10 regras para o uso do carro quando seu filho tirar a carteira de motorista

Seu filho conseguiu sua carteira de motorista e vai usar o carro dos pais. Algumas dicas de regras para que todos saiam beneficiados.

C. A. Ayres

Seu filho conseguiu sua carteira de motorista e vai usar o carro dos pais. Algumas dicas de regras para que todos saiam beneficiados.

Seu filho completou 18 anos e está super feliz porque conseguiu sua carteira de motorista depois de muito esforço, prática, tempo e dinheiro gasto com autoescola, taxas, exames, curso, etc.

Ele não vê a hora de sair com os amigos e experimentar um pouco da liberdade que precisa.

Por outro lado, você está preocupado e apreensivo. Afinal, com 18 anos ele ainda é um adolescente. E agora?

Se seu filho ainda não conseguiu comprar o próprio carro, ele vai usar o seu quando precisar. Você tem escolhas:

Advertisement
  • Não deixar. O que pode trazer problemas para o próprio adolescente mais tarde ao perder a prática de dirigir, e também lhe ajudar quando você estiver impossibilitado de sair.

  • Fazê-lo comprar o próprio carro. A não ser que tenha dinheiro para comprar à vista, ou seja um carro já pago, da família, a maioria dos adolescentes que possuem seu próprio carro trabalham mais de 20 horas por semana somente para pagá-lo, e são os mesmos que dormem na classe, atrasam trabalhos escolares e também dormem no volante causando acidentes.

  • Deixar. A melhor opção, mas que é necessário colocar umas regras para que tudo aconteça da melhor forma, como:

  • Determinar horários que o carro estará disponível para que seu filho o use.

  • Quem vai pagar pela gasolina?

    Advertisement
  • Quem é responsável pela manutenção do carro?

  • Multas devem ser pagas pelas pessoas que as conseguiram, além dos pais implantarem a suspensão dos direitos de dirigir por um tempo.

  • O carro não poderá ser emprestado para ninguém, bem como não se deve emprestar o carro de ninguém.

  • Seu filho tem que pedir para usar cada vez que o precisar e dizer onde está indo, e quanto tempo vai demorar.

  • Jamais beber e dirigir, sob pena de perder direitos de dirigir, além dos problemas legais em casos de problemas como acidentes, etc.

    Advertisement
  • Jamais “text” (mandar mensagens de texto através do telefone) enquanto dirige. Faça-o assinar um contrato entre você e ele, se necessário, de forma que ele prometa que não irá fazê-lo.

  • Deixar claro a ele que provavelmente ele não pode pagar as despesas do carro sozinho, e que você pode ajudá-lo desde que ele obedeça as regras e faça o melhor possível para que isso não seja um problema.

  • Cada vez que for ao mecânico, seja para trocar o óleo, fazer algum conserto ou qualquer outra coisa, leve-o junto para que ele vá aprendendo como cuidar de um carro, e também tenha noção do gasto embutido.

Tenha certeza de que o carro é seguro para seu filho dirigir, que tenha uma relação de confiança com ele em todos os sentidos, que ele obedeça horários e condições e que aprenda a ser responsável pelo uso do carro. Assim todos poderão sair ganhando.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.