3 receitas de massa de pizza
Fazer massa de pizza é fácil, mas tem segredos. Abaixo três receitas que vão deixar sua massa leve e melhor: sem desconforto estomacal mais tarde.
 
    Stael Ferreira Pedrosa
Sabendo um pouco mais sobre essa delícia
Pizza é um assunto sério. Tem história, nomes diversos, e é atribuída a vários criadores. Uns dizem que foram os egípcios, há aproximadamente 6.000 anos atrás, outros dizem que foram os gregos.
A pizza, como a conhecemos, surgiu no sul da Itália durante a alta idade média e era a comida dos pobres. Era chamada de “picea”, daí o nome pizza.
A pizza chegou ao Brasil pelos imigrantes italianos no começo do século passado, tornou-se uma paixão do brasileiro e pode ser considerada um patrimônio nacional que tem até dia para ser comemorado: 10 de julho – Dia da Pizza.
As Receitas
Saborear uma verdadeira pizza napolitana, só mesmo em Nápoles. Essa modalidade é protegida por um órgão o AVTN (Associazione Verace Pizza Napoletana). Com ingredientes difíceis de serem encontrados, é um desafio prepará-la no Brasil, mas quem quiser tentar fazer aí está a receita.
1. Verdadeira Pizza Napolitana
Ingredientes
- 
Farinha de trigo grano tenero tipo 00 
- 
Fermento (1% da quantidade de farinha) – Para 1 kg de farinha, 10 gramas de fermento biológico fresco. 
- 
2 copos de água morna para dissolver o fermento 
- 
Sal (uma colherzinha de café) 
Massa:
Dissolva o fermento na água morna com o sal, coloque a farinha, misture bem e deixe fermentar. A pizza deve ser redonda, moldada com as mãos (nada de mecanismos para moldá-la), e de fermentação lenta (deve fermentar o dia todo). A borda chamada corniccione não deve levar molho, para que fique mais alta. Asse em forno a lenha com temperatura entre 450º – 485º, por isso as bordas ficam queimadinhas.
A altura deve ser de 0,4 cm e o diâmetro de 30 a 35 cm. Asse por 5 minutos. Retire do forno, coloque a cobertura e volte ao forno por para gratinar.
Cobertura
- 
Molho de tomate do tipo san marzano ou vesuviano, típicos da região da Campânia, Itália. Podem ser encontrados em supermercados mais sofisticados. 
- 
Muçarela de búfala Advertisement
- 
Manjericão 
- 
Azeite de oliva extravirgem 
Cubra a massa com o molho, deixando 1,5 cm de borda, coloque a muçarela em pedaços e as folhas de manjericão. Volte ao forno por mais 1 minuto.
2. Para simplificar – uma receita de Pizza Portuguesa
Ingredientes:
- 
1 tablete de fermento biológico (15 gramas) Advertisement
- 
1 colher (de chá) de açúcar 
- 
½ xícara (de chá) de leite morno 
- 
½ xícara (de chá) de água morna 
- 
6 colheres (de chá) de azeite 
- 
4 xícaras de farinha de trigo Advertisement
- 
1 colher (de chá) de sal 
Dissolva o fermento com açúcar e sal. Quando derreter coloque a água e o leite. Adicione o sal e o azeite. Coloque metade da farinha, misture e deixe crescer até dar bolhas. Polvilhe uma superfície com um pouco de farinha e vá sovando a massa e acrescentando o restante da farinha até que desgrude das mãos. Abafe e deixe crescer até que tenha dobrado de tamanho (cerca de 1 hora).
Abra a massa e molde os discos, coloque em uma forma de pizza untada com azeite.
Cubra a massa com molho de tomate pronto (para pizza). Leve para assar em fogo médio (200° C). Quando corar levemente, retire a massa do forno, cubra com:
- 
Mais molho de tomate pronto Advertisement
- 
Queijo muçarela fatiado ou ralado 
- 
Presunto em tirinhas 
- 
Calabresa fatiada 
- 
Rodelas de tomate 
- 
Ovo cozido fatiado Advertisement
- 
Rodelas de cebola 
- 
Azeitonas pretas 
- 
Pimentão verde picado 
- 
Orégano 
- 
Azeite português extravirgem Advertisement
Volte ao forno por mais 10 minutos.
3. Minha receita de massa
Ou melhor, receita de uma querida amiga, que eu já incorporei como minha, pois é a que faço sempre em casa. Deliciosa!
Ingredientes:
- 
1 kg de farinha de trigo peneirada 
- 
Mais 1 copo de farinha de trigo Advertisement
- 
1 colher (de sopa) de açúcar 
- 
1 colher (de chá) de sal 
- 
30 gramas de fermento biológico fresco (2 tabletes) 
- 
1 copo e ½ de água morna 
- 
1 ovo Advertisement
- 
2 colheres de margarina 
- 
1 colher (de café) de orégano 
Massa:
Numa tigela misture o fermento com o açúcar e o sal, até derreter. Coloque a água morna, a margarina, o ovo e o orégano (sim, orégano na massa – evita azia, por ser digestivo). Coloque um copo cheio de farinha de trigo e amasse com as mãos. Cubra e deixe crescer até formar bolhas.
Quando crescer e formar bolhas, junte a farinha de trigo e misture bem. Coloque sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo e sove a massa até desgrudar das mãos (é uma massa bem macia e não precisa acrescentar mais do que a farinha já acrescentada). Deixe descansar por uma hora. Molde os discos e abra a massa com as mãos. Coloque em formas para pizza e asse até começar a corar em forno médio (200° C). Retire do forno e cubra com o molho e recheio de sua preferência.
Sugestão de cobertura: Quatro queijos
- 
50 ml de molho de tomate 
- 
100 g de queijo margherita 
- 
150 g de muçarela 
- 
1 tomate fresco fatiado Advertisement
- 
50 g de queijo provolone ralado 
- 
100 g de catupiri 
- 
50 g de queijo gorgonzola esfarelado 
- 
20 g de parmesão ralado 
Coloque sobre a massa o molho e os queijos na ordem, se gostar coloque rodelas de cebola por cima. Asse por 15 minutos ou até os queijos derreterem. Bom apetite!

 
     
     
     
     
     
     
     
     
    