10 situações que demonstram dificuldade da criança na escola
Importante refletir sobre alguns sinais que podem indicar que seu filho esteja enfrentando problemas de adaptação na escola.

Suely Buriasco
Uma preocupação comum entre os pais é a adaptação dos filhos em escolas e creches, principalmente quando ainda são pequenos e não expressam claramente os seus sentimentos. Segundo a professora Patrícia Corsino no site: “Os pequenos precisam criar vínculos e ter a certeza de que não vão ser abandonados pela família, um grande temor nessa idade“.
A mudança de comportamento é o principal indício de que algum problema está afetando a criança e precisa ser mais bem investigado. Algumas situações são comuns nas crianças que estão com dificuldades na escola:
1- Choro ou irritação
No momento de ir ou quando sai da escola chora ou apresenta irritação constante, demonstra estresse, principalmente por não querer ir para a escola.
2- Falta de estima
Crianças são muitos suscetíveis ao afeto e facilmente se deixam conquistar, assim, não é natural que não demonstrem estima pela professora e coleguinhas.
3- Brincadeiras agressivas
Crianças reproduzem com os brinquedos a maneira como são tratadas no dia a dia, assim, brincadeiras agressivas não é um bom sinal.
4- Evitar contato físico
De repente a criança passa a demonstrar medo ao contato físico; esse é um sinal grave que vale tanto para a escola, como babás ou qualquer outro adulto que tenha contato com a criança.
5- Silêncio contínuo
A criança não comenta da escola ou das atividades que desenvolve lá. Torna-se taciturna ou muda de assunto quando se refere à instituição escolar de forma geral, isto é, professores, colegas, etc.
6- Desenvolvimento
Cada criança tem seu próprio tempo de desenvolvimento, mas não é normal apresentar demora no progresso das atividades escolares. Bom observar desenhos e outras atividades intelectuais da criança.
7- Retrocesso
Alterações na fala, no sono ou qualquer outra disfunção que demonstre retrocesso como voltar a urinar na cama e falar errado.
8- Tristeza
A falta de sorriso e mau humor constante também pode ser uma pista que algo incomoda a criança. Crianças devem ser estimuladas a sorrir, brincar e ser feliz.
9- Isolamento
Olhos parados num mesmo ponto como se estivesse pensando longe, fugir do contato com as pessoas e manter-se isolada por muito tempo não são atitudes comuns em crianças.
10- Marcas no corpo
Esse é um fator de grande relevância; é importante observar manchas ou qualquer tipo de marcas na criança. No banho é um bom momento de observar o corpo do seu filho e o ideal é que você aja naturalmente.
Diante dos sinais citados é importante que os pais tomem todo cuidado no sentido de assegurar o bem-estar da criança. No entanto, o melhor é evitar precipitações e investigar melhor o que está acontecendo, afinal, o problema pode não estar na escola. Em primeiro lugar, é preciso prestar atenção no que ocorre fora do ambiente escolar e mesmo que a causa esteja dentro da escola, nem sempre representa negligência ou má conduta. As atitudes dos pais são o que realmente influenciam para a adaptação escolar e quando a criança não se sente segura em casa, vai sentir-se mais insegura fora dela.
O importante é não ignorar qualquer reação negativa da criança, buscando sempre investigar o que a esteja incomodando.