12 coisas básicas que precisamos ensinar a nossas filhas antes de se tornarem mulheres

Um artigo realista sobre o que pais e mães precisam ensinar as suas filhas URGENTEMENTE.

C. A. Ayres

No mundo de hoje, é cada vez mais difícil ver as mulheres serem respeitadas. Seja através das novelas, filmes e programas de tv, vemos em demasia traições no casamento, infidelidade, violência doméstica, desrespeito, nudez e comportamentos que denigrem a imagem da mulher.

Este artigo é voltado para as mulheres que querem e buscam uma família, amam a oportunidade e bênção de terem filhos, e querem fazer sua parte para um mundo melhor. Independentemente de você pensar assim ou quiser isso para sua vida, é sua responsabilidade como pai ou mãe dar a sua filha o poder de escolher o que ela quer para si mesma.

Em nossa cultura, o culto ao corpo é incentivado. O culto à sensualidade começa cedo. São as próprias mães que muitas vezes incentivam uma garotinha a dançar de modo provocante, copiando artistas. Deixem claro porém que, há amor e companheirismo ao invés de conquistar um homem pela sensualidade, ou cederem aos desejos sexuais dos que avançam sobre elas sem ao menos terem definido padrões e metas de vida. Muitas quando crescem não entendem porque alguns homens as tratam como objeto. E muitas mães, ao criarem garotos, esquecem-se de como ensiná-los a tratar uma mulher.

A mulher basicamente pode mudar o mundo. Podemos acabar com a pornografia se não nos sujeitamos a fazer parte dela. Podemos criar um mundo de homens honrados e respeitadores, se os ensinarmos desde cedo melhores modos. Podemos colocar a maternidade e família em primeiro lugar ao invés de ceder ao que a sociedade ensina sobre ações e pensamentos, fama e sucesso social num mundo onde o amor real é martirizado pelo virtual.

Precisamos ensinar valores e autorespeito às nossas filhas, e esses ensinamentos precisam e devem começar bem cedo. Respeito não é apenas algo que os outros devem nos dar, é algo que está dentro de nós. A consciência de que estamos num mundo onde valores estão invertidos não significa que precisamos agir da mesma forma. Cada mulher precisa saber que é uma filha especial de Deus, e nossa vida tem valor, propósito e direção. Somos herdeiras d’Ele. Somos coparticipantes na criação com Ele.

Advertisement

Margaret Nadauld disse: “O mundo já tem muitas mulheres agressivas, precisamos de mulheres ternas. Há muitas mulheres ríspidas, precisamos de mulheres refinadas. Existem muitas mulheres que têm fama e fortuna, precisamos de mulheres de fé. Já existe ambição bastante, precisamos de mais bondade. Existe orgulho suficiente, precisamos de mais virtude. Já temos popularidade demais, precisamos de mais pureza.”

Para melhorarmos o mundo e a nós mesmas, existem 12 coisas básicas que precisamos ensinar às nossas filhas antes de se tornarem mulheres:

1. Orar

Pode parecer clichê, mas comunicar-se com seu Pai e sentir Sua presença é algo que a ajudará a saber quem é, buscar conforto, direção e inspiração. Se você não acredita, não proíba sua filha de descobrir por si mesma.

2. Amar a si mesma

Mesmo quando não se achar como o modelo que a sociedade impõe, é possível amar suas imperfeições, respeitar seus limites e buscar algo ou alguém que também o faça.

3. Aprender a se cuidar

Seja o cabelo, as unhas, o corpo, a aparência em geral, para o benefício da saúde e do bem-estar.

Advertisement

4. Nunca ir atrás de um rapaz

Isso pode soar machista a princípio, mas não diz respeito em uma mulher convidar um homem para sair ou tomar a iniciativa numa relação. E sim reconhecer que, quando um homem está interessado, há progresso na relação a dois. Quando um homem não está e apenas aceita as investidas de uma mulher, o resultado é uma mulher sem muita autoestima e machucada no final. Ninguém realmente que vale a pena a fará ir atrás dele, insistir, humilhar-se e ser usada. Se ele não vier e corresponder ao sentimento, diga adeus.

