5 técnicas de oratória presentes na arte de persuadir

Um dos elementos básicos da persuasão é você exercer a empatia. Perceber como o outro é, como o outro sente e como o outro está.

Beth Proenca Bonilha

Persuasão é uma estratégia de comunicação com o objetivo de induzir outra pessoa a aceitar uma ideia, ação ou atitude. As estratégias consistem normalmente no uso de argumentos.

Aristóteles dizia que a retórica (arte ou técnica de bem falar) é a arte de descobrir, em cada caso particular, os meios disponíveis de persuasão.

É possível aprender a ser persuasivo? Sim é possível, com algumas técnicas e treino pode-se tornar uma pessoa persuasiva.

Como disse Aristóteles, tudo começa pela comunicação, a arte de falar. Portanto, é preciso avaliar qual seu nível de comunicação com as pessoas.

É importante ressaltar que persuasão não é a mesma coisa que manipulação. Manipulação é como coerção através da força ou engodo na intenção de levar vantagem sobre outra pessoa. Persuasão é a arte de levar as pessoas a fazerem coisas positivas em seu próprio benefício ou de um grupo.

Advertisement

Atitudes positivas de uma pessoa persuasiva:

Reciprocidade e empatia

a pessoa que quer ser persuasiva deve estar atenta e disposta a devolver algum benefício a quem ela está persuadindo. Quando se faz algo positivo a alguém, este alguém se sente comprometido a retribuir. Use a empatia a seu favor, conhecendo as necessidades e desejos dos outros.

Elogie sinceramente

diga somente a verdade, assim não terá que explicar o que não tem fundamento. Somos todos afetados positivamente por elogios e propensos a confiar em pessoas que nos passam confiança e seriedade. Diga sempre a verdade sem julgar e irá atrair as pessoas para você e suas ideias.

Flexibilidade

ser flexível é uma atitude persuasiva positiva, pois será preciso moldar-se, muitas vezes, às necessidades das pessoas que se pretende persuadir. Além do que, a flexibilidade favorece a comunicação e o relacionamento, essenciais na arte de persuadir.

Transfira energia

é sabido que algumas pessoas retiram energia umas das outras. Já os persuasivos sabem como transferir a sua energia para os outros, na intenção de motivá-los e dinamizar suas ações e intenções. Atitudes simples, como fixar o olhar, movimentos fortes e energizados, a suavidade ou firmeza na voz, aplicadas em momentos estratégicos, podem facilmente envolver outras pessoas e persuadi-las a aceitar suas ideias.

Advertisement

Seja persistente

a pessoa que está disposta a manter-se na luta do que deseja deve demonstrar aos outros seu valor com atitudes de persistência. Esta atitude não deve ser confundida com teimosia. A diferença está na forma como se age diante de dificuldades: o teimoso insiste e resiste em suas estratégias iniciais, o persistente não desiste de seu objetivo, mas, se necessário, irá ajustar suas ações e estratégias para alcançar seu objetivo. Esta é uma atitude muito admirada e desejada por pessoas que estão ao redor.

Independente de sua atuação profissional, a persuasão é necessária para todos, pois a relação humana consiste em persuadir e ser persuadido o tempo todo. Para que haja equilíbrio e uma convivência saudável é preciso saber em que momento você persuade e em que momento deve se permitir ser persuadido, isso também é uma forma de persuasão; afinal, ao olharmos no espelho estamos tentando nos persuadir a fazer algo para melhorar nossa condição ou manter o que já é agradável aos olhos.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu