Como iniciar uma árvore genealógica

"As pessoas não serão capazes de olhar para a posteridade, se não tiverem em consideração a experiência dos seus antepassados.

Jacira Silva dos Santos Araujo

Quando falamos de árvore genealógica, estamos nos referindo a uma pesquisa de nosso grupo familiar, ou seja, a origem de nossa família e o porquê do sobrenome.

O interessante de fazermos uma pesquisa genealógica é que isso nos possibilitará conhecermos melhor os nossos antepassados, e sabermos como era a época em que eles viveram. Essa pesquisa pode nos levar a nossas origens e a saber o que herdamos de cada membro da família. Em suma, é como mergulhar em uma aula de história verídica sobre o que aconteceu e acontece com sua família. A prática da pesquisa pode se tornar um hobby em sua vida.

“As pessoas não serão capazes de olhar para a posteridade, se não tiverem em consideração a experiência dos seus antepassados.” (Edmund Burke)

Junto com a descoberta da história familiar, podemos descobrir se o seu sobrenome tem um brasão. Normalmente, esse brasão tem um significado e uma história, além de fotos da época.

Assim como toda árvore tem raiz, sua pesquisa precisará de uma base

Iniciar uma árvore genealógica pode ser simples. Procure ver quais são os reais motivos de sua pesquisa, pois necessitará de esforço e trabalho, porém será extremamente compensador.

Advertisement

Seguem abaixo algumas dicas:

  • Reúna todos os documentos possíveis, diários, certidões de nascimento e óbito que possam estar guardados.

  • Converse com parentes como avós, avôs, tios e amigos de seus familiares. Normalmente, eles adoram relembrar alguns detalhes importantes e histórias da época.

  • Sempre tenha um caderninho para anotações, anote todas as datas, mesmo que sejam aproximadas.

  • Procure um centro genealógico. O interesse por genealogia vem crescendo e já existem muitos centros com pessoas especializadas nesse assunto.

    Advertisement
  • Existem sites que ajudam a criar os primeiros passos da genealogia, alguns deles são:

em,https://new.familysearch.org

,

em,http://www.myheritage.com.br

,

Advertisement

em,http://www.genealogia.net

,

em,http://www.familytreemaker.com
em,http://www.bravagentebrasileira.art.br

Toda árvore genealógica inicia-se com o nome da pessoa interessada em fazer a pesquisa e depois irá acrescentando dados referentes a seus descendentes como filhos, netos, bisnetos etc. e seus antepassados como avós, avôs, bisavós, tataravós etc.

Toda ajuda é bem vinda

Fazer uma pesquisa genealógica é unir os laços de amor de várias gerações, é resgatar nos papeis e nas lembranças históricas particulares a sua história.

Advertisement

Quantas vezes ouvimos falar de pessoas que por causa de sua história marcaram épocas? Mas, para que essas histórias ficassem marcadas, alguém trabalhou para manter esses registros, fotos e dados escritos etc. Seja qual for o objetivo do interesse por sua história familiar, ela lhe renderá frutos de alegria.

“Depois de encontrarem as primeiras gerações, o trabalho ficará mais difícil. (…) Serão tentados a parar e deixar o difícil trabalho de pesquisa (…) para outro momento da vida. Mas também sentirão algo no coração dizer-lhes para continuar com o trabalho, por mais difícil que seja. Quando decidirem, lembrem-se de que esses nomes tão difíceis de encontrar são de pessoas reais a quem vocês devem a sua própria existência neste mundo.” (Henry B. Eyring)

Ter uma recordação da família se tornará uma herança para seus filhos e netos, eles terão uma base onde se espelhar e o interesse pode surgir ao ver toda a dedicação de quem iniciou essa pesquisa.

Toma un momento para compartir ...

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.