Seja verdadeiro a quem você realmente é

5 dicas para ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, mesmo ao enfrentar situações de raiva, estresse, ou mentira de outros.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

O dicionário define a palavra íntegro como: Que tem comportamento exemplar, honrado, reto.

A integridade é a virtude de quem é leal a si próprio, a suas convicções, seus ideais, sua filosofia de vida.

Na teoria é tudo muito fácil. Mas a realidade é que existem situações que tiram a pessoa do sério!

Por mais que o indivíduo acredite no poder do amor, do perdão e da paciência, tem horas que dá vontade de falar umas poucas e boas!

Ao contrário do que muita gente pensa, dizer tudo o que vem à mente no momento da raiva (o que costumam chamar de “desabafar”) não ajuda em nada. Pode ser até que traga uma sensação de alívio momentâneo. Mas essa sensação passa rápido. Ainda mais quando dizemos algo que venha a magoar o outro e agravar ainda mais o problema.

Advertisement

Nas situações extremas é que nosso autocontrole é testado. É nos momentos de tensão que mostramos se somos realmente discípulos de Jesus.

Apesar de não podermos mudar as outras pessoas, nem as circunstâncias a nossa volta, podemos controlar a forma como iremos reagir a elas. Temos o poder de decidir sobre nossas próprias reações emocionais e podemos, sim, controlá-las.

Quando passo por situações assim, sempre me lembro das seguintes palavras de Brigham Young: “Quando a ira se acende em meu íntimo devido aos erros dos outros, eu a domino como faria com um cavalo selvagem e saio vencedor.”

Bom, nunca tive um cavalo selvagem… Mas já tive uma gata muito brava! Quando nós precisávamos levá-la ao veterinário era uma verdadeira epopeia para que fosse possível realizar os procedimentos. Tínhamos que segurá-la com cuidado para não machucá-la, porém de maneira bem firme, a ponto de imobilizá-la.

Então, na minha imaginação, sempre comparo a ira com uma gata brava que precisa ser imobilizada! É difícil, dá trabalho, mas sei que é possível.

Advertisement

Para superar situações assim, analise estas 5 dicas:

  1. Adie uma expressão de raiva até encontrar uma forma construtiva (que não agrida verbal ou fisicamente) ninguém.

  2. Envolva-se em alguma atividade física. Correr, caminhar, andar de bicicleta, nadar, dançar. A atividade ajuda o corpo a livrar-se das toxinas produzidas pelas situações de estresse. Isso ajuda a clarear a mente para decidir com calma.

  3. Mude o foco. Pense em uma poesia, a letra de uma música ou crie sua própria frase motivadora.

  4. Se outra pessoa estiver envolvida no problema, expresse seu ponto de vista sem condenar, xingar, rotular ou ofender. Na hora da raiva, isso é praticamente impossível. Por isso, é melhor esperar os ânimos acalmarem antes de tentar qualquer diálogo.

    Advertisement
  5. Ore pedindo ajuda para controlar seus sentimentos negativos. Deus tem o poder de transformar seu coração, se você permitir. Confie Nele!

Controlar o temperamento não é nada fácil. É um exercício diário de uma vida inteira.

Todos têm alguns altos e baixos. O importante é não desistir, mesmo após um dia ruim.

Esforce-se para colocar essas 5 dicas em prática e uma grande mudança ocorrerá em sua vida.

Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.