Além do coelhinho: Escolhendo tradições de Páscoa para sua família
Como tornar a celebração da Páscoa mais espiritual conhecendo seu significado e incorporando tradições em sua família que lembrem Jesus Cristo e sua ressurreição.
Amy Peterson
A Páscoa é um dos meus feriados favoritos. Após um longo inverno no hemisfério norte, é renovador para nós celebrar a nova vida nos meses de primavera e verão que chegam e, mais importante, celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. Se sua família é cristã e celebra a Páscoa, aqui vão algumas atividades que você pode adicionar à sua celebração. A diversão é um bônus.
Grama de Páscoa
Divirtam-se observando algo verde crescendo em seu próprio lar. Escolha um recipiente como um balde, vaso de flor ou mesmo uma caixa de ovos e plante algumas sementes de grama de crescimento rápido com terra vegetal ou adubada. Molhe todos os dias. Em duas semanas você já terá uma linda grama verde. Essa atividade ajuda sua família a pensar sobre crescer e a beleza da terra.
Pãezinhos da ressurreição
(Folar de Páscoa). Receita portuguesa de um pão que representa Cristo deixando a tumba. O pão é a tumba e é recheado com marshmallow ou outro recheio que derreta enquanto assa, deixando o centro do pão vazio.
Jantar de Jerusalém
Não se sabe exatamente o que Jesus e seus discípulos comeram na última ceia, mas você pode servir à sua família um jantar típico daquela região na época de Cristo. Pão ázimo (sem fermento), cordeiro assado, ervas, amêndoas, nozes, sopa de legumes e frutas frescas eram alimentos consumidos regularmente de acordo com artigos da Biblioteca Virtual Judaica. Além disso, como as pessoas comiam com as mãos, sua família pode tentar isso também.
Caça aos ovos
Existem muitas versões da caça aos ovos de Páscoa. Na Europa usa-se cozinhar ovos de galinha, pintá-los e escondê-los. Alguns enchem ovos de plástico com doces ou pequenas guloseimas. Para tornar a caçada mais significativa, tente uma caçada bíblica – Dentro de ovos de plástico numerados, coloque papeizinhos com escrituras e pequenos objetos que representem a última semana de Cristo. As crianças encontram os ovos, leem as escrituras e comentam os objetos.
Brunch ou jantar de Páscoa
Celebre a Páscoa com um belo brunch (café da manhã reforçado) ou jantar com a família e amigos. Decore a mesa com flores da estação ou lírios que representam a Páscoa. Sirva pratos tradicionais como bacalhoada e colomba pascal de sobremesa. Um bom complemento pode ser salada de verduras frescas e cenouras cruas ou assadas. A sobremesa pode ser feita pelas crianças também. Vale um bolo de coelho ou ovos de chocolate.
Sinais da estação
Se você mora em uma área onde há estações distintas, façam uma caminhada na natureza e vejam como (no hemisfério sul), a estação está mudando do forte verão para um tempo mais fresco. Observe como começam a soprar os ventos e as folhas caem. Atentem para o canto dos pássaros e para os animais. Com crianças pequenas nem precisa ir muito longe. Elas podem desfrutar de um passeio ao redor do bairro. Se estiverem se sentindo mais aventureiros, podem ir a um parque e procurar flores silvestres.
Shows ou eventos religiosos
Muitas igrejas e comunidades celebram a Páscoa. Verifique em sua localidade ou busque online por algum evento assim em sua área. Comemorar junto com outros é uma forma de adoração. Se não encontrar nenhum evento em sua cidade, faça o seu próprio, colocando música religiosa para tocar e lendo a Bíblia.
Símbolos da Páscoa
Compreender o significado por trás dos símbolos da Páscoa vai melhorar a sua celebração. Por exemplo, o ovo simboliza nova vida. Um cordeiro simboliza Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus. A cor verde simboliza o renascimento e um novo crescimento, enquanto o branco remete à pureza. Escolha os símbolos que melhor representam o que você gostaria que a sua família tivesse em mente durante a celebração da Páscoa, e depois os incorpore em sua celebração.
Você pode encontrar mais ideias na internet. Muitos blogs trazem ideias para comemorar a Páscoa como trabalhos manuais, comidas típicas e decoração.
Divirtam-se em família e ensine seus filhos a apreciar as mudanças de estação e a sagrada esperança de renovação que vem com a Páscoa.
Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Beyond the Easter bunny: Choosing Easter traditions for your family.