Como aumentar a fé: Nutrindo o nosso grão de mostarda

Às vezes, tudo o que precisamos é de uma fé do tamanho de uma semente de mostarda para avançarmos em direção a uma vida melhor.

Becky Rickman

Eu não sei quanto a você, mas para mim, às vezes, a vida parece fútil. Ocasionalmente, podemos nos sentir como prisioneiros das rotinas em que nos encontramos e pensar que todo o bem que estamos fazendo não significa nada. Mas se exercitarmos um pouco de fé, só um pouquinho para começar, podemos tornar-nos muito melhores pessoas com mais vida plena.

Na Bíblia, no evangelho de Marcos, nos é dado um esboço para ajudar em nossa busca. Um pai tem um filho que está sofrendo de uma doença desconhecida que ninguém parece capaz de encontrar qualquer alívio.

Leia: Uma mensagem para os corações partidos

Ao falar com Jesus Cristo, o pai pede: “Se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.”

Jesus disse-lhe: “Se tu podes crer tudo é possível ao que crê.”

Advertisement

E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas disse: “Senhor, eu creio; ajuda a minha incredulidade.”

Este pobre pai ficaria grato por qualquer vislumbre de esperança e à menor das bênçãos em nome de seu filho. Em resposta ao seu apelo honesto e sincero, e mesmo com a sua admissão de fé incompleta, o Salvador curou seu filho totalmente, quase literalmente, ressuscitando-o dos mortos.

Aqui está como você pode exercitar sua fé para mudar a sua vida:

1. Expresse sua convicção

Assim como esse pai fez, você pode ir a Deus e deixar que Ele saiba do seu desejo por uma maior fé. Expresse sua fé a Ele. Diga: “Senhor, eu creio”. Isto não só permite que você fale com o seu Pai no Céu sobre sua fé, mas na mesma expressão, permite a você dizer a si mesmo a verdade.

Leia: 4 lições aprendidas com as adversidades

Advertisement

2. Confesse suas limitações

O Senhor se deleita em honestidade e humildade. “Ajuda a minha incredulidade.” É uma coisa boa confessar suas fraquezas a Deus e a si mesmo.

3. Não deixe que suas próprias dúvidas fiquem no caminho

Tenha fé em sua própria fé. Você tem mais do que pensa. Ela está lá e se você tem filhos e tem feito o seu melhor para criá-los de acordo com suas crenças, a fé está neles também. Nunca perca a esperança.

4. Coloque essa crença em ação

Coloque suas palavras em ação. Encontre tempo a cada dia para conhecer melhor a Deus. Fale com Ele muitas vezes em nome de Seu filho, através de quem todas as bênçãos são concedidas. Viva o que você alega crer e suas convicções crescerão exponencialmente. Seja gentil com o outro. Ame os seus inimigos e ore por eles. Ore por oportunidades de servir. Compartilhe suas crenças com alguém que pode ter dúvidas.

5. Não tenha medo de pedir ajuda

Nunca deixe suas limitações impedi-lo de suplicar ao Pai o que você precisa. Não as coisas do mundo, mas os desejos justos de seu coração. Volte-se para Deus quando toda a esperança parecer perdida e suas orações serão respondidas.

Leia: Uma mensagem inesperada de Deus

Advertisement

6. Construir sobre o grão de mostarda

Em Marcos se encontra uma importante promessa: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta montanha, move-te daqui para acolá, e ela se moverá, e nada será impossível a ti.” Em suas orações diga a Deus que você acredita que “por meio dele todas as coisas são possíveis.” Pergunte o que é conveniente para você e sua família e, em seguida, deixe o resto com Ele, mas lembre-se desta importante ressalva. “Seja feita tua vontade”. Deixe-o saber que você tem fé que Ele sabe o que é melhor para você.

7. Acredite até que você saiba

Estes são pequenos passos em direção à verdade. Comece por acreditar e aumentar sua crença em um conhecimento maior. Segure firme e esteja ansioso para o dia em que você poderá dizer sem hesitação: “Senhor, eu sei.”

Nos são dados maravilhosos exemplos de discípulos que cresceram na fé, avançaram para um maior conhecimento e forneceram um farol de luz para aqueles que duvidavam. Esta é uma meta a ser definida para você e sua família. Comece com uma pequena semente de esperança, plante-a, alimente-a com a palavra, sirva ao próximo e veja como a planta cresce e as raízes se aprofundam, proporcionando uma base sólida para sua fé. Eu prometo que funciona porque funcionou para mim.

_Traduzido e adaptado por Stael F. pedrosa Metzger do original How to grow your faith: Nourishing our mustard seed

Toma un momento para compartir ...

Becky Rickman

Becky Lyn is an author and a 35+ year (most of the time) single mom.