5 passagens bíblicas que nos confortam em tempos de dor extrema

Como aceitar a dor como algo positivo? A bíblia te dá essa resposta.

Karin Cristina Guedes de Oliveira

Certamente você já se pegou questionando os motivos de tanta dor e sofrimento no mundo ou na sua vida em particular. É muito difícil olhar para uma criança no auge da sua inocência, sofrendo em um grau tão elevado que muitos adultos não suportariam. É fome, sede, guerra, doenças, abandono, violência, hostilidade, desamor, e inúmeras situações que persistem em nos abater durante nossa existência.

Já que o motivo de tamanho sofrimento ainda é um mistério, como então enfrentar essas situações tendo um acalanto durante o percurso e quem sabe força para sobrepujá-las?

Leia também: 14 versículos da Bíblia que lhe ajudarão a ter um casamento melhor

Buscar inspiração em histórias semelhantes que tiveram um final feliz é uma boa pedida para quem está passando por um momento de dor; encontrar apoio espiritual é mais fortalecedor ainda. Os dois juntos encontramos em passagens bíblicas que oferecem a inspiração, o acalanto e a esperança de sobreviver aos princípios de morte que enfrentamos.

1. O sofrimento produz intimidade com Deus (Jó 42:5)

“Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos”.

Advertisement

Nesse versículo Jó expressa o que ganhou com tamanho sofrimento: conhecer Deus. Porque antes ele O conhecia de ouvir falar, mas agora ele verdadeiramente O conhece!

Provavelmente se somarmos nossas dificuldades não chegaríamos perto do que Jó sofreu. Perdeu filhos, esposa, amigos, seus bens e por fim ficou doente. Sua postura diante de tamanha dor certamente produziu o que alcançaria no final. O sofrimento desse personagem bíblico nos mostra o quanto nos achegamos a Deus diante da dor e do sofrimento e o quanto aumentar nossa intimidade com Ele nos leva mais próximo da sobrevivência e da certeza de uma vida plena e feliz ao fim da escuridão

2. O sofrimento nos permite consolar outros que sofrem (2 Coríntios 1:3-5)

Da mesma maneira que podemos nos inspirar na história de Jó para encontrar esperança. Outras pessoas querem ouvir de nós, sofredores, que há sim uma luz no fim do túnel. As pessoas querem ouvir mensagens de fé e receber encorajamento de pessoas que já vivenciaram o que elas estão passando. Devemos encarar nossas barreiras como oportunidades de aprender, nos achegar mais a Deus, exercitar nossa fé, conhecer o caminho da esperança para ensinar e levar alívio para nossos irmãos que sofrem.

3. O sofrimento nos refina (Isaías 48:10)

“Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição.”

Como exemplificado nesse trecho, é na fornalha da aflição que somos purificados. É quando nossas qualidades e defeitos submergem e Deus os refina e os elimina. Enquanto estamos na fornalha, ele nos observa a todo momento para que o fogo não nos destrua.

Advertisement

4. O sofrimento produz crescimento e maturidade (Tiago 1:2-4)

“…Tende grande gozo quando cairdes em várias tentações.”

Sim! Alegre-se, pois são as diversas tentações que produzem paciência por meio da fé. É a oportunidade dada a nós para sermos refinados, lapidados e perfeitos por meio da obra perfeita Daquele que é perfeito e sabe todas as coisas necessárias para que cresçamos e amadureçamos espiritualmente.

5. “Para serem conformes à imagem de seu Filho” (Romanos 8:28-29)

Todas as coisas contribuem para o nosso bem, é o que lemos nessa passagem e o que nos pode trazer conforto em meio a aflição. Saber que não estamos sozinhos, que tudo colabora para o nosso bem, e que bem maior é estarmos de aguardo com a imagem do filho de Deus? Todo sofrimento enfrentado vale o galardão de sermos a imagem e semelhança Dele.

Qualquer sofrimento e dificuldade que enfrentemos é pouco comparado ao que recebemos como promessa por meio dessas passagens bíblicas. Tudo colabora para o nosso próprio bem, para que sejamos aperfeiçoados, refinados, purificados, amadurecidos, fortalecidos e mais semelhantes ao Filho de Deus. Na bíblia há o caminho para o refúgio nos momentos de pesar. Que o seu sofrimento receba um sopro de alívio, assim como o meu fardo ficou mais leve.

Toma un momento para compartir ...

Karin Cristina Guedes de Oliveira

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.