6 atitudes para incluir bom humor no seu dia a dia

A atitude otimista e bem-humorada é resultado de prática diária. Melhora a saúde e os relacionamentos. Afeta nossas vidas e as pessoas ao redor. O otimismo é contagiante.

Stael Ferreira Pedrosa

No best sellerO nome da Rosa” de Umberto Eco, a trama é sobre sete assassinatos que acontecem em sete dias diferentes em um mosteiro no final da Idade Média. A trama sugere que os assassinatos teriam ligação com o segundo livro de poética de Aristóteles dedicado ao riso. Aparentemente envolvido nos assassinatos está Venerável Jorge, monge beneditino, cujo argumento era que o riso matava o temor e, por conseguinte, a fé. Não, não vou contar o final da história, mas quem ria… morria!

A revista “Seleções” do Readers Digest, mundialmente conhecida, traz uma sessão que desde criança era a primeira que eu abria. O título é uma frase também muito conhecida: “Rir é o melhor remédio”. Trazia piadas que eu adorava ler. As piadas nem eram tão engraçadas. Ok, algumas eram, mas é fato conhecido que ao contrário do que pensava o Venerável Jorge, o riso faz bem.

  • Oxigena o cérebro.

  • Reduz a dor.

  • Alivia o stress e depressão pela liberação de endorfinas.

    Advertisement
  • Baixa a pressão sanguínea.

  • Ajuda na recuperação de pessoas doentes.

Só pelos efeitos benéficos na saúde, o riso e o bom humor já deveriam ser incluídos como hábitos saudáveis no dia a dia, como tomar banho ou escovar os dentes. Com bom humor se pode conseguir:

  • Ser uma pessoa “mais leve” e agradável.

  • Desenvolver a humildade e a criatividade.

    Advertisement
  • Aumentar a inteligência.

  • Aumentar a “doçura” nas relações.

  • Lidar de forma mais saudável com a realidade.

  • Atrair as pessoas para perto de si.

  • Cultivar amizades, melhorar as relações familiares, afetivas e de trabalho.

    Advertisement

Não devemos confundir bom humor com sarcasmo ou ironia. Devemos rir com as pessoas e não delas. O bom humor é agradável, traz alegria e leveza ao ambiente ao passo que a ironia fere.

O educador e líder religioso Jeffrey R. Holland nos dá um sábio conselho:

“Em um relacionamento, seja de amizade ou namoro, não gostaria que vocês gastassem sequer 5 minutos com alguém que lhes despreze, que lhes critique constantemente, que seja cruel com vocês e que ainda chame isso de humor.”

Todos precisam rir mais. O que não podemos é confundir falta de senso de humor com seriedade ou responsabilidade. Uma coisa não tem a ver com a outra. Podemos ser alegres e responsáveis, ser bem-humorados e ter seriedade em fazer o que é nosso dever. Incluir humor no dia a dia não é difícil. Algumas pessoas acham que para isso precisam ser engraçadas. Não, não precisam. Seria melhor, mas tudo bem.

Que atitudes ajudam a colocar o riso no nosso dia a dia?

1. Escolha ser mais alegre

. Temos a liberdade de escolher o que quisermos na vida. Nem sempre funciona, mas que temos a liberdade, isso temos. Eu escolhi que queria ser bonita como Angelina Jolie, não funcionou muito, daí eu escolhi ser mais feliz como eu sou. Deu certo! É só uma questão de escolhas mais inteligentes.

Advertisement

2. Cuide de sua saúde

Isso ajuda muito a rir. E a melhor maneira de começar a cuidar de sua saúde é rindo. Faça do riso um círculo virtuoso em sua vida. Ensine seus filhos a rirem. Brinquem e contem histórias engraçadas semanalmente. Família que ri unida, permanece unida e saudável.

3. Procure sempre o lado positivo de qualquer situação

. É possível. Dê atenção ao positivo e ignore estrategicamente o negativo. Se seu filho lhe mostra um boletim todo vermelho, diga que da próxima vez gostaria de ver mais números azuis, porque está muito monótono só em vermelho.

4. Seja otimista

O escritor Fernando Sabino tem frases ótimas sobre otimismo (sem trocadilhos), duas delas:

-“O otimista erra tanto quanto o pessimista, mas não sofre por antecipação.”

-“No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim.”

Advertisement

A atitude otimista e bem-humorada é resultado de prática diária. Não adianta ser otimista por um dia e no dia seguinte voltar a ter uma nuvem negra sobre a cabeça.

“O otimismo é contagiante e o pessimismo perigosamente contagioso.” (Elise Basket)

5. Tente manter o autocontrole diante de situações inesperadas ou desagradáveis

. Conte até dez, respire fundo e pense (e diga) algo que vá ajudar a si mesmo e aos que estão presentes. Evite a severidade e lembre-se: todos erram e têm limites.

6. Aprenda a rir de si mesmo

Isso é muito importante – é onde desenvolvemos a humildade através do riso. É uma pessoa desagradável aquela que não sabe rir de si mesmo e se ofende com qualquer comentário ou piada que fazem dela. O “ofendidinho” é sempre uma pessoa com pouca humildade.

E ria

sempre que for possível e se não for em locais inapropriados (que é onde o riso mais teima em sair). Ria mesmo quando tudo der errado. Lembre-se: se você conseguiu rir quando tudo deu errado, é porque já descobriu em quem por a culpa.

Advertisement

“O riso nos livra do vazio, por um lado, e do pessimismo, por outro, mantendo-nos maiores do que aquilo que fazemos e maiores do que o que pode nos acontecer.” (A. Penjon)

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.