7 verdades para se lembrar quando a vida parecer sem esperança

Se você estiver passando por um momento difícil agora, eu não acho que você esteja lendo isto por acidente. Eu acredito com todo o meu coração que Deus tem um plano e um propósito.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

Eu estava conversando com um rapaz na igreja semana passada. Ele era um cara de boa aparência e bem vestido que parecia ter a vida toda em ordem, mas eu percebi rapidamente que sua fachada exterior bem arrumada estava mascarando a dor de um coração partido. Depois de alguns minutos de termos começado a conversar, ele começou a chorar e disse, “Eu estou acabado. Minha vida não tem mais esperanças.”

Ele então começou a explicar que sua esposa o havia deixado recentemente, a maior parte de sua vida adulta o manteve preso em um ciclo desesperado de abuso de substâncias e depressão e apenas semanas atrás, ele havia sido hospitalizado após uma tentativa de suicídio. Entre suas lágrimas, ele soluçou e disse que nunca pensou que sua vida seria assim.

Leia: Como encontrar força para persistir depois de uma tragédia

Ele não tinha certeza de como nem quando tinha saído do curso, mas agora, ele não tinha certeza de como começar um caminho para a cura ou se a cura era mesmo possível. Ele é um homem jovem, com muitos talentos e bênçãos, mas naquele momento, sentiu que não tinha um futuro real. Ele sentia-se sem esperança. Eu lembrei este jovem de algumas verdades eternas que lhe deram uma nova perspectiva.

Advertisement

Se você estiver passando por um momento difícil agora, eu não acho que você esteja lendo isto por acidente. Eu acredito com todo o meu coração que Deus tem um plano e um propósito para esta época de sua vida e estou orando por você. Se você estiver enfrentando dificuldades em seu casamento, saúde, finanças ou qualquer outra parte de sua vida, estas sete verdades abaixo são para você!

Leia: Encontrando a luz do sol entre as nuvens

No domingo passado na igreja, pedimos a todos para escreverem em um pedaço de papel todas as áreas de dor e desgosto em suas vidas e, em seguida, rasgamos o papel para mostrar que Deus pode nos libertar de nossas dores do passado. Uma artista talentosa em nossa igreja chamada Karen Brotherton pegou todos os pedacinhos de papel e criou um belo mosaico do rosto de Jesus para nos lembrar que Deus ama todos de corações partidos e o poder e presença de Cristo em nossas vidas podem ser lindamente exibidos através de nossa fragilidade.

7 verdades para se lembrar quando a vida parecer sem esperança (em nenhuma ordem particular):

1. Você é amado

Você pode se sentir sozinho e esquecido, mas o Deus do universo está com você e Ele o ama mais do que você pode imaginar. Nós muitas vezes não vemos as coisas com clareza quando estamos sofrendo, mas nunca perca este fato de vista: Você é amado.

Advertisement

“Com amor eterno te amei.” Jeremias 31:3

2. Você não é definido por seus fracassos

Não acredite na mentira de que sua identidade depende de suas falhas (ou de seus sucessos). Deus criou você e Ele é o único que tem o direito de julgá-lo e Ele diz que você é uma obra-prima!

“Pois somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus para vivermos em boas obras, as quais Deus preparou no passado para que nós as praticássemos hoje.” Efésios 2:10

3. Este não é o fim de sua história

Nunca confunda o fim de um capítulo com o fim da história. Deus prometeu combinar cada detalhe de sua vida de uma linda maneira. Ele está olhando para a sua vida com uma perspectiva eterna, então Ele vê as coisas de maneira mais ampla.

“Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam, dos que foram chamados conforme seu plano. “Romanos 8:28

Advertisement

4. Mantenha uma atitude de gratidão

Nem sempre podemos controlar o que nos acontece, mas sempre podemos controlar como nós escolhemos responder. Nos momentos em que eu decido parar de reclamar e ao invés disso agradecer a Deus pelas coisas boas em minha vida, as partes que parecem ruim começam a parecer muito menos significativas. Escolha manter uma atitude positiva e um coração agradecido, independentemente do que você estiver passando.

“Conservai permanentemente a sua alegria! Orai constantemente. Dai graças em toda e qualquer circunstância, porquanto essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1 Tessalonicenses 5:16-18

5. Os planos de Deus para sua vida são ainda melhores do que seus próprios planos

Os planos de Deus são quase sempre diferentes dos nossos planos, mas Seus planos sempre são perfeitos! Se as coisas em sua vida não estiverem da maneira como você esperava, pode ser porque Deus está tentando redirecioná-lo para um plano muito melhor. Tenha a paciência de esperar pelo Seu tempo ao invés de forçar seu próprio tempo.

“Porquanto somente Eu conheço os planos que determinei a vosso respeito! Planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dor e prejuízo, planos para dar-vos esperança e um futuro melhor” Jeremias 29:11

6. Deus nunca vai sair do seu lado

Você pode sentir como se estivesse passando por esta luta sozinho, mas a partir do momento em que você pedir a Jesus para trazê-lo à família de Deus, Ele estará ao seu lado até o fim, então nunca perca a esperança!

Advertisement

“Sede fortes e corajosos! Não tenhais medo nem fiqueis aterrorizados diante deles, porque vosso Deus é quem vai convosco! O Eterno nunca vos deixará, jamais vos abandonará!” Deuteronômio 31:6

7. Siga em frente

Não desista. Você vai conseguir passar por isso. Reserve um minuto para ler este post que eu compartilhei sobre “Uma mensagem inesperada de Deus” que me ajudou durante um tempo em que eu senti vontade de desistir. Eu acredito que esta “mensagem” também possa ajudá-lo!

“(…) e corramos com perseverança a corrida que Deus colocou diante de nós. Fazemos isso mantendo nossos olhos em Jesus, o campeão que inicia e aperfeiçoa nossa fé” Hebreus 12:1-2

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.