A oração que pode salvar um casamento
Estas 20 coisas pelas quais você deve orar fortalecem seu casamento e podem realmente salvá-lo.
Marilia de Andrade Conde Aguilar
Acho engraçado como as histórias nos contos de fada terminam – em geral, depois de muitos desafios, o casal consegue ficar junto, casam e “vivem felizes para sempre”.
E muitas pessoas realmente acreditam nisso! Que vão se casar e, pura e simplesmente, viver feliz para sempre.
O amor é um sentimento muito poderoso. Mas quando os atritos do dia a dia surgem, quando as diferenças de criação aparecem e quando os objetivos pessoais começam a apontar para direções diferentes, o amor é realmente posto à prova.
Quando as coisas ficam realmente difíceis, enquanto se debatem tentando encontrar maneiras de salvar um relacionamento aparentemente sem salvação, vocês se lembram de orar?
11 benefícios da oração entre casais para o casamento
Jesus ensinou seus discípulos: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á” (Mateus 7:7-8).
Não se trata de mágica. Quando colocamos nossa fé em ação e buscamos a ajuda Divina por meio da oração, os milagres realmente começam a acontecer.
Existem muitas formas de orar.
O Salvador deixou um modelo perfeito de como orar. Em Lucas 11:1-3, o Mestre ensina passo a passo: primeiramente chamamos pelo Pai, em seguida agradecemos e pedimos as coisas de que precisamos, e encerramos a oração em nome de Jesus Cristo (João 14:13-14).
Acontece que, quando a situação está difícil, temos uma tendência de orar por paciência. E só.
A paciência é uma virtude essencial em todos os relacionamentos, mas não é o suficiente para construir um casamento feliz.
Confira abaixo uma lista de 20 coisas pelas quais você deve orar a fim de fortalecer seu casamento:
1. Crença
Atos 16:31 – “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”
2. União
Eclesiastes 4:12 – “E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”
Mateus 19:6 – “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”
3. Coragem
Josué 1:9 – “Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”
4. Conhecimento
Filipenses 1:9-10 – “E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo.”
5. Discernimento
Efésios 4:29 – “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”
6. Amor
I Coríntios 13:4-7 – “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
7. Fidelidade
Provérbios 3:3-4 – “Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.”
8. Benignidade
Efésios 4:32 – “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
9. Companheirismo
Eclesiastes 4:9-10 – “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.”
10. Frutos do Espírito
Gálatas 5:22 – “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”
11. Generosidade
Provérbios 11:25 – “A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.”
12. Gentileza
Colossenses 4:6 – “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.”
13. Esperança
I Pedro 1:6-7 – “Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações. Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.”
14. Humildade
Filipenses 2:3-4 – “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”
15. Intimidade
1 Coríntios 7:5 – “Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.”
16. Paz
Salmos 122:7 – “Haja paz dentro de teus muros (…).”
Salmos 29:11 – “O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.”
17. Proteção
2 Tessalonicenses 3:3 – “Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno.”
18. Respeito
Efésios 5:33 – “Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.”
19. Entendimento
I Pedro 3:7 – “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.”
20. Confiança
I João 4:18 – “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.”
Não importa quão ruins as coisas estejam. Deus tem o poder de trazer perdão onde só há discórdia, de restaurar o que foi perdido, de curar o que está machucado e de fazer brotar amor em um coração aparentemente endurecido.
Os 10 mandamentos do casamento