Você é gentil com sua família?

Você trata sua família tão bem quanto trata os seus amigos ou colegas de trabalho?

Guilherme Kuceki

Como Shakespeare bem disse: “É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.” Muitas vezes essa guerra acaba acontecendo dentro das paredes do lar, por coisas fúteis e pequenas que exigem um esforço muito pequeno de uma das partes para ser resolvida.

Você já sabe como ser gentil!

Leia: Como manter a gentileza dentro do lar e entre o casal

Quando anda pela rua e em um momento de descuido esbarra em um estranho você se apressa a desculpar-se, porém, muitas vezes, dentro de casa essa gentileza acaba. Pode ser ao começar o dia brigando para poder usar o banheiro ou discutindo por causa da comida que estava na geladeira.

O lar é onde a gentileza é mais importante

Para ser gentil com os familiares não há segredo, basta decidir, exercitar a longanimidade e a paciência. “Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida”, disse Platão.

Advertisement

Conta-se a história de uma garotinha que chegando em casa foi dizer ao seu pai o quanto o amava, porém, com a cabeça cheia de afazeres diários o pai dispensa a filha não a dando muita atenção; triste, porém compreensiva, a garotinha vai até a mãe que por sua vez acaba não lhe dando muita atenção, e a situação se repete com os outros membros da família. Então, no outro dia pela manhã, quando o pai vai até o quarto da garotinha encontra um bilhete que dizia: “Tive a visita de um anjo que me contou que eu teria que ir morar com Deus novamente, ele me disse para dizer a minha família o quanto eu a amo e me despedir, sei que vocês têm muitas coisas a fazer então escrevi este bilhete para dizer que os amo e que estou indo morar novamente com Deus. Com amor, sua garotinha”.

Para ser feliz amanhã é preciso começar a tentar hoje mesmo

Que paremos para refletir como está sendo nosso tratamento com os que estão mais próximos e conhecem-nos melhor que ninguém. Decida começar hoje! Se você costumava ser o sujeito durão, do coração de pedra ou o nervosinho pode ser que ao tentar mudar ouça comentários desencorajadores como: “O que você está querendo agindo dessa maneira?” Ou então, “Que bicho te mordeu?”.

Leia: A importância da gentileza na formação de um ser humano completo

Atitudes simples como olhar nos olhos, dizer ‘obrigado’, ‘por favor’, elogiar sinceramente, reconhecer o que os outros lhe fazem, oferecer-se para ajudar a esposa nos afazeres domésticos, os pais com outras atividades, pequenas coisas demonstram gentileza e podem trazer felicidade, familiar e pessoal.

Não desanime! A gentileza é contagiante! Espalhe-a e verá as consequências adiante.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.