Encontrando esperança através da fé
A esperança vem pela fé, se a fé aumenta, também aumenta a esperança. Ela se manifesta na confiança, no otimismo, no entusiasmo, na paciente perseverança e nas boas obras.
Sônia Penha
Você já teve o sentimento de que tudo o que deseja, que é bom, acontecerá; ou de que tudo o que acontece terá um final feliz; até mesmo de esperar por um mundo melhor? Este sentimento que nasce no coração é a esperança.
Nessa época de poucas chuvas, tem sido grande a esperança de que haja chuva suficiente. Todos têm esperado que chova, orado para que chova e, até, dependendo da fé, jejuado para que chova. Esse anseio é esperança.
O mesmo se dá com o momento político e econômico que enfrentamos no país, com problemas e desafios que encontramos no casamento e na família, no trabalho, com a educação, nos relacionamentos e mesmo na fé. Temos o desejo de que tudo seja melhor, de um mundo melhor, de algo melhor. Esse desejo também é esperança.
Aprendemos que “Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio; ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador (…) a todos sucede o mesmo”. (Eclesiastes 9:2-3)
Tempestades ocorrem na vida do prudente, que edifica sua vida sobre os ensinamentos de Jesus, como também na vida do imprudente, que edifica a vida sobre as coisas deste mundo.
Diante do pessimismo, desespero e desesperança deste mundo, podemos perguntar o que podemos esperar ou como manter viva nossa esperança.
Encontrando a esperança pela fé
A esperança vem pela fé; se a fé aumenta, também aumenta a esperança. Ela se manifesta na confiança, no otimismo, no entusiasmo, na paciente perseverança e nas boas obras.
É a firme expectativa e anseio por tudo que contribui para a felicidade, o bem-estar ou prosperidade. É crer, confiar, esperar e trabalhar hoje, em meio às dificuldades, para que os anseios da alma se cumpram no futuro. É uma fé genuína.
Fé para ser mais amoroso quando o amor de muitos esfria; mais misericordioso quando nos entenderem mal ou apresentarem uma falsa imagem nossa; mais santo quando o mundo amadurecer em maldade; mais gentil e paciente num mundo rude e áspero; e mais determinado a seguir em frente quando o coração dos outros esmorecer. Mais cheio de esperança.
Aumentando a esperança
A capacidade de abundar em esperança cresce à medida que o bem for feito, que a oração for proferida, que o perdão for pedido a Deus ou dado aos outros, que o arrependimento for buscado, que as escrituras forem estudadas e aplicadas.
A esperança preenche a vida com felicidade e sua ausência faz o coração desfalecer e fomenta o egoísmo. Ela nos ampara nos desafios cotidianos desta vida.
Ter esperança permite “prosseguir”, mesmo quando escuras nuvens oprimem. Permite sobrepujar o desespero, se ocupar com zelo na melhoria deste mundo, suportar bem até o fim, fazer boas obras em abundância, ver através da fé para não encolher diante dos obstáculos, ter a expectativa de um futuro mundo melhor.
Mantendo a esperança perante a tragédia: Dias melhores virão
Destruindo a esperança
Jesus explicou algumas das coisas que destroem a nossa esperança e nos faz desistir: se deixar cair em tentação, não resistir às angústias e tribulações, não suportar perseguições, temer os cuidados do mundo, buscar primeiro as riquezas materiais, desistir em vez de perseverar até o fim e deixar-se enganar por profetas falsos. (Mateus 13:19–23)
Parte de nossa vida mortal é passarmos por aflições, dores e desapontamentos, mas em Jesus podemos encontrar a paz. Ele pode ajudar-nos a ter esperança, bom ânimo para vencer todos os desafios desta vida, não desanimar, não perder a fé e viver a vida com alegria.
Não deixe a esperança, que contribui para a felicidade, bem-estar e prosperidade daqueles a quem você ama ser destruída. Tenha fé e trabalhe para que ela esteja sempre viva e que as bênçãos venham.