4 coisas sobre a Segunda Vinda de Cristo que precisamos saber para não sermos enganados

Muitos cristãos não conhecem suficientemente as profecias sobre o retorno de Cristo. Aqui estão 4 esclarecimentos necessários.

Erika Strassburger

Uma das doutrinas mais empolgantes do cristianismo é a Segunda Vinda de Cristo, quando Ele retornará à Terra para dar fim a toda tristeza, doença e maldade. Quando Ele virá reinar sobre nós durante mil anos (Apoc. 20:6) e, findo esse tempo, transformará essa Terra na Sua e na nossa morada eterna.

Leia: O verdadeiro motivo porque Jesus morreu na cruz por você

É um evento muito aguardado, principalmente por aqueles que não suportam mais tanta maldade, tanto sofrimento. Esse tema gera, por vezes, alguns mal-entendidos. Cristo sabia que isso aconteceria, por isso alertou-nos: “Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles.” (Lucas 21:8)

Para não sermos enganados, o melhor a fazer é conferir o que dizem as escrituras sagradas. Abaixo estão 4 informações importantes que precisamos saber:

1. Ele não nascerá novamente, mas voltará da mesma maneira que partiu

Quando criança, lembro-me de alguns cristãos dizendo que quando Jesus viesse à Terra novamente, Ele poderia bater à nossa porta como uma criança carente, ou se apresentar como um mendigo. Hoje em dia, alguns ainda cogitam a possibilidade de Jesus nascer novamente. Porém, a Bíblia refuta facilmente essa ideia.

Advertisement

Logo após sua ressurreição, Jesus retornou à Terra e permaneceu ministrando entre o povo durante quarenta dias (Atos 1:3). Findo esse período, Ele partiu. Atos 1:9 descreve a forma como isso aconteceu: “Vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos”.

Algo muito importante foi dito por dois anjos que se puseram de pé em frente aos Apóstolos que O observavam ascender ao céu: “Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (Atos 1:11). Então é de cima que Jesus virá, do céu. Ele virá sobre as nuvens.

Leia: 3 princípios básicos para guiarmos nossa vida através dos ensinamentos de Jesus Cristo

2. Ele virá em poder e grande glória

Há dois mil anos, o Filho de Deus nasceu nesta Terra em condições precárias. Levou uma vida simples e, embora só tenha feito o bem, foi humilhado, espancado, julgado e condenado injustamente à morte.

Quando vier pela segunda vez, será bem diferente! Ele virá dos céus, triunfante, com poder, majestade e grande glória (Lc. 21:27). E, com ele, uma multidão de anjos. Ele jamais será escarnecido novamente, pois todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Ele é o Cristo (Filip.2:10-11).

Advertisement

3. Ele não retornará antes que todos os sinais e profecias se cumpram

Embora Jesus não tenha revelado o dia exato do seu retorno, Ele nos deu sinais que apontam a época em que isso acontecerá. Ele disse: “Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.” (Mt. 24:32-33)

Alguns sinais de sua vinda estão descritos em Mateus 24:

  • Surgirão falsos cristos.

  • Guerras e rumores de guerras.

  • Nação se levantará contra nação, reino contra reino.

    Advertisement
  • Fome, doenças, terremotos em vários lugares.

  • Os cristãos serão odiados por causa do Seu nome.

  • As pessoas se odiarão, trair-se-ão, serão escandalizadas umas pelas outras.

  • Surgirão falsos profetas que enganarão a muitos.

  • A iniquidade se multiplicará.

    Advertisement
  • O amor esfriará.

  • O Evangelho do reino será pregado em todas as nações.

A maioria desses sinais já está se cumprindo, mas ainda há outros que se cumprirão. Podemos encontrá-los descritos em Ezequiel, Zacarias, Apocalipse e outros livros da Bíblia.

4. A Segunda Vinda NÃO pegará todos de surpresa

A seguinte escritura tem sido mencionada pelos que defendem que todos serão pegos de surpresa: “Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite” (1 Tes. 5:2). Assim como o ladrão chega sem avisar e nos pega de surpresa, a Segunda Vinda pegará, sim, muitos desprevenidos, mas SOMENTE aqueles que não estiverem acompanhando o cumprimento das profecias.

Vejam o que dizem os próximos versos: “Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia… Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios” (1 Tes. 5:4-6). Ou seja, só será pego de surpresa aquele que não estiver vigiando.

Advertisement

O profeta Malaquias refere-se à Segunda Vinda de Cristo como “grande e terrível dia do Senhor” (Mal. 4:5). Em Atos 2:20 esse dia é chamado de “grande e glorioso”. Como algo pode ser glorioso e terrível ao mesmo tempo?

Esse evento será terrível àqueles levam uma vida dissoluta, que trapaceiam, traem, mentem e cometem toda sorte de iniquidade. Para aqueles que levam uma vida digna, limpa e se esforçam para serem melhores dia após dia, esse dia será grandioso, um dia de vitória e paz.

Que possamos estudar mais sobre esse grande evento para não sermos enganados. E, acima de tudo, que possamos conhecer mais a vida e os ensinamentos do Salvador, e colocar nossa vida em ordem, para que quando Ele retornar, aquele grande dia seja glorioso e feliz para nós.

Leia também: Como ser um cristão mais cristão

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.