Festa e brincadeiras: como organizar uma festa para aniversário de gêmeos

Fazer um aninho de vida é um evento que merece comemoração. Aprenda a organizar uma festa bem sucedida para seus bebês.

Apr 06, 2013   |   1,690 views   |   49 shares
  • Organizar uma festa é algo muito gostoso e gratificante, mas exige dedicação. Quando se trata do aniversário de um ano de nosso filho, queremos caprichar o máximo possível. Escolhemos o tema que mais agrada a criança, convidamos os amigos e reunimos todos ao redor do bolo para os parabéns. Mas quando se trata de fazer tudo isso em dose dupla, uma pequena festa pode se transformar em algo grandioso e difícil de ser concretizado.

    Este artigo foi escrito para você que tem filhos gêmeos que estão prestes a completar um aninho de vida e precisa de algumas dicas para organizar a festa. Esperamos que ajude e que a comemoração seja maravilhosa. Bom... mãos à obra então!

  • 1. Convites

    Os convites podem ser manufaturados pela própria mãe (o papai também pode ajudar!) ou comprados em lojas de festa. Independentemente do tema da festa, o importante é reforçar aos convidados a individualidade das crianças escrevendo o nome de ambos e não apenas “gêmeos” nos convites.

  • 2. Local

    Se você optar por realizar a festa na sua casa ou na residência de algum familiar, terá que organizar todo o necessário para que o evento saia de acordo com o que planejou. Neste caso, comece a pensar no tema, na data, na quantidade de convidados, nos comes e bebes e na decoração, com pelo menos seis meses de antecedência. Somente assim, você poderá fazer tudo com calma.

    Mas se optar por fazer em algum buffet, o trabalho será bem menor. As decisões continuarão sendo suas, mas a realização é obrigação deles. Você fica menos assoberbada e terá tempo para outras coisas que não a organização do aniversário.

    Se você ficar em dúvida quanto ao local devido ao custo da festa, pesquise os buffets que mais lhe agradam, veja o que oferecem e quais os valores para o número de convidados que deseja. Compare esses dados com aqueles dos itens necessários para realizar a festa em casa e veja o que vale mais a pena. Dependendo do tamanho da festa, os valores podem até mesmo se equiparar.

  • 3. Lista de convidados

    Lembre-se que o aniversário de um aninho de seus filhos tem o mesmo peso que a comemoração de seus 15 anos ou de suas festas de casamento. Toda a família e os amigos esperam ser convidados. Portanto, se deseja fazer algo pequeno, procure convidar somente a família, para que nenhum amigo fique chateado por não ter sido incluído na lista. Mas se você tem possibilidades de realizar uma festa maior, vale chamar todos aqueles de que você e seu cônjuge são próximos.

  • 4. Decoração

    Quando se trata de gêmeos do mesmo sexo, a decoração é algo fácil de resolver. Ela pode ter um tema que ambas as crianças gostem ou você pode optar por dar destaque a uma cor, como azul para meninos e rosa para meninas.

    Mas, se os gêmeos são menino e menina, você deve fazer distinção. Isso é importante para o desenvolvimento da individualidade da criança. Uma opção é dividir a mesa de doces por cor. De um lado, você pode ressaltar o azul e do outro, o rosa. Fica mais fácil do que escolher dois temas, a não ser que esses sejam complementares, como Mônica e Cebolinha, ou neutros, como Backyardigans.

    Lembre-se que sempre é bom fazer dois bolos e cantar parabéns para ambas as crianças. Há, no mercado, uma infinidade de bolos maravilhosos e do tamanho ideal para o seu bolso. Se você não deseja gastar muito neste item (o que poderia fazer o orçamento da festa ir às alturas), carregue nos docinhos.

  • 5. Presentes

    Nos buffets, os presentes costumam ser arrecadados pelos funcionários logo na entrada. Mas quando a comemoração é feita em casa, você precisa encontrar um espaço para armazená-los. Você pode separar dois cestos ou caixas (de papelão mesmo) decoradas com as cores e o tema da festa (exitem adesivos e laços de todos os tipos em casas de festa). Escreva, na caixa correspondente, o nome da criança e o convidado entenderá que os presentes devem ser depositados lá.

  • 6. Diversão

    A menos que você tenha muitos amigos ou familiares com crianças acima de dois anos e meio, não precisa se preocupar em alugar brinquedos. Os bebês ainda não utilizam pula-pula, escorregador, balancinho e outros itens.

  • 7. Comes e bebes

    Em primeiro lugar, você deve decidir o horário da festa. Se quiser fazer algo por volta das 12h30, deve servir um almoço a seus convidados (pode ser até um churrasco se for uma época de calor). Mas, se optar por realizar a comemoração durante a tarde, bastam salgadinhos e outras comidinhas.

    Quanto às bebidas, procure não oferecer nada alcoólico. Trata-se de uma festa de criança, para crianças e com crianças. Às vezes, os adultos podem exagerar e provocar um clima de constrangimento durante a festa. Refrigerantes, sucos e água são o ideal.

  • 8. Lembrancinhas

    Para meninos, você pode escolher carrinhos em miniatura, bolas de futebol pequeninas ou qualquer coisa que seu filho gostar. Para as meninas é bem mais fácil, pois existe uma gama enorme de lembranças de aniversário cheias de fru-frus cor-de-rosa e com temas femininos.

    Se você quiser fazer algo neutro para facilitar, pode escolher recipientes que remetam a bebês, recheados com chocolates ou balas, por exemplo. Pesquise. Você vai encontrar coisinhas lindas que nunca havia imaginado. Daí poderá tirar ideias geniais para as lembrancinhas.

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

Deixe-nos sua opinião ou sugestão
 

Muito obrigado por inscrever-se em nossa newsletter. Aproveite os artigos mais recentes

A melhor informação para você e sua família

Curta-nos no Facebook e receba atualizações úteis e inspiracionais na sua linha do tempo.

×

Eu já curti Familia.com.br no Facebook.