10 coisas que você realmente NÃO deve dizer para mães com vários filhos

No meio de uma ida estressante às compras com várias (ou mesmo nenhuma) criança, a última coisa que precisamos é de alguém para dizer o óbvio.

Wendy Jessen

Por alguma estranha razão, existem muitas pessoas que sentem como se fosse seu dever dizer qualquer frase que lhes vêm à mente para outras pessoas em público. Muitas vezes, as vítimas desses comentários são mães com vários filhos. Se elas têm três filhos ou dez, estas mães ocupadas parecem ser vítimas de comentários sem tato de estranhos intrusivos. Em defesa da mãe cansada no supermercado, aqui estão algumas frases que você deve guardar para si mesmo quando você conhece uma mãe com filhos pendurados nela.

1. “Menina, você com certeza tem sempre os braços cheios!”

Sem brincadeira. Nossos ouvidos, carro, casa e coração também estão cheios. No meio de uma ida estressante às compras com várias (ou mesmo nenhuma) criança, a última coisa que precisamos é de alguém para dizer o óbvio.

2. “Nossa, Não sei como você aguenta…”

Bem, a verdade é que em alguns dias nós simplesmente “não aguentamos”. Algumas pessoas devem pensar que as mães com vários filhos são “supermães” e podem fazer tudo. Embora existam algumas mães que, provavelmente, podem e fazem tudo, a maioria de nós falha com frequência. Ficamos cansadas. Deixamos os pratos se acumularem na pia. E, às vezes, as crianças ficam de pijama até tão tarde no dia que o jeito é desistir e fingir que já estão prontos para ir para a cama mais cedo. Alguns dias “escapamos” para ter um tempinho para ler, dar uma olhada no Facebook ou tomar um banho de 10 minutos, enquanto as crianças ficam com “A galinha pintadinha” ou desenhos animados da TV.

3. “Você sabe como isso acontece, não sabe?”

As pessoas parecem estar brincando quando dizem isso, mas se nós não sabíamos sobre as “abelhas e as flores” antes do nosso primeiro filho, certamente descobriríamos no segundo, ou quem sabe com o terceiro.

4. “Parece que o papai deles está precisando ir pescar, não é?”

Alguém literalmente disse isso para mim certo dia enquanto eu estava fazendo compras com meus seis filhos. Eu não sabia como lidar com o comentário maldoso e apenas respondi: “Ou mamãe precisa de um dia de SPA!” Mas o que ele quis dizer? Que o pai precisa de uma pausa de todas as crianças? Ou que ele precisa levar todas as crianças para pescarem? Ou ele estava se intrometendo na nossa vida sexual, dizendo que o pai precisa de uma distração fora do quarto? Parece que nada é tabu nas conversas públicas com estranhos.

Advertisement

5. “São todos seus?”

Não, eu os comprei na seção de utilitários para casa. Sério, quem vai às compras com crianças que não são suas – especialmente várias? Eu só não sei por que as pessoas fazem esta pergunta e por que pensam ser isso da conta delas.

6. “Todos estes são do mesmo pai?”

Essa frase foi atirada em mim enquanto fazia compras com os meus três primeiros filhos que têm cabelos de cores diferentes. Acho que eu preciso de uma camiseta dizendo: “Meus filhos são todos do mesmo pai”, ou algo assim. Mais uma vez, é da conta de alguém se eles têm o mesmo pai ou não, ou são adotados? Em última análise, as crianças mesmo não se importam desde que sejam amadas e cuidadas. Só porque eu tenho um monte de crianças não significa que você possa me fazer perguntas pessoais.

7. “Muitos ajudantes!”

Eu espero que as pessoas estejam sendo sarcásticas quando dizem isso. Desde quando uma ida ao supermercado, loja (ou qualquer outro lugar) foi facilitada pela “ajuda” de crianças pequenas? Acho que, primeiro, estas almas bem-intencionadas nunca tiveram filhos; segundo, já faz um bom tempo que eles tiveram; ou (mais provável) terceiro, têm um dano cerebral permanente infligido por seus filhos.

8. “Já fechou a fábrica ou vai querer mais?”

Essa realmente não precisa de muitas explicações. Mas, se você quer saber se somos loucos o suficiente para ter mais filhos ou já terminamos nosso trabalho de reprodução, isso é algo particular e você não precisa se preocupar a respeito.

9. “Aproveite este tempo. Eles crescem tão rápido.”

Eventualmente, mães ocupadas podem sentir saudades dos filhos pequenos, mas ao mesmo tempo no meio do caos, estresse e exaustão, essa frase contribui para o estresse e preocupação em se estamos “curtindo” esse tempo louco em nossa vida. Fazemos o nosso melhor tentando absorver cada minuto da maternidade, mas na maior parte, nós estamos apenas tentando sobreviver.

Advertisement

10. O olhar silencioso

Não verbal, mas igualmente sem tato. Encarar uma mãe com um monte de crianças, por qualquer motivo não é uma boa ideia. Quer esteja apenas observando enquanto conta mentalmente o número de crianças que eu tenho ou às vezes olhando com desgosto, você deve manter o seu julgamento para si, e os olhos impiedosos também.

Eu entendo que pode ser chocante ver algo que se parece mais com um desfile ou um circo no meio de um supermercado. Mas, deem a nós, mães esgotadas, alguma folga. Nós provavelmente estamos fazendo o melhor que podemos ao mantê-los todos sob controle e ainda cumprir nossas tarefas. Se você acha que precisa dizer alguma coisa, certifique-se que seja algo educado, não intrometido e útil. Tente:

  • “Oh, que crianças lindas!”

  • “Bom trabalho, mamãe!”

  • “Que crianças bem-comportadas você tem.”

    Advertisement

Um carinho verbal é sempre melhor do que uma declaração ou questão que pode adicionar estresse à situação. Se for fazer uma pergunta, coloque-se no lugar da pessoa a quem vai perguntar e pense em como se sentiria. Algumas declarações impensadas podem doer como dedo em uma ferida. Se você quer dizer alguma coisa, seja positivo, edificante ou de alguma forma útil para essas mães que estão fazendo o melhor que podem. Lembre-se da regra popular, “Se você não puder dizer algo agradável, não diga nada.”

_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 10 things you really shouldn’t say to moms with multiple children.

Toma un momento para compartir ...

Wendy Jessen

Em seu "tempo livre", ela gosta de ler (ou ouvir livros de áudio uma vez que ela não tenha tempo para ler), escrever, bloggar, exercitar-se, ensinar a língua de sinais, interpretar para surdos, e passar tempo com seu belo hubbie, Rick. É autora de vários e-books, inclusive, "Positive Parenting: Desenvolvimento de Disciplina sem gritar, irritante, Spanking ou Time-Outs" (www.firstratefamily.com), "Língua de sinais para Bebés e além", (www.signing4babies.com), "Tradições e Rituais felizes de família" e "Celebrando a maternidade", (www.celebratingmother.com) Você pode se inscrever on-line para o boletim gratuito "Positive Parenting" em www.firstratefamily.com