4 coisas que Deus quer que você se lembre quando a vida for difícil
Todos nós já passamos por isso - aqueles dias (ou anos) quando nada dá certo.
Dave Willis
Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e republicado aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Erika Strassburger.
Todos nós já tivemos dias (talvez até mesmo anos) em que a vida simplesmente parecia não estar seguindo sua rota.
Tive longos períodos de vida em que me senti como se nada estivesse dando certo, tudo estava fora de sintonia, e tive dias frustrantes em que simplesmente não conseguia realizar qualquer coisa. Esta manhã foi um desses dias…
Eu estava aprontando nossos três meninos para a escola, o que é uma tarefa gigantesca e faz-me respeitar ainda mais minha esposa, já que normalmente é ela que faz isso! Em meio a crianças gritando e reclamando, houve bagunça na cozinha, uma fralda suja no chão, creme dental na pia e estresse no ar. Quando finalmente saímos porta afora, Connor havia esquecido alguma coisa e entrou correndo de volta. A porta ficou aberta apenas o tempo suficiente (não estou inventando) para um pássaro voar para dentro.
Então, tive que descobrir uma maneira de tirar o pássaro para fora da casa e embarcar as crianças o mais rápido possível. Finalmente consegui tirar o pássaro (ileso) e carregar as crianças e, pouco antes de chegar à estrada principal, um caminhão de lixo entrou na minha frente e começou a dirigir a oito quilômetros por hora e parando em cada casa da rua. Eu não sabia se gritava ou se ria tamanha ironia da situação.
Leia: Usando dificuldades para aproximar sua família
No grande esquema das coisas, uma manhã estressante não impacta a vida ou a eternidade tanto assim, mas naqueles períodos mais longos de desemprego, doença, estresse financeiro, tensão no casamento e outros eventos de uma vida em curso, o stress e a frustração podem parecer esmagadores.
Abaixo estão quatro coisas que aprendi a lembrar nesses períodos desafiadores da vida, que têm me ajudado. Oro para que lhes ajude também! As batalhas na vida são inevitáveis, mas a derrota é opcional. Recordar esses quatro princípios podem fazer toda a diferença.
1. Lembre-se de que seu caráter deve ser sempre mais forte do que as suas circunstâncias
Nem sempre podemos controlar o que nos acontece, mas sempre podemos controlar como decidimos reagir. Nos momentos em que escolhi parar de reclamar e, em vez disso, dar graças a Deus pelo que acontece de bom na minha vida, as partes que pareciam ruins começaram a parecer bem menos significativas. Opte por manter uma atitude positiva e um coração agradecido, independentemente do que você esteja passando.
“Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (Tessalonicenses 5:16-18)
Leia: 7 passos para evocar os poderes divinos em tempos difícies
2. Lembre-se de que suas batalhas sempre lhe fortalecerão
Toda dificuldade em sua vida, seja grande ou pequena, é algo que Deus vai usar para produzir em você mais força, fé e perseverança, caso você O permita! Toda a sua dor tem um propósito.
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)
3. Lembre-se de que o tempo de Deus é sempre perfeito
Os planos de Deus são quase sempre diferentes dos nossos planos, mas Seus planos são sempre perfeitos! Tenha paciência para esperar o tempo Dele em vez de forçar o seu próprio tempo.
“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:11)
Leia: Sem medo de ser feliz: 5 lições para aprender a lidar com as frustrações
4. Lembre-se de que Deus nunca lhe deixará sozinho
Você pode sentir como se estivesse passando por toda essa luta sozinho, mas a partir do momento em que você pedir a Jesus para lhe trazer à família de Deus, Ele estará ao seu lado até o fim, então nunca perca a esperança!
“Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.” (Deuteronômio 31:6)