8 maneiras pelas quais você pode estar preparando seus filhos para fracassar

Porque nos esforçamos para sermos bons pais, podemos nos chocar ao perceber que algumas coisas que estamos fazendo podem ser a razão dos problemas de nossos filhos. Você faz alguma dessas coisas?

Flint Stephens

Os pais querem o melhor para seus filhos. Então o fato de seu filho não estar se tornando a pessoa que você esperava pode acabar sendo chocante. Muitas vezes os problemas podem estar ligados a coisas simples. Aqui estão alguns erros comuns cometidos pelos pais que podem estar levando seus filhos a terem problemas no futuro:

1. Deixar que faltem à escola

Alguns pais pensam que não há problema em deixar o filho faltar à escola para viajar em família ou por causa de uma espinha no nariz. Uma pesquisa recente feita pelo centro nacional para crianças que vivem na pobreza (National Center for Children in Poverty) constatou que faltar alguns dias de aula durante os primeiros anos escolares causa um impacto significativo no aprendizado mais tarde.

2. Permitir que eles fiquem em casa o dia todo

Você se lembra da vida antes da televisão, internet e videogames? Não importava o clima, as crianças sempre brincavam na rua. De acordo com a psicóloga Nancy Wells, brincar fora de casa além de saudável desenvolve habilidades cognitivas e reduz sintomas de hiperatividade.

3. Ser amigo dos filhos

Quando as crianças chegam em seus anos rebeldes de adolescência, muitos pais temem perder a amizade de seus filhos. Eles se esquecem de seu papel como pais e tentam tornar-se amiguinhos de seus filhos. Adolescentes precisam de estrutura, estabilidade e orientação. É difícil para os adolescentes dizerem não quando estão sob pressão, eles precisam de pais que estejam dispostos a dizer não por eles.

4. Organizar cada momento do dia de seus filhos

Sim, aulas de piano, dança, futebol e clube de xadrez podem beneficiar seus filhos, porém, adultos e crianças precisam de tempo livre. Ter um tempo sem nada planejado ajuda a desenvolver a criatividade e a habilidade de resolver problemas.

Advertisement

5. Protegê-los

Só para esclarecer: é seu trabalho proteger seus filhos do perigo. Porém, crianças aprendem e crescem quando passam por desafios e vencem seus medos. É bom para eles enfrentar o escorregador mais alto no parquinho mesmo quando estão com medo. Encoraje-os a tocarem em um animal não perigoso quando visitarem zoológicos que permitem tocar nos animais. Ensine-os a nadar na parte funda da piscina.

6. Superproteção

Pais superprotetores estão sempre vigiando seus filhos e isso é um problema crescente para crianças de todas as idades, inclusive alunos de faculdade. (Sim, alguns pais já ligaram para o presidente da universidade quando seus filhos tiveram problemas com seus companheiros de quarto). Filhos de pais superprotetores geralmente têm dificuldade de lidar com desafios na escola ou no trabalho. Não é surpresa que filhos de pais superprotetores tenham dificuldade para ter sucesso.

7. Lavar suas roupas

Se você quer que seu filho continue morando com você até os 30 anos enquanto você cozinha para ele e lava suas roupas, não o ensine a lavar suas roupas e preparar sua própria comida. Uma lista de tarefas diárias com pequenos incentivos o ajudará a tornar-se independente e aprender o valor do trabalho árduo e de recompensas.

8. Construir sua autoestima

Todos precisam de amor e autoestima. Porém, alguns pesquisadores dizem que o encorajamento em excesso pode ter um lado negro. O Dr. Steven Stosny, que é especialista no tratamento de pessoas com raiva e problemas de agressão sugere que altos níveis de autoestima podem levar a pessoa a se considerar superior. “Quando o mundo não atende o senso de superioridade dessas pessoas, muitas delas se sentem enganadas e fazem o uso de manipulação, abuso e violência,” ele diz. Seu conselho é: foque em ensinar as crianças a valorizarem os outros e a si mesmas.

Às vezes o segredo para ser um ótimo pai ou mãe é afastar-se um pouco e deixar que as crianças resolvam seus problemas por si mesmas. Se os pais não fizerem isso, podem acabar descobrindo que eles são o problema ao invés de serem a solução.

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 8 ways you may be setting your child up for failure.

Toma un momento para compartir ...

Flint Stephens

Flint Stephens has a master's degree in communication. He is an author and writes a parenting blog.