4 técnicas que bons pais e mães utilizam na educação dos filhos

Você é pai ou mãe e precisa educar e estabelecer regras aos filhos, e esses limites funcionam quando pais são previsíveis. Veja como educar seu filho da melhor maneira.

C. A. Ayres

Crianças precisam de limites. Limites ajudam crianças a desenhar um mapa de seu mundo em suas mentes, dando-as segurança e estabilidade.

A forma mais eficaz das crianças aprenderem limites é através de uma educação consistente vinda dos pais. A escola ensina, mas é responsabilidade dos pais educarem para a vida.

Ser consistente permite que as crianças consigam prever com certeza o que acontecerá por consequências de suas ações e reações. Elas rapidamente internalizam as regras de convivência. Se as regras mudarem diariamente, isso causará confusão e muitas vezes o que a criança faz será tido como desobediência.

5 maneiras de estabelecer limites aos filhos

Quando somos pais pela primeira vez tendemos à inconstância. Se nosso filho não se comporta como deveria, primeiramente podemos racionalizar, tentar conversar, se não adianta, a gente tenta dar castigo, tomar um brinquedo, e parece que nada funciona. Esse é o problema que muitos pais encontram até que consigam estabelecer uma conduta consistente na educação dos filhos.

Advertisement

Algumas dicas para ser consistente:

1. Mantenha a situação simples

Crianças precisam de simples e previsíveis consequências que sejam claras, e assim farão boas escolhas. E pais precisam de simples e previsíveis consequências caso necessitem aplicar correção. Ou seja, você pode selecionar duas consequências para utilizar calmamente quando necessário. E seja insistente até que a criança aprenda as regras. Simplicidade nas regras são lembradas facilmente pelas crianças, e essa é a chave principal para ser consistente. Se você coloca muitas estratégias, regras, exceções, ficará difícil para a criança prever o que acontecerá de suas escolhas.

Exemplo: Giovana, uma garota de 3 anos, não queria guardar os brinquedos. Paulo, o pai, lembrou-lhe que a regra é que ela guarde os brinquedos depois de usá-los. Ele sentou-se ao seu lado e explicou a regra novamente com paciência em tom amoroso, que ela teria que guardar os brinquedos que não está brincando mais e que aguardaria 5 minutos, senão teria que ir mais cedo para a cama ou não comeria a sobremesa do jantar. E sugeriu que ela começasse naquele mesmo momento a guardar os brinquedos. Quando Giovana foi lembrada das consequências caso não guardasse os brinquedos, ela os guardou rapidamente, fruto do aprendizado da consistência de seus pais que já haviam aplicado as consequências antes.

2. Atualize etapas e estratégias

Conforme os filhos crescem, a necessidade de novas regras, fáceis de serem lembradas, são necessárias. Cada vez que introduzir uma nova regra, seja firme e reforce-a sempre que precisar.

3. Aplique correções prontamente

Quando um comportamento é corrigido imediatamente, a lição é aprendida com mais rapidez.

Advertisement

4. Mantenha calma e seja amoroso

Crianças precisam se sentir seguras e amadas todo o tempo, mesmo quando os pais as estão corrigindo. Você pode ser firme quando precisar, mas depois demonstre um maior amor.

Crianças que possuem um lar consistente e previsível aprenderão habilidades que as ajudarão através dos anos como adolescentes e adultos. O mundo real é geralmente consistente. No trabalho, há regras que precisam ser seguidas ou consequências negativas se seguirão.

Liberdade supervisionada: Entenda a necessidade de fazer isso com seus adolescentes

Crianças tendem a manipular pais que não são consistentes. Se os pais também não são unidos, não levará muito tempo para que isso aconteça.

Ser pais consistentes e previsíveis proporcionará um lar seguro para seus filhos. Tornar as expectativas dos mesmos claras e consistentes ajudará a trazer ordem ao mundo de seus filhos como um presente a ser apreciado mais tarde.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.