O poder das respostas às orações dadas pelo Senhor

Este artigo visa mostrar a todos os leitores sinceramente desejosos de conhecer a verdade, que o grande Deus, nosso Pai Celestial, é um Deus vivo, que tem o mesmo poder e habilidade de se comunicar com o homem hoje, como tinha em tempos remotos.

Erika Strassburger

Há quem acredite que os céus estejam fechados para revelação. Que Deus encerrou sua comunicação com os homens no período do novo testamento. E que o homem de nossa época não precisa de nada além dos escritos antigos para saber como agir.

Este artigo visa mostrar a todos os leitores sinceramente desejosos de conhecer a verdade, que o grande Deus, nosso Pai Celestial, é um Deus vivo. É o Todo Poderoso que tem o mesmo poder e habilidade de se comunicar com o homem em nossa época, como tinha em tempos remotos.

Creio ser a nossa época, entre todas as outras, o período em que a humanidade mais careça de orientação dada por meio de revelação vinda de Deus. Temos tantos desafios modernos, situações pelas quais as pessoas da antiguidade nem sonhavam passar. Há algumas práticas que, embora pareçam nunca haverem cessado ao longo das gerações, foram “modernizadas” e precisam ser tratadas com uma compreensão mais atual.

Precisamos de revelações dos céus para lidar com questões como:

  • Vícios em drogas ilícitas, álcool, fumo e outras substâncias que causam dependência; em alimento, em tecnologias, etc.

    Advertisement
  • Doenças como depressão, estresse, síndrome do pânico, entre outras.

  • Pornografia, sexualização de crianças e jovens.

  • Comportamentos destrutivos, como automutilação.

  • Práticas como fazer tatuagens, colocar piercings.

  • Relações sexuais ilícitas, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis.

    Advertisement

Há também decisões a tomar, para as quais é imprescindível receber o aval divino, tais como:

  • Qual carreira seguir.

  • Aceitar ou não uma oferta de emprego.

  • Casar com determinada pessoa.

  • Mudar ou não de cidade.

    Advertisement
  • Dar uma orientação específica aos filhos.

  • Escolher uma religião que mais nos aproxima de Deus.

  • Identificar algo especial que Deus quer que façamos para nosso progresso eterno, para ajudar nossa família, para ajudar, inspirar ou fortalecer o próximo.

Eu poderia acrescentar muitos mais itens a essas listas, tamanhos desafios que temos para enfrentar, decisões para tomar e pessoas para ajudar. O importante é sabermos que não estamos sozinhos. Temos um Pai Celestial amoroso que está disposto a nos ajudar, orientar.

De que maneira obter revelação pessoal ou revelação para nossa família, a fim de tomar as melhores decisões? Abaixo estão as ferramentas que temos à disposição para que uma comunicação com os céus flua de maneira inequívoca:

Advertisement

1. Oração

A oração é o meio pelo qual nos dirigimos a Deus para pedir-Lhe instruções. Uma oração reverente, clara e específica é fundamental para que a resposta seja tanto quanto clara.

2. Escrituras Sagradas

Embora elas tenham sido escritas para pessoas de épocas diferentes, servem tanto para nos ensinar coisas do Reino, quanto para nos orientar sobre uma situação específica, como as que foram listadas acima. Mas não são os únicos meios que Deus utiliza para nos revelar a Sua vontade.

3. Ideias, sensações, pensamentos que perduram

O Senhor muitas vezes nos diz algo na mente e Sua revelação se manifesta como novas ideias, uma sensação de que devemos fazer algo ou não devemos fazê-lo, pensamentos que insistem em ocupar a nossa mente.

4. Sentimentos cálidos, doces e reconfortantes como aprovação divina, ou sentimentos como angústia e dúvida como reprovação

O Senhor também costuma nos dar paz ao coração como resposta a determinado assunto. Por exemplo, uma pessoa orou para saber se deveria deixar seu atual emprego e aceitar uma nova proposta que recebeu. Deus dará tranquilidade ao seu coração, caso seja uma boa decisão. Se ela se sentir confusa e angustiada, significa que essa decisão poderá lhe trazer problemas futuros. Então é melhor ficar como está.

5. Sonhos

Muitas vezes o Senhor nos revela Sua vontade por meio de sonhos. Precisamos, porém, cuidar para não levar em conta todos os sonhos que tivermos, pois muitos deles são influenciados por acontecimentos cotidianos e nossas expectativas. Toda a revelação que se manifestar por meio de sonho, será especial. Lá no íntimo saberemos que se trata de uma revelação.

Advertisement

6. Mensageiros de Deus

Deus também inspira seus servos, homens dignos e, de preferência, com poder e autoridade para representá-Lo na terra, para revelar aos homens o que Ele quer que eles façam.

Em raríssimas vezes, o Senhor envia anjos ministradores de Sua presença para dar ao homem ou ensinar-lhe algo que nenhum outro homem na terra possa fazê-lo.

É importante tomar nota de um detalhe fundamental: Deus estabeleceu uma hierarquia para os homens receberem revelação, quanto forem dignos. Segundo essa ordem, uma revelação para a vida pessoal de alguém, virá diretamente à pessoa, e não ao seu vizinho ou amigo.

Em casos excepcionais, quando estamos com muita dificuldade de compreender a vontade de Deus, Ele inspirará outra pessoa a fazer ou dizer algo, o que clareará nossa mente.

Ainda de acordo com a hierarquia das revelações, um pai de família receberá revelação para sua própria família e não para a família do seu vizinho.

Advertisement

Gostaria de acrescentar algo importantíssimo que foi dito pelo doutor em Administração de Empresas, educador e líder cristão Henry B. Eyring: “Todos sabemos que o julgamento humano e o pensamento lógico não são suficientes para obtermos as respostas para as perguntas que mais importam na vida. Precisamos das revelações de Deus. E não precisamos apenas de revelação em um momento de estresse, mas precisamos de um fluxo constantemente renovado. Não precisamos de apenas um lampejo de luz e consolo, mas precisamos da bênção contínua da comunicação com Deus.”

Precisamos criar o hábito de manter o canal de comunicação com Deus aberto e a comunicação fluindo constantemente, não somente em épocas de necessidade. Para que isso aconteça, é imperativo que vivamos uma vida limpa de todo o pecado. E, caso cometamos algum erro, que nos arrependamos imediatamente e nos purifiquemos.

Temos direito à revelação pessoal e, caso sejamos casados e/ou pais, revelação para a nossa própria família. Deus quer nos orientar em nossas decisões na mortalidade. Acima de tudo, Ele quer nos mostrar o caminho que nos conduz de volta à Sua presença. Precisamos ser humildes, abrir o coração e aceitar Sua vontade, seja ela qual for. A partir do momento em que nos revela a Sua vontade, Ele espera que ajamos conforme orientação recebida.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.