Como cultivar sua fé: Nutrindo nossa semente de mostarda

Eu não sei como é com você, mas ocasionalmente podemos sentir que jamais nos livraremos de nossas fraquezas e que todo o bem que praticamos é por nada. Mas se exercermos somente um pouco de fé...

Miriam Aguirre

Eu não sei como é com você, mas às vezes a vida parece fútil. Ocasionalmente, nós podemos sentir que jamais nos livraremos de nossas fraquezas e que todo o bem que praticamos é por nada. Mas se exercermos somente um pouco de fé, só um pouquinho para começar, nós podemos nos tornar pessoas muito melhores com vidas realizadas.

Na Bíblia, no livro de Marcos, podemos encontrar um guia que nos auxilia nessa missão. Um pai tem um filho que está sofrendo de algum mal desconhecido que parece não ter cura conhecida.

Se dirigindo a Jesus Cristo, o pai implora, “Se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.”

Jesus disse a ele, “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.”

Logo em seguida o pai da criança clama, em lágrimas, “Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade.”

Advertisement

Esse pobre pai ficaria grato por qualquer facho de esperança, a menor das bênçãos em favor de seu filho. Em resposta a sua honesta súplica, mesmo com sua confissão de fé incompleta, o Salvador curou seu filho, quase literalmente o revivendo.

Aqui está como você pode exercitar sua fé e mudar sua vida:

1. Expresse sua convicção

Assim como esse pai fez, você pode achegar-se a Deus e demonstrar seu desejo por uma fé maior. Expresse sua fé a Ele. “Senhor, eu creio.” Isso não só lhe permite contar a seu Pai Celestial sobre sua fé, mas também, lhe permite contar a si mesmo a verdade.

2. Confesse suas limitações

O Senhor se deleita na honestidade e na humildade. “Ajuda a minha incredulidade”. Confessar suas fraquezas a Ele e a si mesmo é algo bom.

3. Não deixe que suas próprias dúvidas atrapalhem o caminho

Tenha fé em sua própria fé. Você tem mais fé do que já pensou ter. Ela está lá e se você tem filhos e fez o melhor que podia para criá-los de acordo com suas crenças, tenha fé neles também. Nunca desista da esperança.

Advertisement

4. Coloque sua crença em ação

Concretize suas palavras em ações. Encontre tempo a cada dia para conhecer melhor a Deus. Converse com Ele frequentemente em nome de Seu filho, através de quem todas as bênçãos são garantidas. Viva o que você proclama acreditar e suas convicções crescerão exponencialmente. Seja bondoso com o próximo. Ame seus inimigos e ore por eles. Ore por oportunidades de servir. Compartilhe suas crenças com alguém que tenha dúvidas.

5. Não tenha medo de pedir por ajuda

Nunca deixe que suas fraquezas e limitações lhe impeçam de pedir ajuda ao Pai por aquilo que você necessita. Não por coisas do mundo, mas por desejos justos de seu coração. Vire-se para Deus quando toda a esperança parecer estar perdida e suas orações serão respondidas.

6. Creia até ter certeza

Esses são passos de bebê rumo à verdade. Comece acreditando e cultive essa crença até que ela vire conhecimento. Segure-se firme buscando chegar no dia em que poderá dizer, sem hesitar, “Senhor, eu sei.”

Nos são dados grandes exemplos de discípulos que cultivaram sua fé, seguiram em frente até a crença se tornar um conhecimento provendo assim um facho de luz para aqueles que duvidam. Essa é uma meta para você e para sua família. Comece com uma pequena semente de fé, plante-a, nutra-a com a palavra, sirva sempre e veja a planta crescer e as raízes crescendo profundamente, provendo um alicerce forte para sua fé. Eu prometo que isso realmente funciona porque funcionou para mim.

Toma un momento para compartir ...

Miriam Aguirre

Miriam Aguirre nació en México D.F. y actualmente vive en Argentina. Tiene un título en Educación Infantil. En su tiempo libre disfruta de leer novelas románticas, caminatas con su esposo y jugar con sus dos hermosas hijas.