Atividades de Férias para Fazer com as Crianças em Casa
Dicas de atividades divertidas para não deixar a criançada no video-game ou computador durante as férias ou nos feriados.
C. A. Ayres
Nem sempre a família é organizada da forma tradicional. O importante é aproveitar o tempo que temos com aqueles que amamos e fazê-lo de forma saudável e enriquecedora.
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, é bem comum ver os pais e os filhos, cada um num canto da casa, concentrados em seus computadores, video games, smartphones e o contato uns com os outros, bem como a comunicação, falham.
As atividades familiares, em casa, promovem o fortalecimento dos laços entre pais e filhos e entre irmãos. Os pais podem sugerir aos filhos que convidem alguns amigos, vez ou outra, para participarem. Esta é uma boa oportunidade para os pais conhecê-los melhor.
Sugerimos, abaixo, algumas atividades, tanto para aqueles que têm pouco tempo durante a semana ou nos finais de semana, quanto para aqueles que podem dedicar-se um dia inteiro ou mais do que isso:
1. Filme e pipoca
Assistir um filme apropriado e divertido com a criançada, acompanhado de pipoca, pode parecer uma atividade corriqueira. Mas você pode ser criativo se deixar a sala escura ou fizer ingressos de papel, por exemplo. Incentive as crianças a soltarem a imaginação. No final, sente-se com elas para debaterem sobre as mensagens que o filme transmitiu. É interessante que você faça perguntas sobre cenas específicas em que uma lição importante é ensinada. Vá dando pistas, até que elas respondam corretamente. É válido deixar que elas o assistam novamente em outra ocasião, para que possam reconhecer as mensagens que passaram despercebidas.
2. Piquenique
Faça-o no quintal ou dentro de casa. Escolha qualquer espaço livre ou afaste os móveis para estender uma toalha. Faça alguns dos principais petiscos que as crianças gostam. Inclua música e brincadeiras.
3. Acampamento
Monte uma barraca no quintal. Se não dispor de uma barraca, coloque um lençol estendido sobre fios suspensos ou varais. Forre o chão com um acolchoado. Dá para improvisar uma barraca mesmo dentro de casa. Planeje atividades divertidas como caça ao tesouro, trilha (se o quintal for grande) e outras que de adequem ao espaço e recursos que tiverem à disposição.
4. Leitura e invenção de histórias
Com um banquinho ou uma estante pode-se improvisar um teatrinho. As crianças podem narrar de forma interativa as historinhas de seus livros infantis ou apresentar dramatizações. Podem também inventar personagens e histórias. O importante é que se sintam livres para se expressar e soltar a imaginação.
5. Ginástica e esporte
Exercitem-se juntos, batendo uma bola, pulando corda, amarelinha, dançando ou fazendo qualquer exercício que gostem. É uma ótima oportunidade para ensinar o valor dos hábitos saudáveis. Crie uma rotina de exercícios nas férias. Evite, entretanto, os exageros.
6. Desfile de moda
Se você tem filhas, convide as primas, as amigas e façam um desfile de moda. Abra caminho na sala ou no quintal. Pode ser desfile de roupa, maquiagem ou penteado. Você pode usar essa atividade para reafirmar os padrões de vestimenta adotados pela sua família. Aproveite para ensinar lições sobre discrição e bom gosto na escolha e combinação de modelos e cores. As garotas vão adorar!
O importante é manter a criançada ocupada com atividades saudáveis que promovam a interação e o aprendizado, de forma que se socializem e estreitem os laços com outras crianças e com os próprios pais.