6 maneiras de tornar as tarefas domésticas divertidas para os filhos

Compartilhar as tarefas proporciona, aos membros da família, um sentimento maior de dever e união.

Taís Bonilha da Silva

Compartilhar as tarefas proporciona, aos membros da família, um sentimento maior de dever e união.

Tarefas são uma questão um pouco complicada em muitos lares, as mães e pais devem ensinar aos filhos o valor do trabalho, mas nem sempre a designação de tarefas é vista com bons olhos por eles.

Os meus filhos ainda são muito pequenos e poder ajudar é uma conquista para eles. Meu filho, então com cinco anos, disse certa vez com ar de orgulho: “Com nove anos já poderei lavar a louça.”, eu sei que conforme ele for crescendo ajudar nas tarefas domésticas não será algo tão convidativo assim, mas, ainda assim, ele precisará ter suas próprias responsabilidades para aprender que a vida não é somente brincadeiras, contudo, podemos ensiná-los que eles podem desempenhar essas tarefas de modo divertido, e que não precisa ser algo ruim e enfadonho.

Para tornar as tarefas mais divertidas podemos:

Unir a família

Ao invés de fazer designações individuais, que tal toda a família ajudar, o trabalho será desempenhado mais rapidamente e a família passará bons momentos se puder trabalhar em conjunto.

Advertisement

Conversem enquanto trabalham

Pergunte a seus filhos sobre como foi o dia deles, se interesse verdadeiramente pelo mundo dos seus filhos.

Traga alegria

Fazer uma tarefa doméstica com mau humor só passará a mensagem de que trabalhar é ruim, demonstre através do exemplo sua alegria ao trabalhar, você pode cantar, por exemplo, eu quando adolescente limpava a cozinha de casa e ficava cantando, achava muito legal a acústica que ficava na cozinha quando eu estava lavando. De fato, ainda faço isso até hoje!

Resolvam os problemas juntos

Envolva toda a família na busca de uma solução para um possível problema, deixe que todos opinem e deem sugestões e depois votem na melhor opção.

Conheça seus filhos

Observe quais são as tarefas que seus filhos mais gostam de desempenhar e designe essas para eles, é claro que eles precisam aprender a fazer de bom grado até aquilo que não gostam, mas primeiro precisarão encarar uma tarefa de que gostam para que então se torne um hábito e essa atitude seja generalizada para outras áreas.

Ofereça tarefas para as quais seus filhos possuam habilidades

Dessa forma você garante uma probabilidade maior de sucesso e evita alguns problemas também, por exemplo, meu filho desde os dois anos quer lavar a louça, mas com dois anos a tarefa dele era juntar os brinquedos. Com o passar do tempo as habilidades vão se aprimorando e então poderemos aumentar as responsabilidades também.

Advertisement

Como mães nós sabemos que em muitas situações a tarefa a ser realizada será feita bem mais rápido e melhor se nós a fizermos, às vezes é cansativo ficar pedindo para que o filho a faça, mas o que eu digo é: Não desistam! Mesmo que não fique bem limpo, mesmo que demore o dobro do tempo e mesmo que você tenha que ficar no pé do seu filho pedindo umas mil vezes, deixe que cumpra com sua responsabilidade e insista para isso, para o próprio bem deles, para que se tornem adultos responsáveis e que valorizam o trabalho.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.