5. Respeitar seu corpo

Não deixe pessoas lhe reduzirem a partes de seu corpo, bem como não as mostre pixando seu templo com tatuagens ou piercings. Isso também inclui drogas ou vícios. Um corpo limpo e saudável, sem pichações ou sequelas, cumprirá a medida de sua criação, trará mais respeito ao longo dos anos e menos arrependimentos mais tarde.

6. Se agir como uma dama, será tratada como tal

Classe é uma coisa que se vive, não desça do salto e não pague mico. Discrição é a melhor forma de aparecer a quem realmente vale a pena. Tome muito cuidado com as mensagens que a mídia envia, principalmente a sua filha. Somos mulheres e somos muito mais do que um rosto e corpo bonitos.

7. Aprenda com os erros dos outros

Eles viveram antes de você por uma razão. São lições grátis para evitar dores-de-cabeça desnecessárias.

8. Respeitar e cuidar dos outros

Trate as pessoas como quer ser tratada. Importe-se, seja amiga fiel e ouvinte. Se a outra pessoa não for, apenas se afaste, não cobre nem vingue-se.

Advertisement

9. Inteligência durará, beleza não

Você pode ser bonita e fabulosa, mas invista em educação e nunca desista de se informar. A inteligência praticada abre a mente para o autoconhecimento, não cria rugas nem perde a forma, só melhora com o uso.

10. Cuidar de si mesma

Tenha boa higiene. Tanto para adquirir hábitos saudáveis que atrairão outros iguais, ou para preservar sua saúde. Saúde é a coisa mais importante que você tem. Você precisará dela para realizar seus sonhos, ser mãe, e fazer tudo o que quer na vida. Não experimente drogas ou tenha maus hábitos que lhe proibirão de viver intensamente tudo o que tem direito.

11. Ser responsável

Aja com seriedade quando o assunto é dinheiro. Evite hábitos como gastar demais, comprar tudo o que vê, ambição desmedida e descontrolada. Cuide de seu crédito e aprenda a fazer um orçamento. Isso lhe ajudará a ser independente, a cuidar de si mesma e de sua própria família um dia, e lhe ajudará a buscar um par com a mesma responsabilidade.

12. Reputação e futuro

Não espere os homens fazerem por você o que você pode fazer por você mesma. Num relacionamento, ambos precisam estar seguros de quem são e de suas metas de vida. A fórmula é simples: ações trazem consequências. Boas escolhas trazem boas consequências. E o inverso é verdadeiro.

Resumindo, um homem irá respeitar e amar uma mulher que respeita e ama a si mesma.

Advertisement

Novamente, não falamos aqui do respeito obrigatório que todos devem ter para com todos. Tanto homens quanto mulheres uns para com os outros, mas do respeito que é dado e exigido. Se você não se respeita, como pode exigir respeito de qualquer pessoa? Isso começa bem cedo, desde o linguajar, o modo de se vestir, de agir e de se relacionar.

E só para lembrar:

  • Mães: Saibam de seu valor e amem a si mesmas acima de tudo. Suas filhas as terão como exemplo de mulher e também agirão de maneira similar à forma com que se relacionam amorosamente e na vida em geral.

  • Pais: Sua atitude para com sua esposa e suas filhas deve ser a melhor possível. Suas filhas o terão como primeiro amor, e muito provavelmente procurarão, mesmo inconscientemente, um homem com características similares. Se você for bom pai e bom marido, suas filhas não se contentarão com menos e aprenderão a reconhecer um homem que não as respeita. Elaine S. Dalton disse: “A melhor coisa que um pai pode fazer por seus filhos é amar a mãe dela”.

ASSISTA também a este vídeo: Aos pais de filhas: O que vocês precisam fazer para criar grandes mulheres.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.