4 coisas que eu queria saber quando meus filhos eram pequenos
Há muitas maneiras de ser bons pais. Não existe uma fórmula ou forma comprovada e garantida de sucesso na criação dos pequenos. Mas, arrependimentos, sim.
Stael Ferreira Pedrosa
Todos os pais erram e acertam. Nem por isso deixam de ser bons pais. O que a maioria sente são alguns arrependimentos sobre algo que fez ou deixou de fazer e agora é tarde para voltar atrás.
Não sofra por isso. Se você olhar para trás na sua vida, verá que seus pais cometeram alguns deslizes também e nem por isso você os ama menos ou deixa de perdoá-los.
No entanto, tem algumas coisas que eu queria saber quando meus filhos eram ainda pequenos e as passo adiante aqui na esperança de ajudar novos pais a não cometerem os mesmos erros que eu.
Aqui estão quatro coisas que eu queria saber quando meus filhos eram pequenos:
1. Eles crescem rápido demais
Olhem para seus filhos. Olhem a todo o momento. Registrem o que puderem. Eles crescem tão rápido que logo vocês sentem saudades do seu bebê. Quantas vezes eu fiquei usando o computador até tarde da noite ao invés de colocá-los na cama, contar uma história, orar com eles. Eu fazia essas coisas sempre que possível, mas perdi muitas noites sem fazê-lo.
Felizmente eu acho que percebi isso em tempo e mudei meu comportamento. Eu não me lembro do que eu fazia exatamente no computador, que tipo de trabalho ou se navegava em redes sociais, mas lembro-me perfeitamente de seus olhinhos felizes quando eu ia dar boa noite com muitos beijos e carinhos. Quando orava com eles e contava uma história. Não há dinheiro ou diversão no mundo que compense esses doces momentos. Até hoje, o beijo de boa noite é obrigatório. Dica: Não seja sempre você a contar a história, deixe que eles contem também.
Leia: 6 fotos de seus filhos que você vai ficar arrasado se não tiver
2. Cumpra o que prometer
Vamos fazer um piquenique qualquer dia desses… Vamos ao cinema na sexta… Na próxima semana vamos ao zoológico. Planos, promessas, que não cumprimos. O tempo passou e agora eles não se sentem mais à vontade para esses programas em família e tampouco vão aproveitá-los como o fariam quando crianças.
Criar esse tipo de memórias com seus filhos é algo que eles levarão para a vida toda. Eu sou grata a meus pais pelos piqueniques e passeios da minha infância. Gostaria de ter feito mais dessas atividades com meus filhos e seus avós.
3. Eles precisam de limites amorosos
Uma criança não sabe até onde pode ir se não lhe delimitarmos a fronteira entre o que é permitido e o que é proibido fazer. Eu nunca havia compreendido bem esse princípio até poucos anos atrás e deixei meus filhos livres para explorarem seu próprio mundo e encontrarem suas próprias respostas.
Não foi um caminho muito feliz. Quando eu lia que limites davam segurança para a criança eu imaginava que eles se sentiriam como macaquinhos em uma jaula. Mas, não é bem assim. As crianças gostam de saber se estão agradando ou desagradando os pais. Se não sabem o que os pais esperam dela, se sentem confusas e inseguras sobre o que fazer ou não fazer.
Dar limites com amor é a melhor forma de criar um filho.
Leia: 10 coisas que eu gostaria de saber quando tive meu primeiro filho
4. Eles precisam do exemplo
Creio que uma das maiores funções de um pai ou mãe é ser um exemplo para os filhos. Como diz o ditado: “As palavras comovem, o exemplo arrasta. E isso começa ainda no berço.
Que tipo de filhos você quer ter? Educados? Gentis? Que gostam de ler? Religiosos? Respeitosos? Responsáveis?
Todos certamente queremos que nossos filhos tenham tais qualidades e a melhor maneira de incutir isso neles é cultivando essas qualidades em nós mesmos. Muitos pais castigam os filhos por mentirem, mas quando a sogra telefona, manda a criança dizer que não está. Querem que seus filhos sejam honestos, mas não devolvem o troco recebido a mais. Querem filhos responsáveis, mas não cumprem o que prometem.
Não é fácil ser pais, todos sabem disso. Mas, qualquer coisa importante e valiosa não é fácil de ser conseguida. Portanto, apesar de nossos erros, sejamos a melhor pessoa que pudermos ser e aprendamos com nossos erros antes que seja tarde. E como bônus, aqui vai mais uma dica: Sorria para seus filhos e torne o dia deles melhor com esse simples gesto.
Leia: 10 coisas que uma filha precisa de sua mãe