que qualquer um de nós pode criar a possibilidade de produzir e construir conhecimento.
Agora, imagine-se criando essa possibilidade para seu filho ainda em tenra idade? Pois esse é o objetivo deste artigo, ajudar você criar a possibilidade de aprendizagem para seu filho. Uma boa aprendizagem se dá por meio da motivação estimuladora e criativa. Toda criança entre 0 e 7 anos de idade está na fase em que os especialistas chamam de fase do desenvolvimento e é exatamente nesse período que a aprendizagem se torna mais fácil, principalmente se for utilizado técnicas que facilitem o desenvolvimento da criança nos aspectos físicos, social, motor e político.
Quanto mais cedo melhor para um profissional em educação trabalhar esse desenvolvimento no indivíduo. Por quê? Vamos entender o porquê conhecendo melhor esses aspectos:
Aspecto físico-motor
Refere-se ao crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica.
Aspecto intelectual
Refere-se à capacidade de pensamento e raciocínio. Ex.: Uma criança de 3 anos que consegue com facilidade puxar o brinquedo debaixo de algum móvel.
Aspecto afetivo-emocional
Refere-se ao modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. Ex.: Refere-se também à sexualidade e o modo em que ela se comporta em relação a esse assunto.
Aspecto social
Refere-se ao modo como o indivíduo reage em determinadas situações que envolvem outras pessoas. Como por exemplo, ela pode escolher ficar sozinha ou interagir com o grupo.
Escrevendo sobre esses aspectos, lembrei-me de uma história contada por uma avó falando da experiência de sua filha ao ensinar o filho de 3 anos de idade. Essa avó me contou que ao receber visitas, essa jovem mãe estimulava seu filho a receber suas visitas, abrindo a porta e dando um bom dia para elas. Essa mãe já estava usando uma técnica simples no desenvolvimento do aspecto social dele. Tenho certeza que esse garotinho se tornará um adulto que sabe interagir socialmente sem nenhum problema.
De acordo com Piaget, psicólogo que desenvolveu estudos sobre a Psicologia Infantil, o conhecimento se dá através da interação contínua entre sujeito e o meio físico e social. Portanto você pai, já nos primeiros momentos da vida de seu filho, deve criar um ambiente de interação com o propósito de estimular o aprendizado dele. Com essa informação, desejo deixar claro que não estou dizendo para fazer de seu lar uma escola e começar a ensinar seu filho a aprender a ler e deixá-lo horas estudando como no modo de ensino formal. O que quero dizer é que você não deve esperar seu filho chegar ao período escolar, sem que ele já tenha começado a aprender técnicas que serão de grande utilidade no desenvolvimento dele como indivíduo na sociedade. Entretanto, o que eu quero enfatizar é que você pode começar a utilizar essas técnicas de aprendizagem dentro de seu lar, e de forma lúdica, ou seja, brincando e tendo momentos felizes entre vocês. Segundo o Referencial Curricular Nacional (1998), é através do lúdico que o desenvolvimento da criança nessa idade acontece.
Pois bem, aqui estão algumas técnicas que ajudarão. São tão simples que a única coisa que você deve fazer é separar. Sim separar um tempo com seu filho
-
Crie um ambiente feliz, brinque com seu filho, faça-o sorrir e sentir-se amado. Evite ambientes pesados, não discuta com nenhuma pessoa na presença dele.
-
Cante para seu filho, ouça músicas de acordo com idade dele, assista vídeos educativos.
-
Conte histórias, compre livros de acordo com a idade.
-
Brinque de empilhar, utilize caixas, cubos, blocos de acordo com o tamanho dele, esse jogo é simples e vai ajudar nos fatores psicomotores (equilibração, que é responsável pelo controle da postura e o movimento de locomoção, estrutura especial que ajuda seu filho a movimentar os objetos; tonicidade, que o ajuda a reconhecer e a imitar os movimentos).
-
Se seu filho tem de 0 a 3 anos de idade, use jogos de símbolos para ele encontrar pares iguais. Você pode criar ou comprar pronto, têm muitos tipos no mercado.
Advertisement -
Utilize jogos de regras para seu filho.
Essas são técnicas simples, mas que se usadas farão grande diferença para seu filho. No entanto pais, quero ressaltar que não devem forçar o aprendizado, é preciso que seja de forma prazerosa e alegre.
Termino escrevendo a frase de Maria Clara Fraga Lopes: “O processo de ensino-aprendizagem deve ser algo prazeroso que nos dê vontade de continuar”.