Morte: O que acontece então?

Assim como aprendemos sobre o que os outros acreditam que aconteça depois que morremos, podemos ganhar a fé de que a vida não termina com a morte. O que conforta os corações.

Marian Griffith

É um fato que a partir do momento em que nascemos, vamos morrer. A morte é parte da vida. Então, por que temos tanto medo da morte? Parece que os seres humanos têm medo do desconhecido e o que quer que aconteça após a morte é um grande mistério. Diferentes religiões têm diferentes crenças sobre a morte, mas até que experimentemos a nossa própria morte, só podemos ter esperança. Examinar algumas dessas crenças pode confortar-nos e aos nossos familiares e dar-nos esperança de que a vida não termine com a morte.

Algumas crenças cristãs:

1. Igreja Batista:

Os seguidores de Cristo passarão a eternidade na presença d’Ele. Os cristãos morrem, seus corpos são enterrados, mas os seus espíritos (ou almas) entram imediatamente na presença do Senhor no céu. Quando Jesus Cristo voltar à Terra, os corpos dos cristãos serão levantados dentre os mortos, aperfeiçoados, e depois reunidos a seus espíritos para viver para sempre com Jesus. Não-cristãos, assassinos, pessoas sexualmente imorais, feiticeiros, idólatras e mentirosos terão uma parte no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte. Todos morrerão, mas os cristãos não experimentarão esta segunda morte.

2. Igreja Católica:

O Catecismo da Igreja Católica ensina que “cada alma é imortal: não perece quando se separa do corpo no momento da morte, e se reunirá ao corpo na ressurreição final”. Na morte, a alma se separa do corpo e é imediatamente julgada, e entra no céu (imediatamente ou através da purificação do purgatório) ou vai para o inferno.

3. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias:

A morte é uma separação temporária do espírito e do corpo. Espíritos vão para o mundo espiritual que é dividido em dois espaços distintos – Paraíso e prisão. As pessoas que aceitaram o evangelho de Jesus Cristo e viveram em retidão irão para o paraíso. As pessoas que rejeitaram o evangelho e aqueles que morreram sem conhecimento da verdade permanecerão na prisão espiritual.

Os espíritos dos justos no paraíso pregam o evangelho aos que estão em prisão. Esses podem se arrepender, o que abre as portas da prisão e permite que os presos libertem-se da escuridão espiritual, descrença, ignorância e pecado. Então podem sair da prisão e viver com os justos no paraíso, até a ressurreição e o julgamento.

Advertisement

Depois da ressurreição e julgamento, cada um receberá de acordo com seu merecimento um dos três reinos de glória. Existem diferentes graus de retidão sobre a terra, e há reinos de diferentes glórias na próxima vida: o reino celestial é o mais elevado, seguido pelo terrestre e o telestial. Para recompensar muitos níveis diferentes de fidelidade, haverá “muitas moradas”. Aqueles que alcançam o reino celestial serão exaltados ao estado divino referido como a vida eterna. A vida eterna inclui um Pai amoroso no Céu, membros de nossa família, os nossos antepassados e nossa posteridade.

4. Crenças hindus:

A alma passa por um ciclo de vidas sucessivas e sua próxima encarnação depende de como a vida anterior foi vivida (lei do Carma).

As pessoas constroem seu Carma, bom ou mau, com base em suas ações dentro dessa vida. O Carma afeta suas vidas futuras e vivências. As pessoas devem assumir a responsabilidade por suas ações, em cada vida. A morte é o último ciclo de vida referido como o “último sacrifício”.

Moksha é o fim do ciclo de morte e renascimento e é classificado como a quarta e última meta. É alcançado através da superação da ignorância e dos desejos.

5. Judaísmo:

O judaísmo tradicional acredita firmemente que a morte não é o fim da existência humana, mas não têm muitos esclarecimentos sobre a vida após a morte, deixando assim espaço para a opinião pessoal. Um judeu ortodoxo pode acreditar que as almas dos justos mortos vão para um lugar semelhante ao paraíso cristão, ou que reencarnam por muitas vidas, ou simplesmente esperam até a vinda do messias, quando então serão ressuscitados. Acreditam que as almas dos ímpios são atormentadas pelos demônios de sua própria criação, ou que as almas perversas são destruídas, deixando de existir.

Advertisement

6. Islamismo:

Céu e inferno são realidades a serem enfrentados no Dia do Juízo, para ser concedida a misericórdia de Deus e entrar no Paraíso, ou para o fogo do inferno. Ninguém alcançará um dos dois antes do Dia do Juízo. Em vez disso, o corpo e a alma passarão um tempo em suas sepulturas, enquanto se espera esse dia. O túmulo dos fiéis será bem iluminado, espaçoso e confortável. O túmulo dos descrentes será escuro, apertado e assustador.

7. Budismo:

Os budistas acreditam na reencarnação. As personalidades se alteram através do esforço consciente e dos condicionamentos, e influência da educação, dos pais e da sociedade. Mas no momento da morte, cada um retorna à vida como um novo ser. Este processo de morte e renascimento continua até que se livrem da ignorância e dos desejos. Então, ao invés de renascer, a mente atinge um estado chamado Nirvana.

Aqueles que imaginam que haja o mal onde não há, e não vê o mal onde realmente está (confirmando opiniões falsas) vão para o estado de aflição. Aqueles que veem o errado como errado e o certo como certo, irão para reino da felicidade.

Qualquer que seja a fé, todos concordam que há vida após a morte e podemos ser confortados sabendo que a qualidade de vida no pós-morte depende de como vivemos agora e que a morte não é para ser temida por quem viveu sabiamente.

_Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original

Advertisement

._

Toma un momento para compartir ...

Marian Griffith

Marian Griffith é mãe de 9 filhos, tem uma vasta experiência com empreendedorismo. Ela conquistou seu bacharelado em Saúde Natural.