4 coisas para fazer quando você se sentir “preso”

Sempre que você se sentir “preso” em sua vida, lembre-se dos seguintes princípios...

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis. Foi reproduzido com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

Você já se sentiu preso?

Talvez você se sinta preso em um trabalho ruim ou preso em dificuldades financeiras ou preso em uma rotina em seu casamento. Todos nós já nos sentimos “presos” às vezes, mas as decisões que tomamos nessas fases difíceis podem ter enormes ramificações (positivas ou negativas) sobre o resto de nossas vidas.

Eu estou lendo uma história real inspiradora sobre um jovem que estava literalmente “preso” em todas as maneiras imagináveis. Martin Pistorius desenvolveu uma condição médica rara quando tinha 12 anos de idade. Um diagnóstico errôneo o levou a passar os próximos 12 anos de sua vida confinado a uma cadeira de rodas, sem poder falar ou controlar seus movimentos.

Todos ao seu redor, incluindo os médicos e sua família, pensaram que sua mente “não estava mais lá”, mas Martin estava totalmente alerta e coerente. Ele era um prisioneiro dentro de seu próprio corpo ao longo de sua adolescência e início da idade adulta. Ele não conseguia se comunicar ou tomar qualquer decisão por si mesmo. Ele era um “Garoto fantasma”.

Advertisement

Sua jornada para a liberdade e independência é emocionante e inspiradora, e você talvez apreciasse ler seu livro “Ghost Boy: My Escape From A Life Locked Inside My Own Body”. Aqui um temunho do autor.

Ler a história de Martin está me desafiando a repensar o que Deus quer nos ensinar nesses momentos em que nos sentimos “presos”. É pouco provável que qualquer um de nós tenha que passar pela provação de longo prazo do tipo que Martin superou, mas seja qual for o nível de nossa luta, eu acredito que esses princípios podem ser aplicados a todos nós.

Leia: Diagnosticado com lesão cerebral, os médicos não acreditaram quando ele acordou e chamou pela mãe

Sempre que você se sentir “preso” em sua vida, lembre-se dos seguintes princípios:

1. O tempo de Deus é sempre perfeito

Para mim, um dos aspectos mais difíceis da fé é confiar no tempo de Deus, mesmo quando eu não posso ver como tudo vai acabar sendo. Uma vez atrás da outra, Ele prova Sua fidelidade quando optamos por confiar pacientemente em Seu tempo.

Advertisement

Leia: 7 maneiras pelas quais abraçar a sua fé colocará a sua vida nos trilhos

2. Paciência gera perseverança

Você pode sentir que o tempo está sendo desperdiçado agora, mas você está desenvolvendo força através de sua dificuldade. Coisas boas virão disso.

3. A preocupação é um desperdício de tempo

Quando nos sentimos impotentes perante a nossa situação, a preocupação pode gerar raízes, mas a preocupação é uma perda de tempo! A Bíblia diz: “Não se preocupe com nada, mas ore por tudo. Diga a Deus o que você precisa e agradeça a Ele por tudo o que Ele tem feito.” (Filipenses 4:6-7)

4. Faça o que você puder fazer para mudar a situação, e confie em Deus com o resto!

Se estiver sob seu poder melhorar a situação, então faça-o, mas depois você precisa confiar em Deus com o resultado. Em vez de desperdiçar tanta energia tentando “resolver as coisas”, você pode precisar apenas confiar em Deus para resolver as coisas para você. Ele se preocupa ainda mais com os detalhes de sua vida do que você, e Ele é muito mais qualificado para corrigi-los.

Leia: Como se agarrar à fé quando acontece uma catástrofe

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.