Quando e como ensinar uma criança a orar

6 dicas incríveis sobre como ensinar as crianças a fazerem suas próprias orações.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Uma das coisas mais importante que um pai e uma mãe podem ensinar ao filho é conversar com Deus. São incalculáveis os benefícios na vida de uma criança que aprende que sempre pode recorrer ao Pai Celestial e que Ele ouve e responde a suas orações.

Muitos pais adiam esse aprendizado por muito tempo. Ou, pior, deixam esse tipo de ensinamento somente a cargo da igreja.

O momento ideal de ensinar uma criança a orar é assim que ela começa a falar. As crianças pequenas são muito puras e têm uma capacidade surpreendente de aprender.

O ato de orar é muito pessoal, mas não é preciso grandes conhecimentos teológicos para ensinar.

Preparamos uma lista de 6 dicas para ajudá-lo nesse processo:

Advertisement

1. Como orar

Apesar de existirem muitas maneiras de orar, em Lucas 11:1-3, Jesus ensina como fazer: primeiramente chamamos pelo Pai, em seguida agradecemos e pedimos as coisas que precisamos, e encerramos em nome de Jesus (João 14:13-14).

Essa maneira, apesar de muito simples, permite que a criança tenha liberdade de expressar seus sentimentos do seu jeitinho e com suas palavras.

2. Frases curtas e palavras simples

Algumas pessoas pensam que as orações devem ser longas e cheias de palavras difíceis. Na realidade ela só precisa vir do coração.

No começo, você pode ditar a oração para a criança repetir. Pode ser curtinha e com palavras que ela compreenda.

3. Dê liberdade

Assim que a criança se sentir pronta, ela começará a orar utilizando as próprias palavras. Ensine-a a ser respeitosa, mas deixe que ela tenha liberdade de pedir e agradecer pelo que quiser.

Advertisement

4. Aproveite as oportunidades

Aproveite toda oportunidade de orar junto com ela. Quando um brinquedo se perde, quando alguém está doente, quando ela sente medo. Ela precisa aprender que pode confiar ao Pai tudo o que precisar.

5. Ensine paciência

Ensine que o Pai Celestial responde a todas as orações, mas que às vezes precisamos esperar.

6. Ensine fé

Da mesma forma que os pais dizem não aos filhos quando pedem coisas que não são boas para eles, Deus também diz não quando pedimos algo que não será bom para nós. A criança precisa aprender a confiar que Ele sabe o que é melhor para nós.

Os pais podem não estar o tempo todo com os filhos. E à medida que crescem, eles passam a interagir cada vez mais fora de casa e longe da supervisão dos pais.

Leia também: Orando por seus filhos – Uma arma poderosa

Advertisement

Se seus filhos aprenderem a orar, você não precisa se preocupar. Porque mesmo quando estiverem longe de você, ao ter que tomar uma decisão ou enfrentar um desafio, eles saberão que sempre podem contar com a orientação e a proteção de um Pai Celestial amoroso e sábio.

E, em minha opinião, esse é o maior presente que os pais podem dar aos filhos.

Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.